Procurando Trabalho no Setor Público Canadense

Diferente do modelo de contratação para o setor público no Brasil, o governo do Canadá não se utiliza de concursos públicos para empregar servidores.

Em 31 de Dezembro de 2005, entrou em vigor o Public Service Employment Act (PSEA), um sistema que visa a modernização do gerenciamento de recursos humanos do governo federal. A maioria das vagas são relacionadas no banco de empregos do site do próprio governo e disponibilizadas para consulta acessando o site: http://jobs-emplois.gc.ca/index-eng.htm

Em um primeiro momento, a ferramenta permite que a busca seja feita selecionando o título da vaga e sua localidade (província/região), mas um filtro mais avançado abre outros critérios de seleção, como local de trabalho, categoria da posição, classificação, salário, nível educacional e requerimentos de idiomas.

Caso tenha encontrado uma posição que desperte o seu interesse, a candidatura pode ser feita diretamente pelo site, clicando sobre o botão ‘Apply On-line’ localizado ao final de cada oferta de emprego. Você será direcionado à criação de um perfil, que servirá para todas as próximas oportunidades às quais tiver interesse. Ao final do preenchimento e cadastramento da sua conta, você poderá submeter sua candidatura.

Considere preencher seu perfil com calma, pois nele constarão suas informações curriculares. Detalhe suas experiências profissionais e educacionais de forma clara, para que a agência ou departamento que esteja contratando consiga vincular seu currículo às atividades solicitadas. Quanto mais destaque no seu currículo você der às experiências requeridas na vaga, mais eficiente ele será.

Se sua educação foi completada fora do Canadá, certifique-se possuir equivalência do diploma de estudos e validação de credenciais no momento da candidatura, caso sua profissão seja regulamentada, pois essas informações serão solicitadas no preenchimento do perfil.

Apesar do teste de proficiência no idiomas não ser exigido em um primeiro momento, outros testes poderão ser aplicados durante a seleção de candidatos. O site do governo do Canadá disponibiliza informações sobre os testes mais comumente utilizados:

General Administration Test
General Competency Test
Office Skills Test

Entidades governamentais que não são regidas pelo PSEA e, portanto, não se utilizam desta ferramenta para contratação de pessoal e publicação de vagas de emprego, devem ser contatadas diretamente para verificação de oportunidades. A lista destas empresas pode ser encontrada no link: http://jobs-emplois.gc.ca/centres/org-eng.htm#nonpsea

Para trabalhar como servidor público no Canadá, porém, o candidato deve se atentar aos requerimentos:
– Ser cidadão canadense;
– Possuir visto de residente permanente;
– Possuir visto de trabalho válido pelo período do contrato de trabalho;
– Residir na área/região da vaga;
– Ser cidadão canadense não-residente que pretende retornar ao Canadá.

Estudantes e recém-graduados também podem se candidatar, obedecendo aos critérios acima. O governo canadense deixa claro que dará prioridade aos seus cidadãos no momento da seleção do candidato.

Fonte: http://jobs-emplois.gc.ca/centres/faq-eng.htm

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.