Profissões regulamentadas: Médico Técnico laboratorial

Existe uma grande necessidade de médicos técnicos em laboratórios nas maiores cidades canadenses e a maioria dos técnicos podem trabalhar em hospitais, laboratórios privados, clínicas de saúde da comunidade, serviços de saúde pública, laboratórios de pesquisa de universidades, empresas de biotecnologia e laboratórios especializados. Entre as áreas de especialização estão: química clínica, hematologia, microbiologia clínica, ciência da transfusão, citologia diagnóstica, genética clínica, imunologia, microscopia eletrônica, virologia, parasitologia e citometria de fluxo.

O registro concedido pela Sociedade Canadense de Ciência Médica Laboratorial (CSMLS) é aceito em todo o País.

O registro concedido pela Sociedade Canadense de Ciência Médica Laboratorial (CSMLS) é aceito em todo o País.

O registro concedido pela Sociedade Canadense de Ciência Médica Laboratorial (CSMLS) é aceito em todo o País. Algumas localidades exigem o registro para que a profissão seja exercida como, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Ontário, Quebec, Nova Brunswick e Nova Escócia.

Antes de entrar no Canadá

Para facilitar o processo de chegada ao Canadá, use o  Planning to Work in Canada? workbook e o Working in Canada Tool. Assim é mais fácil encontrar as informações necessárias e desenvolver o plano de procura de emprego.

O Técnico laboratorial precisa de habilidades de linguagem avançadas em leitura, escrita e conversação. Será preciso provar as habilidades em Inglês ou Francês.

É essencial para conseguir o registro em qualquer província ou território, a apresentação de cópias oficiais de todos os documentos, principalmente o grau de escolaridade devidamente traduzidas em inglês ou francês. É muito mais fácil organizar os documentos necessários ainda no país de origem.

O CSML possui uma Avaliação de Aprendizagem  (PLA), que avalia as credenciais acadêmicas, a experiência, o desenvolvimento profissional e o histórico de trabalho para determinar a equivalência com o padrão nacional. A avaliação pode se concluída antes mesmo do profissional chegar ao Canadá, mas a certificação ó pode ser realizada em território canadense.

Tornando-se um Técnico Laboratorial no Canadá

Para trabalhar na província de Quebec, é preciso entrar em contato com o órgão regulador, l’Ordre des professionnel technologistes médicaux du Québec (em francês), para obter detalhes sobre os requisitos de inscrição.

Existem três passos para se tornar um Técnico em outras províncias:

  • Ser elegível para se inscrever no Exame Nacional de Certificação do CSMLS (conclusão do programa educacional credenciado pela Associação Médica Canadense ou a Avaliação de Aprendizagem do CSMLS)
  • Se inscrever no Exame Nacional de Certificação do CSML (o exame, que é pago, é aplicado três vezes por ano em diversos locais do Canadá e exige que o candidato esteja vivendo no País)
  • Entrar em contato com o órgão regulador na província onde se deseja trabalhar para confirmar os requisitos necessários para o registro.

Encontrando um emprego

Alguns hospitais e centros de saúde divulgam as vagas disponíveis em seus sites. O CSMLS possui um banco de currículos para membros.

Ser membro de uma associação profissional é uma maneira útil para aprender sobre a profissão, fazer contatos e ter acesso a recursos importantes.

Sociedades provinciais e órgãos reguladores

Recursos adicionais

Dúvidas? Entre em contato conosco: [email protected]

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/ofs/medical.asp

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.