Profissões regulamentadas: Professores

Enquanto o Ministério da Educação é responsável ​​pela organização e avaliação da educação canadense, conselhos escolares individuais, instituições privadas e autoridades locais são responsáveis ​​pela contratação de professores.

Para lecionar nas escolas canadenses, os professores devem possuir credenciais de ensino concedidas pelos organismos provinciais e territoriais.

Os certificados possuem categorias que variam em todo o país. Em geral, os professores de nível elementar devem estar preparados para ensinar todas as matérias. Professores do ensino secundário, muitas vezes se especializam em apenas um assunto, no entanto, ter experiência em mais de um pode ser um diferencial.

Para lecionar nas escolas canadenses, os professores devem possuir credenciais de ensino concedidas pelos organismos provinciais e territoriais

Para lecionar nas escolas canadenses, os professores devem possuir credenciais de ensino concedidas pelos organismos provinciais e territoriais

Os conselhos escolares individuais, que regulam as escolas sob sua jurisdição, podem ser administrados por organismos locais, tanto em cidades pequenas como em grandes.

Existem dois tipos de sistemas de ensino no Canadá: com financiamento público e com financiamento privado. O sistema de financiamento público compreende a maioria dos conselhos escolares. Todas as crianças canadenses podem frequentar uma escola publica dentro de seu conselho escolar distrital local.

O ano escolar no Canadá geralmente começa no início de setembro e vai o final de junho. As pausas são a temporada de férias em dezembro e uma pausa de primavera de uma ou duas semanas em março.

Antes de entrar no Canadá

Para facilitar o processo de chegada ao Canadá, use o  Planning to Work in Canada? workbook e o Working in Canada Tool. Assim é mais fácil encontrar as informações necessárias e desenvolver o plano de procura de emprego.

O professor precisa ter habilidades de linguagem avançadas em leitura, escrita e conversação. Será preciso provar as habilidades em Inglês ou Francês.

É essencial para conseguir o registro em qualquer província ou território, a apresentação de cópias oficiais de todos os documentos, principalmente o grau de escolaridade devidamente traduzidas em inglês ou francês. É muito mais fácil organizar os documentos necessários ainda no país de origem.

Tornando-se um professor no Canadá

Para trabalhar como professor no Canadá, o profissional deve atender aos mesmos requisitos básicos esperados dos professores qualificados no Canadá. Estes requisitos podem variar de acordo com a província ou território. Um dos principais é a conclusão bem sucedida de quatro ou cinco anos de educação de nível universitário, incluindo estudos profissionais na educação formal envolvendo um ou mais estágio.

Para ensinar em escolas canadenses, todos os professores devem possuir um certificado válido para a prática. Uma declaração de situação profissional do país de origem (se aplicável).

A maioria dos órgãos reguladores permitem que o professor envie o pedido de avaliação antes de chegar ao Canadá.

O organismo regulador avalia as credenciais do candidato em uma base de dados, exceto em Quebec. O tempo de processamento pode ser em torno de seis semanas até vários meses.

Encontrando um emprego

O professor deve se candidatar diretamente na escola onde pretende lecionar. As políticas de contratação podem ser diferentes em cada escola, por isso é importante conhecer os requisitos específicos de cada local. Isso vale para escolas públicas e privadas.

O professor pode usar também o site “Apply to Education” para encontrar conselhos escolares canadenses.

Há uma série de ocupações alternativas relacionadas ao ensino, que exigem algumas das mesmas habilidades e conjuntos de conhecimento.

Essas ocupações podem incluir: assistente de professor, instrutor de alfabetização de adultos, instrutor de língua estrangeira, professor universitário, instrutor profissional em uma faculdade ou em outro lugar, ensino pós-secundário e assistente de pesquisa. Se o caminho escolhido for um desses, as credenciais podem ser avaliadas para fins gerais de emprego através de um serviço de avaliação. Mais informações podem ser encontradas no Centro de Informação Canadense para Credenciais Internacionais.

Órgãos reguladores provinciais / territoriais

Dúvidas? Entre em contato conosco: [email protected]

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/ofs/teachers.asp

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.