Por que estar desempregado pode ser ruim para o processo de Visto?

Uma dúvida recorrente entre os que estão iniciando os planos para a aplicação ao Visto Canadense é: Por que tenho que estar empregado no momento da aplicação?

Sim, pode parecer totalmente sem sentido, já que se a pessoa pretende viajar ao Canadá, principalmente em casos de estadias longas, como para a realização de cursos superiores, ter que estar empregado.

Quando se trata de Imigração, processos de vistos e afins, tudo pode acontecer e não é possível ter certezas sobre o porque disso ou daquilo, apenas é necessário, e importante, tentar cumprir com todos os requisitos que o país te solicita e fazer com que as chances de uma negativa sejam as menores possíveis.

A Imigração do Canadá solicita que você envie comprovações da sua ocupação atual, isso se dá uma vez que o Visto não é garantido e o oficial responsável pelo seu caso quer ter provas da sua estabilidade atual, tanto econômica, quanto pessoal. Eles querem ver o seu HOJE, o seu histórico profissional e pessoal, e tentar entender o que a ida ao Canadá te acrescentará e o que te motivará em retornar ao seu país de origem*.

O foco de muitos, podemos dizer que quase de toda a totalidade, é de chegar à Residência Permanente, porém ela não poderá, também, ser garantida.

*Lembrando que mesmo que a intenção futura seja a residência permanente, inicialmente o Visto aplicado é TEMPORÁRIO, ou seja, terá um início e fim.

Por exemplo, você poderá responder para si mesmo algumas perguntas: Qual a sua área de atuação hoje? O que o curso (se for o caso) escolhido no Canadá tem a ver com isso? O que te trará de benefícios profissionais? Fará com que você alcance melhores oportunidades que as atuais ao retornar? E o mais importante: Por que você pediu (ou pediria) demissão mesmo sabendo que o Visto não é garantido?

Nesta última pergunta, em muitos casos, a resposta é: Porque eu preciso da quantia que irei receber para a minha comprovação financeira.

Mas neste caso seria como aquele ditado popular: “tapar o sol com a peneira”. Ou seja, você de um lado suprirá uma necessidade (Financeira), porém deixa um outro quesito totalmente em aberto, mostrando total vulnerabilidade e comprovando ao oficial da imigração que você apenas poderá realizar este plano, se desfazendo de algo, podendo ser considerado por ele que você ainda não estava preparado para isso.

Em resumo, o que o Canadá quer ver é o seu planejamento, a segurança que você passará por meio dos documentos, mostrando estar preparado para essa possível ida ao país, que você se planejou de tal forma, que não seja necessário realizar mudanças no seu cotidiano, sem antes ter o visto em mãos. O oficial tem plena consciência que você não poderá manter o seu emprego enquanto estiver no Canadá, mas se você já não o tem, ele também irá querer entender o motivo deste.

Quer auxílio no processo de solicitação do visto?

Fale conosco: contact@immi-canada.com

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.