Para muitos estudantes estrangeiros sua ‘lição de casa’ começa muito antes de chegarem ao Canadá. Antes de entrarem no país, os estudantes devem obter o visto específico, coordenar os planos de viagem e se preparar para os estudos. Um dos passos mais importantes para o estudante estrangeiro é a certeza de que ele terá a cobertura de um plano de saúde durante sua estadia no Canadá.

Plano de saúde é essencial para quem quer estudar no Canadá

Plano de saúde é essencial para quem quer estudar no Canadá

O plano de saúde também depende muito do local aonde o estudante irá residir durante sua passagem pelo país, ou seja, a província ou cidade em que ele irá estudar. No Canadá, cada província determina as suas próprias regras de saúde, por isso os requisitos de elegibilidade e os tipos de serviços oferecidos aos moradores podem variar muito de um local para outro. Os alunos devem estar conscientes das suas opções de cobertura do plano antes de chegarem ao Canadá.

A importância do plano de saúde

O sistema público de saúde canadense dá extrema importância aos planos dos estrangeiros. Sob esse sistema, todos os cidadãos canadenses e residentes permanentes têm direito a receber os serviços de saúde do governo. A decisão de estender os planos de saúde para residentes temporários, como os trabalhadores temporários e os estudantes estrangeiros, fica a critério de cada província.

No seu sistema de saúde mais básico, o governo canadense fornece: serviços hospitalares e serviços médicos.

Algumas províncias e territórios canadenses podem oferecer benefícios adicionais de saúde para os seus moradores. Esses benefícios podem atingir grupos específicos, como crianças ou idosos. Eles também podem fornecer uma cobertura total ou parcial para medicamentos, atendimento odontológico, atendimento de optometria, etc.

“O compromisso do Canadá para fornecer cobertura de saúde é tido em alta estima por muitos canadenses”, disse o procurador David Cohen, que completou: “O fato de muitas províncias estenderem os serviços de saúde para residentes temporários ressalta o desejo do nosso país de cuidar dos que vivem dentro de suas fronteiras.”

A saúde dos alunos estrangeiros

Quem escolhe o Canadá para estudar, geralmente é obrigado a escolher algum tipo de plano de saúde, seja público ou privado.

As seguintes províncias e territórios oferecem cobertura do sistema de saúde para estudantes estrangeiros :

– Alberta

– British Columbia

– Manitoba

– Terra Nova e Labrador

– Territórios do Noroeste

– Saskatchewan

Os requisitos de elegibilidade e os tipos de serviços de saúde oferecidos são diferentes em cada província, por exemplo, os alunos podem ser elegíveis para a cobertura em Manitoba, se possuir uma autorização de estudo válida por um período de pelo menos seis meses. Por outro lado, os alunos em Alberta não são elegíveis a menos que seu visto de estudante seja válido por um período mínimo de 12 meses.

Algumas províncias, como Terra Nova e Labrador, inicia a cobertura do plano de saúde para estudantes estrangeiros imediatamente após sua chegada. Em outras, a cobertura não tem efeito até geralmente 90 dias.

Nos territórios em que não é oferecido o sistema de saúde para estudantes estrangeiros, muitas vezes é necessário adquirir seguro de saúde privado. No entanto, algumas exceções podem ser aplicadas, por exemplo: Quebec assinou acordos bilaterais de serviços sociais com nove países europeus. Os alunos desses países podem ser elegíveis para usar o sistema público de saúde, enquanto estudarem na província. Além disso, enquanto Ontário não oferece seguro de saúde para estudantes no âmbito do programa público, um programa chamado ‘University Health Insurance Plan (UHIP)’ foi adotado pela maioria das universidades na província.

Normalmente, as instituições de ensino canadenses pedem que os estudantes contratem um plano de saúde privado, se não houver nenhuma opção pública disponível. A maioria das escolas, especialmente as universidades, possuem seus próprios planos. “A cobertura de saúde adequada deve ser um dos componentes mais importantes do plano de qualquer aluno para estudar no Canadá”, disse o procurador Cohen.

Dúvidas? Entre em contato conosco: [email protected]

Fonte: http://www.cicnews.com/2014/03/international-students-securing-health-insurance-canada-033252.html

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.