A província canadense de Québec está com inscrições abertas para o Merit Scholarship Program for International Students, que oferece bolsas de doutorado, pós-doutorado e para pesquisas de curta duração. O programa é gerido pelo Fonds de Recherche du Québec – Nature et Technologies (FRQNT) e financiado pelo Ministère de l’Éducation et de l’Enseignement Supérieur du Québec (MEES).

Há uma categoria de bolsa de estudo aberta a estudantes de todos os países do globo e seis categorias específicas, para estudantes de seis países, entre eles o Brasil. As inscrições vão até o dia 1º de outubro deste ano. Todos os bolsistas contarão com seguro médico pelo sistema de saúde pública do Québec e, também, estarão isentos de pagar a tuition (taxas escolares) mais altas, exigidas para estudantes estrangeiros.

*Saiba mais sobre a imigração para a província francófona do Canadá clicando aqui.

Os bolsistas de doutorado receberão CAD$ 25 mil por ano, por até três anos. Após o fim deste prazo, é possível pedir extensão por mais até 12 meses. Caso a bolsa seja estendida, o valor recebido será de mais CAD$ 1 mil por mês. Essas bolsas são direcionadas para pesquisadores que estejam para começar o doutorado ou que estejam cursando até o nono semestre de seu programa. 

Já os bolsistas de pós-doutorado vão receber CAD$ 35 mil por um ano e os pesquisadores de curta duração receberão CAD$ 3 mil por mês, por até quatro meses. Nestes dois casos não há possibilidade de extensão das bolsas de estudo. Os candidatos à bolsa de pós-doutorado devem ter defendido suas teses de doutorado a partir de 1º de outubro de 2017. As bolsas de curta duração ou de aperfeiçoamento profissional são destinadas a universitários, alunos de cursos técnicos ou pesquisadores que tenham concluído o doutorado a partir de 1º de outubro de 2014. 

Após a aprovação nas para a bolsa, os candidatos deverão estar atentos aos tipos de vistos necessários para viver no Canadá durante o período de estudos. Segundo o FRQNT, para as bolsas de doutorado, os candidatos precisam ter um Certificado de Aceitação do Québec (CAQ) emitido pelo Ministère de l’Immigration, de la Diversité et de l’Inclusion du Québec e uma permissão de estudo emitida pelo consulado canadense válida por toda a duração de  bolsa de estudos. Os bolsistas de pós doutorado devem ter uma permissão de trabalho emitida pelo consulado do Canadá durante toda a duração da bolsa. Já os candidatos às bolsas de curta duração, deverão ter visto de residente temporário ou uma eTA. 

Os resultados das bolsas serão divulgados em abril de 2020. Para saber toda a documentação necessária, acesse: http://www.frqnt.gouv.qc.ca/en/bourses-et-subventions/consulter-les-programmes-remplir-une-demande/bourse/merit-scholarship-program-for-foreign-students-pbeee–4xqvxkrz1560964410956.

*Veja detalhes sobre o mercado de trabalho em Quebec clicando neste link.

A nossa parceira acadêmica, a 3RA Intercâmbio, pode te ajudar na escolha da melhor instituição de ensino e nós, da Immi, te auxiliamos em todo o processo de visto de estudo. Mande um email para contact@immi-canada.com e saiba mais!

Fontes: 

http://www.frqnt.gouv.qc.ca/en/bourses-et-subventions/consulter-les-programmes-remplir-une-demande/bourse/merit-scholarship-program-for-foreign-students-pbeee–4xqvxkrz1560964410956;

https://www.infomoney.com.br/carreira/governo-de-quebec-oferece-bolsas-de-doutorado-e-pos-doutorado-no-canada/amp/.

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook