Saiba como se preparar para entrevista via Skype

Se você está concorrendo a uma vaga de trabalho no exterior, a possibilidade de precisar fazer uma entrevista de emprego online por videoconferência, principalmente via Skype, é muito grande. Mas não é somente nesta situação não, pois há diversas empresas e recrutadores que aderiram a esta prática estando em cidades diferentes ou não. É prático, uma forma economizar tempo e até dinheiro com uma possível necessidade de se locomover.

Aliás, o Skype é uma ferramenta cada vez mais utilizada no mundo dos negócios.  Nós da Immi Canadá, por exemplo, disponibilizamos o serviço de consultoria de imigração online com uma excelente aprovação dos clientes, eficiência e praticidade para ambos os lados. Então é possível obter vantagens ao utilizar estes recursos proporcionados pela tecnologia, bem como fazer um excelente uso deles, até mesmo para selecionar talentos, não é mesmo?

Com base em uma matéria elaborada pela empresa Michael Page Canadá, que atua no segmento de recrutamento de executivos para cargos de média e alta gerência, trouxemos desta vez algumas dicas com relação ao tema entrevistas de emprego por Skype.

Destacamos as informações importantes que devem ser observadas e o objetivo é ajudar aqueles que precisam passar por este momento. Um pessoa que está melhor preparada, com certeza irá transparecer mais tranquilidade, confiança e credibilidade. Podemos começar?

worried young business man with technical problems at computer

Verifique o seu equipamento e a conexão com a internet

Antes de entrar em ação e mostrar todas as suas qualidades para o entrevistador, é preciso verificar qual o aparelho que vai utilizar para o contato, sendo preferencialmente desktop ou laptop, ao invés de tablet ou telefone. Isso pelo fato de que assim se evita o desconforto de ficar segurando o eletrônico enquanto fala.

Se certifique também que está em um com uma boa conexão de internet, para evitar que de repente haja um problema de comunicação durante a conversa com avaliador. Verifique o volume do sistema de áudio, o microfone e se a câmera está com as definições corretas. O enquadramento recomendado é aquele em você irá aparecer da altura dos ombros para cima claramente.

Lembre-se que se o posicionamento da câmera estiver muito alto, pode ser que quem está do outro veja somente o topo de sua cabeça, o que está errado, claro! Mas se tiver baixa o rosto pode ficar destorcido ou ainda focalizar apenas a imagem do nariz para cima, o que também não é legal.

O que pode aparecer de fundo e qual a roupa ideal?

Mais uma preocupação quanto a posição a qual o avaliador irá ver o concorrente à vaga, é de não deixar visível no cenário um guarda-roupa desorganizado ou ainda um pôster do artista preferido (apenas como exemplos possíveis de ocorrer!). O recomendado é se posicionar com um fundo de cor clara, mais simples. Há necessidade de se atentar quanto a uma boa iluminação, sem sombras, para que o recrutador consiga enxergar claramente.

Começou a entrevista? Então olhe para o sentido da câmera naturalmente, da mesma forma como ocorre em uma entrevista presencial. Essa regra inclui a questão da escolha da roupa que for vestir, pois não é pelo fato de estar em um ambiental informal que a pessoa deva se apresentar de camiseta, bermuda e chinelo. Tem que agir profissionalmente, com a postura e o figurino que o momento (e a vaga) exige.

Evite as possíveis distrações

Não cometa o erro de olhar para alguém que estiver passando perto de você durante a entrevista, ou parar de repente para atender ao telefone. Quem estiver em casa, deve avisar a todos os familiares que passará por uma entrevista profissional e que precisa de total privacidade neste momento. Se ficar alguém ao lado falando, mesmo que tente ajudar, pode prejudicar o processo seletivo.

Quando estiver escutando uma pergunta ou alguma consideração sobre a vaga ou a empresa, sinalize que está prestando total atenção, a linguagem corporal também conta para o contato online. De forma calma, válido balançar a cabeça acenando positivamente e olhando para a câmera, como uma maneira de expressar que se está atento diante do que é dito. E este mesmo olhar vale durante as respostas.

É sempre bom ouvir com atenção antes de falar

Essa regra é de ouro para uma comunicação eficiente. Mas também ocorre que algumas vezes é possível que haja algum atraso entre o tempo de quem fala e o seu ouvinte. Assim, é recomendado que sempre se aguarde alguns segundos antes de responder a uma pergunta no caso de perceber esse tipo situação. O cuidado evita que uma pessoa acidentalmente interrompa a outra no meio de uma frase.

shutterstock_1127693291

Selecionamos ainda mais algumas dicas rápidas e importantes!

  1. Confira o nome (o usuário) e e-mail associados a sua conta do Skype, bem como a foto que o identifica, para garantir que ambos estão adequados para um contato profissional
  2. Conecte-se sempre um pouco antes do horário agendado, faça os devidos testes no equipamento e evite assim qualquer atraso de sua parte
  3. É necessário fechar todos os programas do computador, desativar possíveis sinais sonoros que muitas pessoas deixam, por exemplo, para indicar que chegou uma nova mensagem
  4. Deixe o currículo que você enviou de forma impressa e por perto, pois caso precise rapidamente confirmar alguma informação não terá problema
  5. Sorria! Mesmo que esteja um pouco nervoso, um sorriso sincero é sempre uma excelente opção para demonstrar simpatia e até relaxar um pouco
  6. Seja mais objetivo e evite respostas muito longas que possam deixar o diálogo cansativo
  7. Acabou a entrevista? Então pode elaborar um e-mail de agradecimento e cruze os dedos para que o recrutador entre em contato novamente com uma reposta positiva!

Que bom, você leu até aqui! Então já deve estar bem preparado, mas…

Pratique! É chegado o momento de colocar em prática todas essas dicas. Treinar sozinho na frente do espelho ou até mesmo com um amigo via Skype, também é um excelente exercício para corrigir possíveis falhas e ganhar confiança para o momento em quando estiver diante de uma situação real.

Gostou? Então já pode curtir, comentar e compartilhar. Boa sorte nos seus desafios!

 

 

Comentários Facebook