Grupo 1
Grupo 1
RADIOLOGIA – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

RADIOLOGIA – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

11 de fevereiro de 2016

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

Na primeira série que fizemos sobre as profissões regulamentadas no Canadá, falamos sobre radiologia. Hoje vamos fornecer maiores detalhes sobre essa profissão, como é praticada no Canadá e também como realizar o registro para poder atuar, de acordo com as regras da província onde você pretende trabalhar. Nessa série, estamos abordando 4 províncias principais: Colúmbia Britânica, Alberta, Ontário e Manitoba.

De acordo com a Canadian Association of Medical Radiation Technologists, que é o órgão nacional responsável pela profissão de radiologia, estes profissionais, no Canadá, são chamados de Medical Radiation Technologists, ou MRTs. MRTs podem atuar em quatro categorias distintas. São elas: tecnologia radiológica, medicina nuclear, terapia radiológica ou imagem por ressonância magnética.

No caso de profissionais que receberam sua educação e treinamento fora do Canadá, existem materiais de autoavaliação que podem ser muito úteis a fim de determinar se a experiência profissional do candidato poderá ser reconhecida para fins de obtenção da licença profissional para atuação no Canadá. Você pode acessar essas ferramentas seguindo os links a seguir:

Além das ferramentas de autoavaliação, a Universidade de Toronto oferece um curso voltado para profissionais da saúde educados fora do Canadá, conhecido como Orientation to the Canadian Health Care System, Culture and Context.

De acordo com a CAMRT, é preciso que os candidatos realizem uma avaliação preliminar a fim de determinar a proficiência na linguagem (no caso do IELTS, será necessário que o overall score seja 6, sendo que a modalidade da prova poderá ser tanto a acadêmica quanto a geral) , a qualificação profissional e a experiência de trabalho. Essa avaliação deve ser realizada antes da aplicação para a realização de uma prova escrita oferecida pela CAMRT. A avaliação pode ser realizada através da própria CAMRT ou do órgão provincial onde o candidato pretende atuar, tendo em mente que para as províncias de Ontário e Alberta é preciso realizar a avaliação diretamente junto ao órgão provincial.

Assim como é o caso de todas as profissões regulamentadas, existem taxas a serem pagas. A taxa da avaliação preliminar é de $300.00 CAD. Além disso, é necessário preencher o formulário de aplicação e fornecer documentos que comprovem a educação e a experiência de trabalho: diploma, histórico acadêmico do curso com descrições do conteúdo de cada matéria, assim como a descrição de equipamentos utilizados, ambientes de trabalho e descrição do público atendido. Também será necessário preencher um Clinical Assessment Checklist, fornecendo dados referentes às últimas intervenções realizadas pelo candidato, sendo que essa experiência de trabalho deve ter tido lugar nos 5 anos que antecedem a aplicação para a obtenção da licença, e devem ter sido na disciplina para a qual o candidato deseja aplicar. É possível encontrar esse material clicando nos seguintes links:

O próximo documento a ser fornecido será uma carta do empregador mais recente (ou atual), confirmando as datas de entrada e saída da instituição, o número de horas de trabalho, e também uma referência profissional atestando quanto ao profissionalismo do candidato.

Será também necessário fornecer documentos que comprovem o registro profissional em associações de classe, se o candidato já tiver sido registrado anteriormente em outra jurisdição, mesmo que fora do Canadá, e duas cartas de referência de pessoas que conheçam o candidato por um período mínimo de 2 anos.

Por fim, a CAMRT exige a comprovação de que o candidato continua buscando atividades de educação profissional continuada.

É sempre bom lembrar que todo e qualquer documento cuja linguagem original não seja inglês ou francês deverá ser acompanhado da respectiva tradução juramentada.

O processo de revisão da aplicação terá duas etapas, sendo que a primeira delas será uma revisão realizada por um membro da CAMRT (ou do órgão provincial, no caso de Alberta e Ontário). A segunda etapa será uma revisão realizada por um profissional cuja expertise seja na disciplina para a qual o candidato esteja aplicando. Para essa revisão existem duas decisões possíveis: o candidato será considerado elegível para aplicar para a realização da prova de certificação oferecida pela CAMRT, ou então será verificado que o candidato não obedece aos requerimentos exigidos. As razões para essa decisão serão fornecidas, a fim de que o candidato possa utilizar esse parecer para reforçar as áreas que não foram consideradas satisfatórias.

Existem bridging programs que podem fornecer aos aplicantes internacionais as ferramentas necessárias para verificar questões referentes à educação, experiência profissional, e à prática da profissão como ocorre no Canadá.

Para candidatos que receberam o sinal verde para prosseguir com a aplicação para a obtenção da licença de atuação no Canadá, a CAMRT oferece cursos de preparação para a prova de certificação exigida de todos os aplicantes. Os cursos são 3, oferecidos online, sendo que cada curso possui uma taxa de matrícula no valor de $350 CAD.

Além desses cursos, existem guias de preparação, ou de estudos, para que o aplicante possa se preparar para a prova da melhor maneira possível.

A prova de certificação oferecida pela CAMRT ocorre três vezes ao ano, e a aplicação deve ser realizada diretamente junto à CAMRT. Existe para isso uma taxa de $800 CAD.

Aprovado, o candidato receberá a certificação da CAMRT, comprovando que está pronto para se inserir no mercado de trabalho. Reprovado, o candidato receberá um relatório que irá demonstrar sua performance, indicando as áreas que devem ser melhoradas a fim de que o candidato possa realizar a prova novamente.

 

Colúmbia Britânica

A British Columbia Association of Medical Radiation Technologists é um braço da CAMRT nessa província. No entanto, tanto profissionais canadenses quanto profissionais educados fora do Canadá devem contatar a CAMRT diretamente para realizar os procedimentos necessários para o registro e certificação profissional, dos quais falamos logo acima, a fim de poderem receber a licença para atuação.

Membros da BCAMRT possuem alguns benefícios, como é comum quando falamos de profissões regulamentadas e associações profissionais. Esses benefícios são oportunidades de educação continuada, networking, acesso a vagas de emprego exclusivas dentro da profissão, seminários e conferências, e também bolsas de estudo aos quais o candidato pode concorrer.

Alberta

O Alberta College of Medical Diagnostic & Therapeutic Technologists é o órgão regulador dessa profissão para a província de Alberta. Diferentemente da Colúmbia Britânica, os profissionais que desejam atuar em Alberta precisam contatar primeiramente o órgão provincial a fim de realizar uma avaliação preliminar de suas credenciais e de sua educação.

Para aplicantes internacionais, o ACMDTT fornece um flowchart para que o candidato possa compreender de uma maneira simples e prática os passos necessários para o registro.

Em primeiro lugar, é preciso enviar a aplicação para o registro, que deverá conter uma avaliação das competências, da experiência profissional e da educação do candidato, contanto também com documentos comprobatórios e taxas de inscrição. Após, existem três resultados possíveis:

  • Substantially equivalent: o candidato obedece a todos os requerimentos exigidos pela província e poderá aplicar para o registro geral, incluindo a realização de um curso online a respeito de regulamentações, e demais taxas de inscrição.
  • Pathway established for reaching substantially equivalence: aqui o candidato deverá completer requerimentos exigidos pelo College a fim de que possa preencher os gaps encontrados em sua aplicação. Será necessário realizar cursos ou bridging programs, avaliações clínicas, ou então a conclusão da prova da CAMRT.
  • Not substantially equivalent: o candidato não obedece aos requisitos e não pode receber a licença para atuação na província.

 

Ontário

O College of Medical Radiation Technologists of Ontario é o órgão regulador para esta província.

Assim como em Alberta, profissionais que desejam trabalhar nessa profissão em Ontário precisam primeiro realizar o registro junto ao órgão provincial. O CMRTO oferece uma seção em seu site que contém o passo-a-passo para o registro.

Em primeiro lugar, é preciso que o candidato possua fluência em inglês ou francês. Em seguida, será preciso completar um curso de jurisprudência aprovado pelo CMRTO.

É importante que o candidato não tenha tido nenhum deslize em sua trajetória profissional em nenhuma profissão da área da saúde, sendo culpado de má prática profissional, incompetência ou inabilidade profissional.

Será também necessário comprovar que a educação que o candidato possui é semelhante ou equivalente a um programa de educação em Radiologia no Canadá, e será necessário realizar a prova de certificação oferecida pela CAMRT.

É possível verificar as taxas exigidas pelo CMRTO aqui.

Para quem tem interesse em saber mais detalhes sobre o processo, o CMRTO oferece em seu site uma seção especial para aplicantes internacionais, detalhado o passo-a-passo do que é necessário fazer a fim de obter a certificação.

 

Manitoba

A Manitoba Association of Medical Radiation Technologists é o órgão profissional dessa província. Assim como funciona para a Colúmbia Britânica, profissionais que pretendem atuar na profissão em Manitoba precisam realizar sua certificação através do órgão nacional, a CAMRT, seguindo os passos sobre os quais falamos no início do texto.

Assim como ocorre com todas as associações profissionais, ser membro da MAMRT pode trazer alguns benefícios ao profissional, como networking, cursos de educação profissional continuada e também congressos e demais encontros de profissionais.

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Canadian Association of Medical Radiation Technologists
1300-180 rue Elgin Street
Ottawa, Ontario K2P 2K3
Phone: 613 234-0012 or 1 800 463-9729 (toll free in Canada)
Email: info@camrt.ca
Website: www.camrt.ca

British Columbia Association of Medical Radiation Technologists (BCAMRT)
102-211 Columbia Street
Vancouver, BC V6A 2R5
Phone: 604-682-8171
Toll Free (BC Only): 1-800-990-7090
Email: office@bcamrt.bc.ca
Website: www.bcamrt.bc.ca

Alberta College of Medical Diagnostic and Therapeutic Technologists
Suite 800, 4445 Calgary Trail
Edmonton AB Canada T6H 5R7
Phone: 780.487.6130
Toll Free: 1.800.282.2165
Fax: 780.432.9106
Email: info@acmdtt.com
Website: acmdtt.com

College of Medical Radiation Technologists of Ontario
Phone: 416.975.4353
1.800.563.5847
email: info@cmrto.org
Website: www.cmrto.org

Manitoba Association of Medical Radiation Technologists 
Suite 202-819 Sargent Ave.
Winnipeg, MB R3E 0B9 Canada
Phone: (204) 774-5346
Email: admin@mamrt.ca
Website: mamrt.olasoft.com

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist