Vamos começar este post com um simples exemplo, para que você possa realmente entender o que é a Restauração do seu Status (Restoration of Status).

restore

Exemplo:

Você solicitou a extensão da sua permissão de estudo, mas ao receber a resposta da Imigração Canadense, a mesma veio negada e a permissão que você possuía anteriormente venceu. E agora?! Tenho que sair imediatamente do país?! TALVEZ!

Tudo dependerá da carta que você receberá da imigração, onde ela poderá te conceder o direito ao chamado Restoration of Status. Neste caso você poderá ter até 90 dias, a partir da data de expiração da sua permissão inicial ou conforme a data imposta pela imigração, para regularizar a sua situação no Canadá. Ou seja, se ao receber a notificação e nela existir a possibilidade de restaurar o seu status, você terá de fazê-lo dentro de até 90 dias. Caso contrário, você deverá deixar o país, também, no prazo estipulado pelo Governo do Canadá.

Vale ressaltar que esses possíveis 90 dias concedidos, não são para serem “aproveitados” como mais um tempo de “férias” no Canadá, e sim para regularizar a sua situação.

Veja outros casos, onde deverá ser solicitado a Restauração do Status:

1) Se você permaneceu no Canadá mais tempo do que o período autorizado para a sua estadia;

2)Você mudou de empregador ou de área de atuação antes de obter uma nova autorização de trabalho (Caso de possuidores de Work Permit ligados a uma determinada empresa e/ou função);

3)Você mudou a área de estudo (curso), instituição de ensino, local ou tempo e período de estudos sem uma prévia aplicação de alteração nas condições do seu visto de estudante, caso eles estejam ligados à uma determinada instituição e/ou curso;

4)Você ainda é elegível à restauração, se você satisfaz os requisitos iniciais para a sua estadia e não deixou de cumprir outras condições impostas.

Ao solicitar a Restauração, seja para Estudo ou Trabalho, não há garantia de que o seu pedido será aceito. É necessário fornecer detalhes completos do por que do “não” para sua primeira aplicação. No formulário a ser preenchido, existe um campo específico para isso.

Atente-se que, ao reaplicar, solicitando a Restauração, além da taxa referente ao tipo de visto, você deverá pagar uma multa.

Veja:

*Visitante: CAD$200 (Taxa + Multa)

*Estudo: CAD$350 (Taxa + Multa)

*Trabalho: CAD$355 (Taxa + Multa)

Se for uma reaplicação em família, e mais de um membro necessita realizar a Restauração, o valor pago é referente a cada aplicação.

No caso de Restoration of Status não existe um Processing Time específico, sendo assim a resposta da sua reaplicação poderá demorar mais que o normal*.

*O prazo médio é de 16 semanas.

Ainda com dúvidas?! Envie-nos um e-mail: [email protected]

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.