Já é de conhecimento de muitos que todos os processos de imigração para o Canadá utilizam de regras pré-estabelecidas, porém em constante aprimoramento e mudança. E durante o ano de 2017 não foi diferente, foram diversos anúncios, muitas notícias, alterações, anúncio de novos programas, residências emitidas e convites para aplicar enviados. Neste artigo fizemos uma retrospectiva com os principais acontecimentos. Claro que não conseguiremos listas todos, nos detalhes, mas tentamos elencar os mais importantes.

Novo ministro da imigração

O ano de 2017 começou com muitas novidades no que diz respeito a imigração no Canadá. Uma das principais foi o anúncio e a posse do novo ministro da área. Ahmed Hussen está no cargo e é originário da Somália. Ele chegou em terras canadenses no ano de 1993, como refugiado, tem 40 anos e já havia entrado para a história, sendo eleito como primeiro deputado canadense nascido na Somália, em 2015.

Logo no início da gestão, Hussen anunciou que uma de suas prioridades era trabalhar em parceria com o Ministério da Justiça e o Ministério da Segurança Pública para mudar a Lei da Cidadania, que dá a direito de revogar a cidadania dos cidadãos que possuem dupla nacionalidade. Ele também ressaltou que gostaria de rever as questões de visto para o país, desburocratizando o processo, para promover o crescimento econômico. O político lida com a obrigação de melhoria no prazo de todos os vistos e permissões que dizem respeito aos programas de imigração.

Para acessar os artigos completos que fizemos sobre o assunto, clique nos links abaixo:

www.immi-canada.com/quais-serao-as-prioridades-do-novo-ministro-da-imigracao/

www.immi-canada.com/novo-ministro-da-imigracao-chegou-ao-canada-como-refugiado/

Eletronic Travel Authorization (ETA)

Esta talvez foi uma das mudanças e o anúncio mais significativo e esperado para todos os brasileiros. Desde o dia 1o de maio de 2017 o Brasil faz parte dos países que são beneficiados com a Eletronic Travel Authorization (ETA). Ela nada mais é do que uma autorização eletrônica de viagem, que isenta as pessoas que atendem aos critérios estipulados pelo departamento de imigração do governo canadense, de passarem pelo processo de visto de turismo para viajar ao Canadá.

Veja o vídeo que a nossa consultora de imigração, Celina Hui, fez a respeito da nova regra:

O ETA pode ser solicitado por quem já possui um visto norte americano válido ou teve um canadense aprovado nos últimos dez anos. Os que não se enquadram nestes dois critérios devem passar pelo processo normal de solicitação de visto. A aplicação é rápida, basta preencher um formulário online, pagar uma taxa de $7 CAD e aguardar o retorno por email.

Para acessar o artigo completo que fizemos sobre o assunto, clique no link abaixo:

www.immi-canada.com/valendo-saiba-quem-pode-solicitar-o-eta/

Mudanças na Lei da Cidadania entram em vigor

Em junho de 2017 a Lei da Cidadania finalmente foi alterada e, as mudanças prometidas pelo novo ministro da imigração, entraram em vigor. O que quer dizer que diversas disposições antigas da lei foram revogadas, entre elas a que obrigava os candidatos a cidadãos canadenses a demonstrar que queriam continuar vivendo no país quando requeriam a nacionalidade.

No mesmo pacote de mudanças, foram divulgadas outras novidades aos que almejam o passaporte canadense. Porém estas medidas entraram em vigor somente em outubro deste ano. Entre elas, está uma redução de tempo que o aplicante precisa estar fisicamente no Canadá e, o período gasto com estudo ou trabalho, antes de obter a residência permanente no país, também pode contar.

retrospectiva

Para acessar os artigos completos que fizemos sobre o assunto, clique nos links abaixo:

www.immi-canada.com/agora-e-oficial-bill-c-6-entrou-em-vigor/

www.immi-canada.com/cidadania-canadense-mudancas-facilitam/

Idade de dependentes alterada

Outra significativa novidade foi a alteração da idade dos dependentes, ocorrida em outro deste ano. Na verdade foi uma retomada. Entre 2002 e 2014 os menores de 22 anos eram considerados dependentes nos processos para imigração e vistos em família. Porém, no governo conservador, isso mudou e foi reduzido para 19 anos, atitude bastante criticada na época.

O governo liberal de Justin Trudeau retomou o número anterior, com o objetivo de voltar a promover a reunificação familiar, permitindo que estudantes, trabalhadores e residentes permanentes tragam seus filhos entre 19 e 22 anos ao país.

Para acessar o artigo completo que fizemos sobre o assunto, clique no link abaixo:

www.immi-canada.com/idade-maxima-de-dependentes-volta-ser-ate-22-anos-no-canada/

Números e projeções para os próximos anos

Em novembro foi divulgado o censo Canadá de imigração, com números dos últimos anos e projeções para o período que compreende 2018 até 2020. Os dados são animadores: eles pretendem aumentar o número de imigrantes para cerca de 340 mil por ano até 2020, o que nos leva a quantia de 1 milhão de novos moradores. A provisão para 2018 é de 310 mil, enquanto em 2019 o número aumentará para 330 mil, chegando a meta de 340 mil em 2020.

Segundo o governo, estes são os níveis mais ambiciosos de imigração da história recente. Ahmed Hussen também declarou que serão criados novos sistemas e incentivos para receber os recém chegados. “Trazer um recém-chegado para o Canadá é metade do trabalho. Temos de ter a certeza que são dadas a estas pessoas as ferramentas necessárias para serem bem-sucedidas”, afirma. Os valores divulgados vão representar 1% da população nacional o que, segundo o Ministro, será fundamental para que o país continue tendo uma economia competitiva.

Para acessar o artigo completo que fizemos sobre o assunto, clique no link abaixo:

www.immi-canada.com/canada-um-milhao-de-imigrantes-2020/

Mudança anunciada nas regras de saúde

O governo estabeleceu uma norma há 40 anos, estipulando que pode negar a entrada de pessoas que possam gerar uma demanda excessiva por parte do sistema público de saúde do país, o que inclui portadores de doenças crônicas e necessidades especiais. Contudo, no início de dezembro, o Ministro da Imigração, Ahmed Hussen, anunciou que os responsáveis pela entrada de novas pessoas no país consideram esta lei injusta e que, em breve, a medida vai deixar de existir e virar somente história.

Para acessar o artigo completo que fizemos sobre o assunto, clique no link abaixo:

www.immi-canada.com/canada-vai-mudar-saude-para-imigracao/

British Columbia terá investimentos no público infantil

No início de dezembro o governo provincial de British Columbia anunciou que irá investir em novos espaços para as crianças: assistências, novas escolas e day cares (creches). Segundo as autoridades locais, o objetivo é alcançar pelo menos 50 comunidades na região.

Está previsto um investimento de $33 milhões, que deverá beneficiar 103 projetos que serão responsáveis por criar mais de 3.800 vagas, tornando o sistema mais acessível para os pais. Serão contemplados espaços especiais em escolas, centro comunitários, organizações sem fins lucrativos, etc. Aumentar a qualidade do atendimento dos filhos da população indígena (nativos) também é parte da ação.

retrospectiva

Para acessar o artigo completo que fizemos sobre o assunto, clique no link abaixo:

www.immi-canada.com/canada-provincia-investira-em-mais-assistencia-as-criancas/

Novidades nos processos de imigração provinciais

Durante todo o ano, com mais ocorrências nos últimos dois meses, também foram anunciadas novidades e mudanças na imigração por parte das províncias, os famosos Provincial Nominee Program (PNP). Algumas das alterações já entraram em vigor e outras vão valer a partir de 2018 ou, ainda, no decorrer do próximo ano.

Quebec divulgou seu novo plano de imigração, Alberta e Manitoba fizeram mudanças nos seus processos provinciais e Ontario acrescentou categorias e também fez algumas alterações nos processos. Veja informações completas nos links abaixo.

Ontario: www.immi-canada.com/ontarios-express-entry-skilled-trades-stream-novidades/ e www.immi-canada.com/ontario-assina-acordo-com-foco-nos-novos-imigrantes/.

Alberta: www.immi-canada.com/alberta-lanca-imigracao-provincial/.

Quebec: www.immi-canada.com/quebec-plano-de-imigracao-para-2018/.

Manitoba: www.immi-canada.com/provincia-de-manitoba-mudancas-imigracao/.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet