No Canadá, os assistentes sociais podem trabalhar em várias áreas, sendo sua principal preocupação o bem-estar das pessoas, com atenção às suas necessidades físicas e mentais. Eles normalmente são empregados em hospitais, centros comunitários de saúde, clínicas de saúde mental, escolas, organizações de advocacia, departamentos governamentais, agências de serviço social, agências de serviço da família, penitenciárias, organizações de habitação social, tribunais de família, programas de assistência ao empregado, conselhos escolares e agências de consulta.

O nível de escolaridade exigido para um assistente social varia de acordo com o tipo de trabalho e do local

O nível de escolaridade exigido para um assistente social varia de acordo com o tipo de trabalho e do local

Antes de entrar no Canadá

Para facilitar o processo de chegada ao Canadá, use o  Planning to Work in Canada? workbook e o Working in Canada Tool. Assim é mais fácil encontrar as informações necessárias e desenvolver o plano de procura de emprego.

O assistente social precisa ter habilidades de linguagem avançadas em leitura, escrita e conversação. Será preciso provar as habilidades em Inglês ou Francês.

É essencial para conseguir o registro em qualquer província ou território, a apresentação de cópias oficiais de todos os documentos, principalmente o grau de escolaridade devidamente traduzidas em inglês ou francês. É muito mais fácil organizar os documentos necessários ainda no país de origem.

Tornando-se um assistente social

Cada província ou território é responsável por estabelecer os requisitos para algumas ocupações regulamentadas.  O  Working in Canada tool pode ajudar na identificação do organismo regulador correto ou conselho .

O nível de escolaridade exigido para um assistente social varia de acordo com o tipo de trabalho e do local. Na maioria das províncias, o Bacharel em Serviço Social (BSW) é o requisito mínimo de ensino para exercer a profissão.

É preciso ter as credenciais avaliados após a chegada do profissional ao Canadá. No site do CASW é possível fazer o download do kit de aplicação, ou também é possível pedir que um pacote de aplicativo seja enviado ao profissional. Os formulários de candidatura exigem detalhes da formação acadêmica. No mesmo site se encontra uma lista completa com todos os documentos necessários.

Esta avaliação é aceita em todas as províncias e territórios, exceto British Columbia e Quebec, que têm as suas próprias avaliações.

Atenção: Diplomas e disciplinas de ensinos à distância ou auto-estudo não são aceitos pelo CASW.

Encontrando um emprego

As oportunidades de emprego e salário podem variar de acordo com a província.

O CASW não acompanha ativamente as tendências do mercado de trabalho canadenses ou mantém uma lista de vagas no país. Mas existem outros sites na internet com anúncios de vagas para assistentes sociais no Canadá. Veja abaixo:

Há também alguns sites especializados em procura de emprego que podem auxiliar nessa busca.

Dúvidas? Entre em contato conosco: [email protected]

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/ofs/social.asp

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.