As dúvidas ainda são muitas quando se fala de Post Graduation Work Permit, o tão conhecido PGWP.

Quando aplicar? Como aplicar? Existe algum prazo? Esses são alguns dos questionamentos.

 

Quando aplicar / Prazo

O estudante terá até 90 (noventa) dias para aplicar ao PGWP, após o término do curso, frisando que o aplicante terá de possuir o status atual (Permissão de Estudo) ainda válido.

Ultrapassados os noventa dias, o estudante PERDE o direito em aplicar ao PGWP.

Sendo assim, se o estudante recebeu uma permissão de estudo (Study Permit) com duração menor que todo o programa ou que não “encobrirá” os 90 dias para a aplicação ao Post Graduation Work Permit, o indicado é solicitar a extensão do Study Permit, pelo menos, 6 meses antes do fim do curso.

 

Como aplicar

A solicitação poderá ser feita Online, diretamente no site oficial da Imigração Canadense (www.cic.gc.ca) ou via correios, enviando o pacote para o escritório de imigração em Vegreville.

No caso do PGWP, não existe um prazo de processando (Processing Time) pre-definido. Para este tipo de solicitação é dado prioridade e a resposta sai, em média, entre 15 a 30 dias após a aplicação.

 

Documentos Necessários

 

Além dos formulários exigidos pela imigração, o aplicante deverá enviar:

 

-Cópia do Passaporte completo, incluindo a página com o Visto (Etiqueta) Canadense;

-Cópia da Permissão de Estudo Válida;

-Cópia do Diploma/Certificado emitido pela instituição de ensino

e/ou

-Cópia do histórico do curso realizado na instituição de ensino canadense

e/ou

-Carta Oficial da Instituição de Ensino confirmando o término do programa. 

 

Vale lembrar que o Post Graduation Work Permit é dado somente uma vez na vida, com isso, é muito importante que você pesquise bastante sobre o curso que você irá fazer, o mercado de trabalho canadense para a área de estudo, para que você não “queime” esta oportunidade.

 

O site do governo do Canadá oferece uma ferramenta para que os interessados em trabalhar no país possam fazer uma pesquisa sobre as províncias/regiões que têm o mercado mais “aberto” à sua profissão. Ou seja, uma pesquisa voltada para as perspectivas do Mercado de Trabalho em cada região, o Outlook. Fizemos um post sobre este assunto e isso pode te ajudar bastante: http://www.immi-canada.com/blog/outlooks-veja-perspectiva-mercado-de-trabalho-para-sua-profisso-canad/

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.