Você pode encontrar o nosso texto da série anterior sobre Psicologia aqui!

 

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

A Canadian Psychological Association funciona como uma espécie de Conselho Federal de Psicologia aqui no Canadá. A associação engloba os órgãos reguladores das províncias, mas são os órgãos provinciais que têm a autonomia necessária para conceder a licença de atuação para as pessoas que desejam praticar a profissão.

Diferentemente do Brasil, no Canadá não é possível ser psicólogo apenas com um bacharelado. É necessário ter mestrado ou doutorado, e esses requerimentos podem variar de acordo com a província. Das quatro províncias que estamos abordando em nossa série, somente Alberta aceita um mestrado como o requisito mínimo para a atuação profissional. Para Colúmbia Britânica, Manitoba e Ontário é necessário possuir um doutorado. Ainda assim, essas províncias também apresentam opções para quem tem apenas mestrado, embora não seja possível utilizar o título de psicólogo. Vamos falar disso a seguir.

 

Colúmbia Britânica

Para atuar como psicólogo na Colúmbia Britânica é preciso possuir um doutorado, além de 1 ano de prática supervisionada durante os estudos. Quem tem mestrado pode trabalhar como psychological associate, mas não como psicólogo, desde que possua 1 ano de estágio supervisionado após o mestrado, e 3 anos de experiência supervisionada.

O College of Psychologists of British Columbia informa que existem muitas classes de registro, e é preciso identificar qual seria a melhor alternativa para cada aplicante, baseando-se nas experiências de trabalho e nas qualificações educacionais de cada pessoa. As principais categorias de registro são:

1) Registered Psychologist: este é o objetivo final de muitos estudantes de psicologia. Essa categoria é destinada a pessoas que já tenham um doutorado, e muito tempo de prática supervisionada, incluindo um período de estágio de 1 ano. Profissionais que possuem esse tipo de registro não têm restrições quanto à prática.

2) Temporary (supervised) registration: esta categoria vem logo antes da categoria acima, e é destinada a pessoas que já têm um doutorado, mas que ainda não têm a experiência necessária para obterem o título de psicólogo e o registro completo. Os profissionais nessa categoria podem praticar a profissão, desde que supervisionados por um psicólogo com maior experiência.

3) Psychology Assistant: esta categoria é reservada para quem não possui os requisitos para os outros tipos de licença, desde que o profissional possua qualificações para praticar a profissão sob a supervisão de um psicólogo registrado. A licença também está sujeita a restrições quanto ao tipo de trabalho (assim, o aplicante poderá trabalhar somente com testes psicométricos, por exemplo).

O CPBC oferece em seu site uma lista de requisitos a serem obedecidos para a obtenção do registro. O primeiro passo é a validação do diploma, no caso de aplicantes cujo diploma foi obtido fora do Canadá. Depois, vem a obtenção de cartas de professores ou colegas que atestem quanto à boa prática profissional do candidato. Também é necessário submeter a documentação que comprova que o candidato já atuou como psicólogo em outras jurisdições.

Também será preciso escolher uma área de atuação, e para isso o candidato deverá provar que possui a educação e a experiência necessárias para que possa oferecer ao público uma ampla variedade de serviços dentro dessa área. Fora isso, é necessário possuir uma apólice de seguro de responsabilidade profissional.

Por fim, é preciso fazer provas. O College faz uso de três provas distintas: uma diz respeito à prática em psicologia (Examination for Professional Practice in Psychology), outra é sobre jurisprudência (The Written Jurisprudence Examination), e a última é uma prova oral (The Oral Examination).

 

Alberta

Para ser um psicólogo em Alberta é necessário possuir um mestrado em psicologia, como informa o College of Alberta Psychologists. Assim como para todas as províncias, o primeiro passo sempre será a validação do seu diploma, e, no caso de Alberta, também será necessário fazer uma avaliação especializada, em que o College reserva para si o direito de dar a palavra final sobre as qualificações do candidato. Além disso, todos os documentos a serem fornecidos para fins de regulamentação deverão ser traduzidos por um tradutor juramentado.

Em seguida, será necessário completar um formulário de aplicação, que deverá ser enviado para o College juntamente com o comprovante de pagamento da taxa correspondente, os resultados da validação do diploma e da avaliação especializada feita pelo College, e os históricos acadêmicos e suas respectivas traduções juramentadas, de todas as instituições de ensino que você frequentou, e que devem estar também listadas no formulário de aplicação.

O IELTS acadêmico é um componente fundamental para aplicantes de fora do Canadá, a menos que o mais alto grau de instrução do candidato tenha sido em inglês, ou a menos que o candidato possua um diploma de ensino médio ou diploma correspondente a 2 anos de um curso universitário (em qualquer área) em inglês.

Em Alberta, existem duas categorias para o registro:

1) Registered Provisional Psychologist: trata-se do profissional que está em processo de completar sua qualificação para o registro como psicólogo na província. Esses profissionais precisam praticar sob a supervisão de um psicólogo registrado.

2) Registered Psychologist: seria o título final a ser conquistado por um profissional em psicologia. O registered psychologist pode trabalhar sem supervisão e sem restrições quanto ao local de trabalho e ao tipo de trabalho a ser realizado.

GROUP THERAPY

Ontário

O College of Psychologists of Ontario oferece uma explicação bem completa sobre os passos necessários para se tornar um psicólogo na província, no caso de profissionais que obtiveram sua educação fora do Canadá.

Em Ontário, existem dois tipos de registros para a prática profissional, de forma similar à província de Alberta:

1) Psychologist: exige um doutorado em psicologia

2) Psychological Associate: exige um mestrado em psicologia. Aqui, não é possível utilizar o título de psicólogo.

Ambas as categorias acima permitem a prática independente da profissão, mas antes disso é necessário obter um certificado autorizando a prática supervisionada. Isso é necessário para todos os aplicantes que possuem qualificações consideradas diferentes do que é esperado para a província.

O College oferece em seu site um extenso documento que trata da regulação da profissão. Lá, o candidato pode encontrar todas as informações a respeito dos requerimentos, taxas, e demais processos necessários para a obtenção da licença para a atuação profissional.

O College permite que alguns passos do registro sejam completados antes mesmo da chegada do candidato ao Canadá. Estamos falando do formulário de aplicação para prática supervisionada (quer o candidato possua mestrado ou doutorado), a submissão da equivalência do diploma, que pode ser feita através do WES (World Education Services), e a submissão do histórico acadêmico do candidato, a ser enviado diretamente pela instituição de ensino.

Outros documentos, de acordo com o Ontario Ministry of Citizenship and Immigration, são a declaração de boa conduta profissional, incluindo histórico de antecedentes criminais, prova de proficiência em inglês (que pode ser IELTS Academic, TOEFL iBT ou canTEST) ou francês (que pode ser TESTcan ou Test d’évaluation du français – TEF).

Para Ontário, é necessário completar 1.500 horas (ou 12 meses) de prática profissional supervisionada por dois membros do College.

Caso você não tenha certeza se possui todas as qualificações necessárias para a obtenção da licença, o College reserva para si o direito de indicar cursos adicionais aos aplicantes cujos processos não sejam satisfatórios no momento presente. O comitê de registros trabalha junto com o candidato para identificar áreas que precisam de atenção especial, e também para desenvolver um plano educacional apropriado.

Por fim, também é necessário realizar provas escritas sobre a prática profissional, ética e jurisprudência, e uma prova oral, cujo objetivo é avaliar se o candidato está apto para exercer a profissão de forma autônoma.

 

Manitoba

A Psychological Association of Manitoba é o órgão regulador desta província. Assim como para Ontário, existem em Manitoba duas categorias de registro: Psychologist e Psychological Associate, e as descrições e competências são idênticas às da outra província.

Em Manitoba, a diferença é que o aplicante precisa primeiro se registrar como candidato. As categorias são Psycholohy Candidate para profissionais que possuem um doutorado, e Psychological Associate Candidate para profissionais que possuem um mestrado.

Quanto à experiência, para o registro como Psychological Associate é preciso possuir 4 anos de experiência supervisionada por um psicólogo licenciado, e para o registro como Psychologist é preciso possuir 4 anos de experiência, também supervisionada por um psicólogo licenciado.

Para aplicantes cuja educação se deu fora do Canadá, é preciso fornecer histórico acadêmico, dados de registro profissional caso o candidato tenha atuado em outra província ou outro país, cartas de referência e documentos que comprovem a prática supervisionada durante dois anos em período integral.

Quanto às provas, é preciso, assim como para Ontário, realizar a prova de prática profissional, a prova de jurisprudência e a prova oral.

 

A seguir, na série Profissões Regulamentadas no Canadá: Farmácia!

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

 

Canadian Psychological Association
141 Laurier Avenue West, Suite 702
Ottawa, ON, K1P 5J3
Phone: 613-237-1674
Toll free (Canada): 1-888-472-0657
Fax: 613-237-1674
E-mail: cpa@cpa.ca
Website: www.cpa.ca

College of Psychologists of British Columbia
404-1755 West Broadway
Vancouver, BC, V6J 4S5
Phone: 604-736-6164
Toll free (BC) 1-800-665-0979
Fax: 604-736-6133
Website: www.collegeofpsychologists.bc.ca

College of Alberta Psychologists
2100 Sun Life Place, 10123 – 99 Street NW
Edmonton, AB, T5J 3H1
Phone: 780-424-5070
Toll free (AB): 1-800-659-0857
Fax: 780-420-1241
Website: www.cap.ab.ca

The College of Psychologists of Ontario / L’Ordre des Psychologues de l’Ontario
110 Eglinton Avenue West, Suite 500
Toronto, ON, M4R 1A3
Phone: 416-961-8817
Toll free: 800-489-8388
Fax: 416-961-2635
Email: cpo@cpo.on.ca / registration@cpo.on.ca
Website: www.cpo.on.ca

The Psychological Association of Manitoba
162-2025 Corydon Ave, #253
Winnipeg, MB, R3P 0N5
Phone: 204-487-0784
Fax: 204-489-8688
Email: pam@mymts.net
Website : www.cpmb.ca

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.