A provincial de Prince Edward Island (PEI) anunciou algumas mudanças que entraram em vigor no seu programa de imigração provincial recentemente. A que mais tem dado resultados positivos, até agora, foi a do programa de empreendedores, o Entrepreneurship Stream, que buscam atrair novos imigrantes com a intenção de empreender na região e também com foco em comunidades rurais.

Os ajustes beneficiam candidatos que queiram se estabelecer em cidades fora de Charlottetown, Stratford e Cornwall, que são as maiores localidades e também o foco da maioria dos recém chegados na província. Antes das alterações serem feitas, o Provincial Nominee Program (PNP) da província funcionava por ordem de chegada. As inscrições eram declaradas abertas com um determinado número de vagas e quem se inscrevia primeiro até chegar ao limite estabelecido pela região era convidado a aplicar. Agora as aplicações são colocadas em um pool, com um sistema de pontuação e os melhores colocados são convidados a prosseguir com os documentos (para saber detalhes acesse www.princeedwardisland.ca/en/topic/immigrate).

Ao contrário do processo anterior, os candidatos inscritos podem buscar apoio de uma lista de cidades da ilha. Um endosso de uma comunidade fora da grande área de Charlottetown conta mais pontos e faz com que o aplicante fique melhor classificado (clique aqui para saber mais).

prince edward island

Recentemente, os responsáveis pela imigração e chefes administrativos de Kensington e Summerside, cidades com predominância de áreas rurais, estão passando por um grande aumento de interesse no número de imigrantes investidores. Geoff Baker, responsável pela administração da cidade de Kensington (clique aqui para ler a notícia completa), declarou que nos últimos dois meses fez 16 entrevistas com potenciais investidores estrangeiros que possuem o interesse de ter a carta de endosso da cidade.

O conselheiro da cidade de Summerside, Brent Gallant, também declarou que ele e a equipe estão bastante ocupados com entrevistas e suporte aos candidatos que querem se estabelecer na cidade. Ele afirma que a equipe mantém contato constante com os candidatos, possíveis clientes e tenta dar o máximo de suporte possível para que os interessados que cumpram as exigências da província se estabeleçam na localidade.

De acordo com as regras do programa de Prince Edward Island, nenhuma cidade é obrigada a participar e dar o endosso ao candidato a investidor e futuro residente canadense. Porém os administradores das regiões afirmam que não recusam os interessados, pois é uma ótima oportunidade de crescimento para o local.

*Se quiser saber mais sobre imigração provincial clique aqui ou acesse o link https://www.immi-canada.com/canada-imigrando-processos-provinciais/.

Express Entry

Prince Edward Island também convidou, recentemente no mês de abril, 75 candidatos do pool do Express Entry para aplicarem por meio do processo com o convite da província. Foram 169 convites no total, incluindo os processos do EE, Labour Impact e Business Impact. Foi o terceiro draw ocorrido desde fevereiro, quando a ilha botou em prática as mudanças em seu sistema de imigração.

prince edward island

Porém os candidatos convidados já trabalham ou estão concluindo seus estudos na região, sendo que a pontuação deles no Expression of Interest de PEI ficou entre 37 e 87 pontos. Os aplicantes e interessados que queiram residir na região devem, primeiro, ter um perfil ativo e válido no pool do EE e depois preencher o perfil no Expression of Interest System no site da localidade. Os dados são colocados em um ranking, onde a colocação leva em consideração idade, proficiência na língua, experiência de trabalho, educação, emprego e adaptabilidade, com score máximo de 100 pontos.

Após receber o chamado, os convidados tem 90 dias para apresentar uma candidatura completa ao escritório de imigração provincial. A carta convite de PEI, depois de emitida a família, dá os 600 pontos, o que permite que o aplicante seja chamado para a residência permanente.

Fontes:

https://www.princeedwardisland.ca/en/topic/immigrate

http://www.thechronicleherald.ca/business/1564737-p.e.i.%E2%80%99s-provincial-nominee-program-changes-focus-to-rural-communities

Fabíola Cottet

Comentários Facebook