Grupo 1
Grupo 1
Remembrance Day: Um feriado para prestar homenagens

Remembrance Day: Um feriado para prestar homenagens

11 de Novembro de 2022

Você sabe o que é o Remembrance Day? Comemorada no dia 11 de novembro, a data celebrada em países que compõem a Commomwealth britânica (52 países, a maioria antigas colônias inglesas), entre eles o Canadá, homenageia todos os combatentes que morreram em guerras pelo mundo.

A data refere-se ao fim da Primeira Guerra Mundial, no dia 11 de novembro de 1918, quando foi assinado o armistício que encerrou o conflito após quatro anos de violência. Nos Estados Unidos, o dia comemorativo recebe o nome de Veteran’s Day e tem a mesma finalidade.

Já no Canadá, Remembrance Day é um feriado em muitas províncias. New Brunswick, Ontario, Quebec e Northwest Territories reconhecem a data, mas não consideram como feriado, ou seja, empresas e escolas não ganham o dia de folga — diferente do resto do país. Mesmo assim, as homenagens e celebrações em respeito ao Remembrance Day acontecem por todo o Canadá, sendo feriado ou não.

Símbolo de respeito

O maior símbolo da data é a poppy, ou papoula, uma florzinha vermelha que é associada aos veteranos militares desde o começo do século passado. Nos dias que antecedem o Remembrance Day, é comum ver pessoas pela rua usando uma poppy (artificial) presa na lapela (recomenda-se prendê-la o mais próximo do coração possível). É uma maneira dos canadenses mostrarem seu respeito.

Cerimônia na semana do Remembrance Day

Segundo a história oficial, a poppy foi adotada como símbolo por causa do poema "In Flanders Fields", sobre a Primeira Guerra. O poema menciona que as poppies foram as primeiras flores a brotarem nos túmulos dos soldados mortos, e a alegoria tornou-se tendência. Essas pequenas florzinhas de plástico com um alfinete nas costas são distribuídas gratuitamente em vários estabelecimentos canadenses.

Na cidade de Edmonton, capital da província de Alberta, são realizadas pela prefeitura cerimônias oficiais abertas a toda a população, assim como outras instituições do município. A Universidade de Alberta e algumas igrejas, por exemplo, organizam eventos para a data. E acredite, muitos canadenses participam de tais cerimônias super emocionados. Afinal, nas Primeira e Segunda Guerra, foram cerca de 100 mil canadenses mortos.

Gratidão aos veteranos

Outra prática comum é oferecer produtos e serviços gratuitamente para veteranos durante o Remembrance Day, como um reconhecimento pelos serviços prestados ao país. Algumas cafeterias podem oferecer café gratuito para veteranos identificados (com a carteirinha do exército, por exemplo), e o sistema de trânsito de algumas cidades também oferece transporte de graça nesse dia para militares aposentados. 

Restaurantes e lojas concedem descontos e alguns lugares podem dar entrada gratuita para veteranos de guerra. Também é praxe visitar cemitérios para deixar lá sua homenagem respeitosa aos combatentes enterrados, colocando as famosas poppies em cima dos túmulos. E a High Level Bridge, uma ponte que passa sobre o rio da cidade de Edmonton, fica toda iluminada de vermelho e branco.

Um feriado para refletir

A forma como o povo canadense leva a sério o Remembrance Day diz muito sobre a forma como o país respeita e sente orgulho de quem já lutou pelo país. Da mesma forma, o feriado repleto de homenagens serve também de reflexão sobre as inúmeras guerras que assolaram e ainda assolam o planeta.

Saiba ainda mais sobre o Canadá

Quer saber mais sobre o Canadá? Fique ligado nas nossas redes sociais e no nosso site. 

Você também pode entrar em contato com a nossa equipe e começar agora mesmo seu Plano Canadá! 

Aproveite a novidade: o primeiro contato é gratuito!

contact@immi-canada.com

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist