Existem diferentes caminhos quando o assunto é imigrar para o Canadá, sendo o Post-Graduation Work Permit um dos caminhos que podem levar a tão sonhada Residência Permanente. Mas vocês podem estar se perguntando: o que é o PGWP?
O PGWP é uma opção para quem busca estender a permanência no Canadá, para trabalhar e adquirir mais experiência profissional no mercado canadense, após concluir os estudos em uma instituição designada, uma DLI (Designated Learning Institution). O programa engloba os alunos que se formaram em um curso de ensino superior com duração mínima de oito meses e máxima de dois anos.
O aluno interessado em se candidatar ao programa deve realizá-lo dentro do prazo máximo de 180 dias após receber o certificado ou diploma de conclusão da universidade. Durante esse período, é importante manter o status de estudante válido no Canadá, interrompendo imediatamente qualquer atividade de trabalho ao receber o documento comprovando a conclusão do programa de estudo. O retorno ao trabalho só é permitido após aplicar para o pedido do PGWP.
Além disso, para os alunos que finalizaram o curso em uma DLI e retornaram ao seu país de origem, ainda é possível solicitar o PGWP, afinal, a permissão de trabalho permite que o candidato esteja fora do Canadá no momento da aplicação. No entanto, é necessário estar de acordo com os critérios de elegibilidade exigidos pela imigração, como:
Nos casos de aprovação do pedido, a duração do PGWP varia de acordo com o nível e a duração do programa de estudo realizado pelo aplicante, assim como, a data de validade do seu passaporte, o que ocorrer primeiro. E para os formados em programas de mestrado com duração inferior a dois anos, desde o dia 15 de fevereiro, o candidato está elegível para uma permissão de trabalho de até três anos.
Uma outra mudança que ocorreu, junto às novas medidas estabelecidas pela imigração para estudantes internacionais, é que agora somente os cônjuges de alunos de programas de mestrado e doutorado poderão solicitar o Open Work Permit. E a partir do dia 1º de setembro de 2024*, os alunos de instituições público-privadas, ou seja, instituições de ensino privadas que fornecem documentos de conclusão emitidos por instituições públicas parceiras, não terão mais direito ao PGWP.
Apesar das novas regras vigentes, o PGWP continua sendo um caminho para a Residência Permanente, já que muitos programas exigem experiência profissional no mercado de trabalho canadense.
E se você deseja contar com uma assessoria completa para ao PGWP,
Entre em contato e conte com a Immi Canada!
Temos uma equipe preparada para lhe atender com segurança e qualidade, fornecendo as respostas que você precisa. E mais, o contato inicial é gratuito!
contact@immi-canada.com
WhatsApp: +1 604 684 0530
Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais, todo dia postamos conteúdos relacionados ao processo de imigração!
*No dia 22 de março de 2024, a imigração atualizou as regras para o PGWP. Inicialmente, os estudantes formados em instituições de ensino público-privadas não teriam mais direito ao PGWP a partir do dia 1º de setembro de 2024. No entanto, o IRCC antecipou a data para 15 de maio de 2024. Com essa atualização, apenas os programas de estudo em formato public-private (PPPs), que iniciarem até 15 de maio de 2024, serão elegíveis para o PGWP. Essa medida não afetará os demais programas de estudo no Canadá.