A província de Ontario anunciou, recentemente, que está reabrindo as aplicações para o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP), em um dos seus programas mais promissores, o Human Capital Priorities Stream. E o governo da região deu uma ótima notícia aos candidatos interessados em aplicar: devido ao sucesso do programa, o número de nomeações aumentará este ano. Ao invés de 6 mil candidatos, Ontario convidará 6.600 pessoas para viver dentro de seus territórios.

Os primeiros candidatos da categoria também já foram chamados a aplicar. A província divulgou que emitiu 340 Notifications of Interests (NOIs) e que a pontuação destes candidatos, que foram selecionados através do pool do Express Entry, ficou entre 440 e 446 pontos. Para quem tem uma pontuação menor que essa, porém acima dos 400 pontos, o governo de Ontario anunciou que emitirá, regularmente, convites aos aplicantes, e os critérios são ter o número acima de 400 e atender todos os critérios de elegibilidade. A região mais povoada do Canadá também revelou um dado importante, a data em que os candidatos convidados entraram no ranking do programa federal: entre o primeiro dia deste ano (2018) e 19 de janeiro.

O OINP tem o objetivo de suprir as demandas da província no quesito mão de obra qualificada, promovendo ainda mais o desenvolvimento econômico da região. A nomeação da localidade dá ao candidato o direito de aplicar para a residência permanente por meio do Express Entry.

As categorias de imigração que estão aceitando aplicações são as seguintes:

  • Employer Job Offer: Foreign Worker Stream
  • Employer Job Offer: International Student Stream
  • Employer Job Offer: In-Demand Skills Stream
  • Ontario’s Express Entry Human Capital Priorities Stream
  • Ontario’s Express Entry French-Speaking Skilled Worker Stream
  • Ontario’s Express Entry Skilled Trades Stream
  • Corporate Stream
  • Entrepreneur Stream

Cada uma das categorias possui requerimentos específicos para aplicação: idade, oferta de trabalho, estudos, vínculo com a província, recursos financeiros, nível exigido de língua e uma série de formulários para preenchimento. Todo o processo é feito online e submetido por meio do site do governo de Ontario, que pode ser acessado clicando aqui. Devido a quantidade de detalhes e exigências, é sempre ideal ter o aconselhamento e acompanhamento de um profissional qualificado na área de imigração. A Immi Canada oferece este serviço com consultores de imigração sempre pensando no melhor caminho para cada cliente. Acesse www.immi-canada.com/ ou mande um email para [email protected] e saiba mais a respeito.

No momento de aplicar, é necessário seguir o guia de aplicação, também disponível no site do governo provincial, em cada um dos streams. É importante ressaltar que o número de nomeações é limitado e a procura pela província é muito grande, então o máximo de aplicações permitidas costuma ser atingido rapidamente. Quando a categoria se encerra, o site é atualizado com a informação disponível ao candidato.

O tempo de processamento também varia de acordo com a categoria. Os últimos dados disponíveis são do final do ano passado, como mostra a tabela abaixo.

provincia de ontario

Elegibilidade para o Human Capital Priorities Stream 

Confira abaixo uma lista com as exigências para ser aceito no programa, que é um dos mais concorridos entre os processos provincias:

  • Ter um perfil ativo no Express Entry e pontuação de, no mínimo, 400 no ranking;
  • Ter experiência de trabalho enquadradas em uma das duas categorias do processo federal: o Federal Skilled Worker Program ou o Canadian Experience Class;
  • No critério educação, o aplicante precisa ter, no mínimo, bacharelado canadense, ou equivalência dada por uma instituição credenciada do país;
  • Demonstrar e pretender viver na província de Ontario;
  • Proficiência de inglês ou francês comprovada por meio do IELTS ou Celpip, com o mínimo de CLB 7;
  • No caso de já residir no Canadá, o aplicante deve ter status legal no país;
  • Provar recursos financeiros para viver na província, de acordo com as exigências do governo federal (clique aqui para saber os valores).

Para mais informações a respeito do processo, acesse www.ontarioimmigration.ca/en/pnp/OI_PNP_EE_CAPITAL.html

Para saber mais sobre a região, clique nos links abaixo:

https://www.immi-canada.com/ontario-aumento-do-salario-minimo-e-novos-beneficios/

https://www.immi-canada.com/ontario-assina-acordo-com-foco-nos-novos-imigrantes/

https://www.immi-canada.com/ontarios-express-entry-skilled-trades-stream-novidades/

Fonte:

http://www.ontarioimmigration.ca/en/pnp/OI_PNPABOUT.html

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet