A Imigração Canadense iniciou no mês de novembro um projeto-piloto, ainda em fase de teste, onde possibilita a realização do landing – último procedimento para a aquisição da residência permanente – por telefone.

Uma vez que o pedido da residência permanente seja aprovado, o solicitante selecionado (ainda não está disponível para todos), receberá um e-mail, convidado-o a realizar o landing por telefone.

É importante frisar que este projeto-piloto inicialmente terá foco apenas nos solicitantes que já se encontram no Canadá. Os e-mails oficiais sempre terminarão em @cic.gc.ca .

O objetivo o IRCC é oferecer mais comodidade. Assim o solicitante não precisa se deslocar até a fronteira ou escritório de imigração, o que em um cenário geral pouparia tempo e dinheiro.

Não é possível solicitar a participação neste plano inicial. Porém, após esse período de testes, sendo positivo, a Imigração Canadense determinará se o landing por telefone irá se tornar parte do procedimento padrão.

Como funciona?

O solicitante, após a aprovação, recebe um e-mail convite para realizar o landing por telefone.

No dia e horário marcado, o oficial entrará em contato por telefone com o solicitante.

 

É necessário que todos os solicitantes estejam presentes com os documentos que confirmam a residência permanente em mãos – esses documentos são enviados pela imigração quando os passaportes são devolvidos com os vistos de imigrante. O oficial irá confirmar algumas informações pessoais, tais como: data e local de nascimento e número do passaporte.

 

Após, será solicitado que os aplicantes verifiquem se os dados contidos no documento “Confirmation of Permanent Residence” estão corretos. Caso haja algum dado incorreto, o oficial poderá solicitar que o aplicante faça uma anotação com caneta preta no documento.

 

Outras perguntas que poderão ser feitas pelo oficial estão relacionadas ao status de relacionamento dos solicitantes, planos de sair do Canadá nos próximos meses, se os solicitantes já foram condenados por algum crime, se já tiveram entrada negada no Canadá e se há filhos dependentes a serem adicionados ao processo. O oficial poderá solicitar que o aplicante anote essas respostas no CoPR.

 

Quando solicitado pelo oficial, os aplicantes irão assinar os documentos. Logo após, será enviado um email para o aplicante principal com instruções de envio destes documentos para a validação da imigração. Pode levar em torno de 15 dias para que tais documentos sejam devolvidos para os solicitantes pelo correio.

 

É importante destacar que, quando o procedimento do landing é realizado na fronteira, os documentos que confirmam a residência permanente são entregues no mesmo dia para os residentes permanentes.

 

Por outro lado, o landing por telefone pode ser uma boa opção para quem tem dificuldade para deslocar-se até a fronteira.

 

Vale lembrar que é muito importante guardar o CoPR. Esse documento será a comprovação de residência permanente até a emissão do PR card. Ele poderá ser solicitado no futuro –  cidadania, aposentadoria, etc. Com o CoRP, já é possível tirar o novo SIN number e aplicar para o plano de saúde da província.

 

Quais seriam os prós e contras?

Prós:

  1. Não há necessidade de ir até a fronteira;
  2. Comodidade de fazer o landing na sua casa;

Contras:

  1. Será necessário aguardar o retorno do CoPR pelo correio;
  2. Despesas com o correio.

Leia aqui o Comunicado Oficial do Projeto-Piloto: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/notices/pilot-project-confirm-selected-in-Canada-permanent-residents-telephone.html?_ga=2.239960581.766126452.1513170264-1943150450.1506440199

Quer auxílio no seu processo de Residência Permanente? Entre agora mesmo em contato conosco: [email protected]

 

Texto: Deborah Calazans – Immi Canada (A cópia e/ou reprodução deste conteúdo, sem prévio aviso, está proibida).

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.