Um tema que sempre confunde aos que pretendem viver (temporariamente ou permanentemente) no Canadá é a diferencia entre Residência Permanente e Temporária.

A Residência Temporária, de maneira direta e clara, é aquela que terá um início e fim. Ou seja, que a sua estadia no Canadá tenha “prazo de validade”.

Por exemplo: Um Visto de Turista, ele é considerado de Residência Temporária, pois uma vez que a pessoa entre no país, normalmente, ela tem até 6 meses consecutivos para permanecer, sem necessidade de um processo de extensão.

O mesmo acontece com o Visto de Estudo, independente se seja um curso simples ou até mesmo um realizado em um College ou Universidade. Ele também será de Residência Temporária, já que a permissão de estadia concedida pela Imigração Canadense é baseada na duração do seu programa de estudo, onde a data final do programa em si seria a que você retornaria ao seu país de origem.

Mas se estou indo para um programa de estudo visando a imigração, o meu visto ainda é temporário?

Sim! Cada processo funciona individualmente. No primeiro momento você terá um visto de estudo temporário, para realizar o seu programa. Se o seu curso te dá o direito a aplicar ao Post-Graduation Work Permit, você fará um novo processo, onde uma permissão de trabalho temporária será emitida para você. Tudo com data de início e fim.

E em que momento eu terei acesso à Residência Permanente?

Uma vez que você cumpra os requisitos e possa pleitear a Residência Permanente, o tão famoso PR, e a Imigração acatar a sua solicitação, aí sim você estará aplicando para uma Residência sem data final pré-definida.

Por exemplo: Se você possui os requisitos para a aplicação do Express Entry, recebe o ITA (Invitation To Apply), envia toda a documentação e tem a sua Residência PERMANENTE concedida, você não terá uma data pré-estabelecida para deixar o país. Você já é considerado um RESIDENTE PERMANENTE do Canadá.

Então vamos lá, resumindo: Somente pelo fato de você aplicar para um Programa de Estudo, onde a sua intenção futura é morar permanentemente no Canadá, não significa que você já irá ter essa residência definitiva durante a solicitação do seu visto de estudo. Os processos são feitos por etapas e é importante ter ciência que nada é garantido, ok?

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.