Profissões no Canadá: “administração de empresas”

Muitos profissionais de administração de empresas também estão de olho no mercado de trabalho canadense. Trata-se de um setor bastante amplo, com funções na iniciativa pública e privada, no terceiro setor,  na prestação de serviços em consultorias, ou ainda para quem tem o perfil investidor de abrir um negócio próprio. Portanto, neste momento iremos abordar aspectos da realidade do Canadá relativa a algumas oportunidades desta profissão, usando como fonte principal um site especializado em carreiras, o “Monster.ca”.

Em linhas gerais, nesta área existe um equilíbrio entre a demanda e o número de trabalhadores disponíveis, e a previsão é que esta realidade deva permanecer até 2020. No entanto, o crescimento do emprego para trabalhos de assistente administrativo, por exemplo, permanece mais elevado do que a média de todas as demais ocupações. Um ranking recente da “Monster.ca” indicou que no segundo trimestre do ano de 2016, as vagas relacionadas aos serviços de administração aparecem na oitava posição, ou seja, está entre as “Top 10” das oportunidades de contratação do período.

E lembre-se: cada província e territórios possuem suas particularidades, como um valor específico de salário mínimo e as vocações econômicas, o que deve ser avaliado até mesmo no momento de se decidir o destino no Canadá.

Qualificações e oportunidades

Ao contrário de áreas bem específicas, como a de quem atua em “Contabilidade”, por exemplo, que é uma profissão regulamentada no Canadá, as posições administrativas como assistente, secretária ou executivo, não são regulamentadas. Isso significa que para concorrer a tais vagas não há a obrigatoriedade de validações ou credenciais junto a órgãos de classe da categoria. Para as oportunidades consideradas de início de carreira no mercado canadense, geralmente se exige o equivalente ao segundo grau completo. Mas claro, se destacam as pessoas que apresentam mais cursos de especializações ou ainda que comprovem experiência anterior.

Na província de Quebec, para exemplificar novamente, existem sim muitas oportunidades para profissionais de administração de empresas, porém neste caso, o idioma mais exigido para as posições é o “francês”. Isso já não ocorre em localidades como em Ontário, que predomina a exigência no nível de intermediário a fluente em “inglês”. Ser organizado, saber cumprir prazos, ser detalhista, ter habilidade em se comunicar bem, ter flexibilidade são algumas das características consideradas importantes pelos empregadores.

Precisa-se de um “Assistente administrativo”

Job Search Qualification Resume Recruitment Hiring Application Concept

Pesquisamos os dados de uma vaga de “Assistente administrativo” (administrative assistant) que está aberta neste mês de setembro/2016 em uma multinacional localizada na cidade de Toronto. Entre as responsabilidades do profissional que o empregador procura estão:

Disponibilidade de colaborar com as diferentes equipes da empresa, com o objetivo de garantir a execução correta e eficiente de tarefas diárias, semanais e mensais

 

Será responsável pela manutenção de um sistema de arquivamento e deverá ser capaz de processar transações confidenciais de forma eficiente

 

Irá desenvolver e implementar melhorias de processo para maximizar a eficiência do departamento

 

Deverá cuidar da correspondência geral em nome dos executivos, bem como irá organizar o calendário oficial de atividades (incluindo o planejamento, organização, coordenação de cursos, reuniões, teleconferências, eventos e logística com clientes internos e externos)

 

Preparar relatórios (utilizando programas como PowerPoint, Excel e Word).

 

Atender telefonemas, responder emails e editar, revisar e finalizar documentos

Para tanto, está sendo exigido o equivalente ao segundo grau completo e mais ainda algumas características como capacidade de planejamento, ser multi-tarefa, habilidade em tomar decisões e atuar sob mínima de supervisão, ter postura analítica, excelente comunicação escrita e verbal no idioma Inglês, experiência anterior em gestão e conhecimento básico de contabilidade. Neste caso, o salário não foi divulgado mas foi citado que após três meses o novo colaborador terá um pacote de benefícios.

A média salarial no Canadá

Ainda de acordo com a “Monster.ca”, em todo o país, o salário médio para pessoas que trabalham em cargos de administração de empresas é de $ 20,19 CAD por hora. No entanto, assim como em outros setores, os rendimentos podem variar de acordo a posição, o porte da empresa empregadora ou até mesmo a experiência do profissional. Por exemplo, o salário médio é mais alto nos Territórios do Noroeste, com a média de $ 24,90 CAD por hora, mas o valor cai para $ 17,65 CAD por hora em New Brunswick.

Extra!!! Segundo a nossa fonte de pesquisa, atualmente existem 475 mil canadenses empregados como trabalhadores administrativos, num mercado bem aquecido! Se você é da área, tenha acesso a diferentes links de instituições relevantes no Canadá clicando aqui.

Boa sorte 🙂

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.