Profissões de destaque no Canadá

Todos os dias muitas pessoas pesquisam sobre os temas ligados a emprego e carreira no Canadá, principalmente quem está planejando investir em um curso de nível superior ou imigrar para o país. Pensando nisso, selecionamos algumas informações sobre profissões com grande demanda atualmente, e também há dicas de oportunidades que exigem qualificações bem específicas.

Desta vez trazemos novos dados relevantes dentro deste tema e entre eles alguns foram destaques no relatório anual Canadian Business ranking, da revista Canadian Business. Outra fonte importante é o site do segmento de carreiras, o Monster Canada”, que revela números sempre atualizados do universo das contratações. Também estão citadas considerações da Agência de Estatísticas do Canadá (o Statistics Canada).

Saiba que existem várias instituições públicas e privadas que acompanham essa realidade dinâmica do país mês a mês. E devemos ainda lembrar que cada província possui a sua vocação, ou seja, as áreas de maior ou menor demanda, principalmente de acordo com o perfil das empresas que estão instaladas em cada uma delas.

Conheça 15 profissões de destaque

As edições da revista Canadian Business, que podem ser conferidas ainda no site oficial da publicação, sempre divulgam dados voltados a aspectos que fazem determinadas áreas serem consideradas como as melhores oportunidades de emprego do Canadá. Ainda segundo a revista, eles chegam a esta conclusão a partir da pesquisa com relação a salários, qualificações e perspectivas de empregabilidade, sendo assim, apontam para alguns campos com maior potencial para os profissionais do mercado.

Veja abaixo as 15 primeiras posições da lista denominada “Canada’s Best Jobs 2016” e o quanto a média salarial cresceu em porcentagem, levando em consideração um intervalo de seis anos (2009-2015):

  1. Gerente de Mineração – Crescimento salarial (2009-2015): + 19
  2. Urbanista – Crescimento salarial (2009-2015): + 15%
  3. Farmacêutico – Crescimento salarial (2009-2015): + 9%
  4. Pilotos e instrutores de voo – Crescimento salarial (2009-2015): + 28%.
  5. Diretor da Administração Pública – Crescimento salarial (2009-2015): + 23%
  6. Gerente de Construção – Crescimento salarial (2009-2015): +15%
  7. Engenheiro de Software – Crescimento salarial (2009-2015): + 17%
  8. Operador (setor de Óleo e Gás) – Crescimento salarial (2009-2015): + 17%
  9. Gerente Financeiro – Crescimento salarial (2009-2015): + 21%
  10. Gerente de Engenharia – Crescimento salarial (2009-2015): + 10%
  11. Gerente de Telecomunicações – Crescimento salarial (2009-2015): + 14%
  12. Supervisor de perfuração (setor de Óleo e Gás) – Crescimento salarial (2009-2015): + 14%
  13. Engenheiro de Petróleo e Química – Crescimento salarial (2009-2015): + 16%
  14. Engenheiro especializado – Crescimento salarial (2009-2015): + 6%
  15. Diretor de Desenvolvimento Econômico – Crescimento salarial (2009-2015): + 10%

shutterstock_2023352441

Segmentos que mais anunciaram oportunidades

O site “Monster.ca”, que é especializado no segmento de recrutamento e carreira e auxilia tanto os empregadores como os candidatos a uma vaga de trabalho, divulgou uma lista em que constam os setores que mais anunciaram oportunidades recentemente.

Assim, trazemos o ranking que esta publicação contabilizou referente ao segundo trimestre do ano de 2016. Confira então abaixo as 10 áreas que mais divulgaram posições de acordo com o levantamento feito pelo Monster:

  1. Tecnologia da Informação / Desenvolvimento de Software
  2. Vendas / Varejo / Desenvolvimento de Negócios
  3. Outros
  4. Atendimento ao Cliente
  5. Fabricação / Produção / Operações
  6. Contabilidade / Finanças / Seguros
  7.  Logística / Transportes
  8. Administrativo
  9.  Marketing / Produto
  10. Engenharia

Houve uma outra publicação do mesmo site de carreiras (Monster) que destacou uma lista que traz os ganhos em números de postos de trabalho, bem como as perdas, de acordo com a realidade em diferentes províncias. Essa conclusão diz respeito ao segundo trimestre do ano de 2016.

Portanto, veja se aumentou (com o símbolo de +) ou diminui (com o símbolo de -) as vagas em oito distintas regiões do Canadá:

British Columbia: + 20.600

Alberta: – 46.800

Saskatchewan: +  1.600

Manitoba: – 100

Ontario: + 14.100

Quebec: + 12.200

Atlantic Canada: +  3.500

Newfoundland: +  5.900

Inspiração para atender algumas demandas bem específicas

Prosseguindo com base nas informações divulgados pelo “Monter.ca”, o profissional deve estar atento também para as áreas que apresentam certa demanda e que requerem uma habilidade bem específica. Então, aqui estão três postos de trabalho que podem trazer inspiração ao longo de suas pesquisas, caso tenha habilidade ou a vontade de atuar em algumas delas:

Técnico em paisagismo: esta área de formação é focada nas questões voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade. O profissional irá lidar com projetos de paisagismo, a horticultura em geral, com o olhar que inclui os diferentes aspectos do design e as tecnologias relacionadas ao tema.  Geralmente, os cursos deste segmento unem os estudos em sala de aula e o período de treinamento prático.

Segundo os dados de 2015 da Agência de Estatísticas do Canadá (o “Statistics Canada”), o número de indivíduos na indústria da paisagem e horticultura aumentou consideralmente e as perspectivas de emprego se mantem bastante positivas.

Designer de joias: de acordo com a nossa fonte, de um modo geral, existem sempre boas oportunidades em todas as profissões ligadas ao universo do design, e o segmento de joias, claro, é um deles. Muitos que optam por atuar neste campo, tanto podem partir para uma empresa própria, quanto buscar uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, também existe a chance de fazer uma renda extra nas horas vagas.

Chef: o sucesso de programas de televisão voltados para a culinária, como por exemplo, o “Masterchef”, que tem edições com bastante audiência em diferentes países, incluindo o Brasil e o Canadá, mostra a força da área e o aumento cada vez maior da demanda e procura por profissionais da gastronomia.

Há diferentes postos de atuação dentro de uma cozinha e foi constatado nos dados estatísticos oficiais canadenses que no geral as oportunidades de trabalho realmente aumentaram no último ano, bem como a tendência é que continue crescendo. Se você gosta deste segmento, não deixe de ler a matéria Restaurantes: TOP 5 de Quebec, Ontário e British Columbia.

Enfim, se você está na fase de pesquisas e tomada de decisões, explore as fontes oficiais na internet, as empresas de credibilidade e obtenha o máximo de informações possíveis sobre os temas que podem melhor ajudar nesta jornada.

E também continue acompanhando nossas matérias, comente, critique, faça sugestões, pois estamos à disposição para auxiliar em todos os seus projetos ligados ao Canadá… desejamos boa sorte!

 

 

 

Comentários Facebook