Profissões regulamentadas: Fisioterapia

A Fisioterapia é a quinta maior ocupação regulamentada no Canadá. Metade dos fisioterapeutas no país trabalha ou possui um consultório particular. Outros trabalham em hospitais, centros de reabilitação, casas dos pacientes, lares para idosos, campos de férias, escolas, centros esportivos e locais de trabalho industriais.

A Aliança Canadense de Reguladores de Fisioterapia (Aliança) realiza avaliação credencial e administra os exames para competências em nome da maioria dos reguladores provinciais e territoriais. As avaliações e exames da Aliança não permitem praticar ou registrar-se como fisioterapeuta no Canadá. Cada regulador provincial e territorial pode ter requisitos adicionais. A Aliança fornece informações aos reguladores sobre credenciais e qualificações, e os reguladores decidem quem pode e quem não pode receber a licença.

Fisioterapeutas só podem exercer a profissão no Canada se forem regulamentados

Fisioterapeutas só podem exercer a profissão no Canada se forem regulamentados

Antes de entrar no Canadá

Para facilitar o processo de chegada ao Canadá, use o  Planning to Work in Canada? workbook e o Working in Canada Tool. Assim é mais fácil encontrar as informações necessárias e desenvolver o plano de procura de emprego.

A Fisioterapia requer habilidades de linguagem avançadas em leitura, escrita e conversação. Será preciso provar as habilidades em Inglês ou Francês.

É essencial para conseguir o registro em qualquer província ou território, a apresentação de cópias oficiais de todos os documentos, principalmente o grau de escolaridade devidamente traduzidas em inglês ou francês. É muito mais fácil organizar os documentos necessários ainda no país de origem.

 Tornando-se um fisioterapeuta no Canadá

Há uma série de passos para se tornar um fisioterapeuta registrado no Canadá:

  1. Após decidir o território ou província em que se deseja trabalhar, é preciso saber quais os requisitos necessários para exercer a profissão. Para isso entre em contato com a Aliança.
  2.  A maioria dos reguladores pedem as credenciais educacionais de avaliação da Aliança, que podem ser concluídas ainda no país de origem:
  • A avaliação assegura que os conhecimentos e qualificações são similares à educação e qualificações canadenses.
  • É preciso passar por um teste de idioma.
  • A avaliação requer o pagamento de determinadas taxas.

Para a província de Quebec, as credenciais são avaliadas por l’ Ordre professionnel de la physiotherapie du Québec (em francês).

  1. A maioria dos reguladores também pede o Physiotherapy Competency Examination (PCE), administrado pela Aliança:
  • O PCE tem duas partes: um teste de escrita e outro clínico, ambos eliminatórios.
  • As avaliações requerem o pagamento de determinadas taxas.

Para a província de Quebec outros requisitos podem ser pedidos.

  1. Existem requisitos diferentes para cada província ou território:
  • Em algumas províncias ou territórios, é possível ter uma licença temporária ou registro depois de se inscrever no PCE ou depois de concluir com sucesso o teste escrito da  PCE.

Encontrando um emprego

Quem quiser trabalhar na área de fisioterapia canadense, precisa ter tempo e disposição para preencher todos os requisitos necessários e correr atrás de uma vaga na região onde será registrado.

A associação provincial ou territorial geralmente divulga anúncios de empregos. Assim como alguns hospitais e clinicas divulgam em seus sites.

Reguladores provinciais e territoriais

Dúvidas? Entre em contato conosco: [email protected]

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/ofs/physiotherapist.asp

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.