Profissões regulamentadas: Farmácia

Assim como em muitas outras profissões, para o farmacêutico exercer a função no Canadá, ele precisa ser licenciado ou registrado pelo órgão regulador provincial ou territorial.

Enquanto a maioria dos farmacêuticos licenciados trabalham em farmácias comunitárias, muitos outros trabalham em hospitais e outros estabelecimentos de saúde. Um pequeno número de farmacêuticos são empregados nas empresas farmacêuticas, universidades e departamentos governamentais.

Há outras ocupações gratificantes dentro da profissão, tais como técnicos de farmácia e assistentes.Técnicos de farmácia estão se tornando uma profissão de saúde regulamentada em muitas jurisdições no país. É preciso pesquisar os requisitos para técnicos de farmácia com a autoridade reguladora onde se pretende trabalhar.

No Canadá, a maioria dos farmacêuticos licenciados trabalham em farmácias comunitárias

No Canadá, a maioria dos farmacêuticos licenciados trabalham em farmácias comunitárias

Antes de entrar no Canadá

Para facilitar o processo de chegada ao Canadá, use o  Planning to Work in Canada? workbook e o Working in Canada Tool. Assim é mais fácil encontrar as informações necessárias e desenvolver o plano de procura de emprego.

A Farmácia requer habilidades de linguagem avançadas em leitura, escrita e conversação. Será preciso provar as habilidades em Inglês ou Francês.

É essencial para conseguir o registro em qualquer província ou território, a apresentação de cópias oficiais de todos os documentos, principalmente o grau de escolaridade devidamente traduzidas em inglês ou francês. É muito mais fácil organizar os documentos necessários ainda no país de origem.

Tornando-se um farmacêutico no Canadá

Há uma série de requisitos que é preciso cumprir para obter a licença de farmacêutico no Canadá. É necessário entrar em contato com a autoridade reguladora na província ou território onde se deseja trabalhar, antes de vir para o Canadá. Pode ser necessário apresentar uma verificação de antecedentes criminais no Canadá e em outras jurisdições onde o profissional já trabalhou. As informações podem ser encontradas no site dos órgãos reguladores.

Qualificações acadêmicas e Avaliação de Conhecimento

Quem quiser a licença de farmacêutico no Canadá, terá que passar por uma avaliação de conhecimentos, para determinar se é equivalente ao ensino canadense. Todas as províncias e territórios, exceto Quebec, exigem que os requerentes concluam com êxito o  Pharmacy Examining Board of Canada (PEBC), bem como o exame de qualificação. Existem aplicações adicionais e taxas associadas aos exames. Geralmente os candidatos se inscrevem três meses antes da avaliação.

Em Quebec é preciso seguir os requisitos de avaliação estabelecidos pela autoridade reguladora local, a  Ordre des pharmaciens du Québec (in French only).

Durante a avaliação é possível que a autoridade reguladora determine que cursos de educação e formação adicionais sejam necessários para a prática de Farmácia no Canadá.

Jurisprudência

É necessário conhecer os padrões éticos e elementos jurídicos para exercer a função no Canadá. O conhecimento desses padrões também é testado durante a avaliação.

A formação prática no Canadá

Antes de obter a licença para trabalhar como farmacêutico, é preciso ganhar experiência prática no local de trabalho. Um programa de formação prática estruturada sob supervisão será exigido pela autoridade reguladora.

Encontrando um emprego

Quem quiser trabalhar como farmacêutico, precisa ter tempo e disposição para preencher todos os requisitos necessários e correr atrás de uma vaga na região onde será registrado. Algumas universidades, em parceria com os órgãos reguladores provinciais ou territoriais, oferecem programas de ponte.

Reguladores provinciais:

Recursos adicionais

Dúvidas? Entre em contato conosco: [email protected]

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/ofs/pharmacist.asp

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.