Saiba mais sobre Morden (Manitoba) e seu processo de imigração

Você já ouviu falar na cidade de Morden? Ela está localizada na província de Manitoba e tem uma população de cerca de 9 mil habitantes (fica a cerca de 110 quilômetros de Winnipeg). Segundo dados de seus sites oficiais, a qualidade de vida é o grande atrativo, aliado a toda riqueza de sua cultura, que é valorizada por diversas ações e projetos, inclusive com a realização de celebrações ao longo do ano.

Mas vamos destacá-la também por outro diferencial: por realizar um processo de seleção próprio focado nos candidatos que desejam imigrar para este território. Isso mesmo! Morden abre uma possibilidade extra para as pessoas de determinadas profissões e que correspondam a um perfil específico. As regras e critérios tem como base a realidade econômica desta comunidade, visando atrair aqueles que realmente possam ajudar, principalmente para os segmentos que tem menos trabalhadores qualificados locais. 

Mas antes, vamos conhecer um pouco mais a cidade…

 

O clima de Morden é frio e temperado, sendo que o mês mais quente do ano é julho, que tem temperatura média em torno de 20 °C, sendo no inverno a média de -16 °C. A cidade está na região do centro-sul da província de Manitoba, denominada Pembina Valley, que oferece diversas atrações como várias atividades de lazer e esportivas ligadas a natureza. Os visitantes se deparam com belas esculturas espalhadas pelas ruas, bem como podem fazer um passeio guiado para saber mais a respeito da arquitetura local.

O tradicional Festival “Corn & Apple”, a programação do Centro de Eventos “Access”, o “Minnewasta Golf”, o “Fossil Canadian Discovery Centre” (cuja raridade de um dos seus fósseis está no Guinnes Book, o livro dos recordes!), são opções de diversão para a população e atraem muitos turistas. Nesta área canadense há ainda o Lago Minnewasta e ao seu redor existem famosas trilhas e uma gigantesca área livre frequentadas principalmente no verão.

Imigrando para Morden

De acordo com a legislação de imigração do Canadá, as províncias e suas cidades podem modificar ou adaptar seus critérios de aceitação dos novos residentes permanentes. Isso acontece com o objetivo de atrair pessoas que realmente possam se adaptar a comunidade com sucesso, contribuindo dentro do contexto da realidade de sua população e consequentemente a economia local.

Morden atua sim em parceria com os programas provinciais de Manitoba, porém possui outra maneira de analisar o perfil dos que realmente demostram interesse em morar ou abrir um negócio em seu território. Existem várias regras, mas em linhas gerais, os candidatos que estiveram dentro do perfil procurado pela cidade, passam por uma análise por parte de um comitê da cidade e os aprovados recebem uma carta de apoio para o processo da província.

No programa de trabalhadores qualificados (MCDII’S Skilled Worker Program), entre as exigências estão:  –  Ter de 21 e 45 anos de idade; possuir um diploma ou certificado de conclusão de ensino pós-secundário ou programa de treinamento de pelo menos um ano de duração; ter nota mínima 5 em cada um dos quesitos do teste IELTS; prova financeira ($ 10.000 CAD para o requerente principal e $ 2.000 para cada dependente); comprovar pelo menos dois anos de experiência de trabalho nas ocupações que a cidade busca (em tempo integral e nos últimos cinco anos), entre outros. 

Há também alguns demais fatores que determinam a elegibilidade do candidato, que são:

– Não possuir nenhuma conexão com outras partes do Canadá (ou seja, amigos, parentes, algum emprego anterior ou ainda estudo)

– Demonstrar a intenção real, bem como a capacidade de se estabelecer em Morden

– Os candidatos devem aplicar estando fora do Canadá e as visitas exploratórias para conhecer Morden somente podem ser feitas uma vez que se tenha um convite formal emitido pela cidade

 

Profissionais procurados 

O número de pessoas interessadas neste programa de imigração é grande, e no momento está sendo dada a preferência para profissionais com experiência em áreas de manufatura, marcenaria, operadores de máquinas de fábrica de costura e mecânico de veículos pesados. Ter vivência na área rural e facilidade de se adaptar ao clima e cultura também podem ser observados.

Desta maneira, a cidade se esforça para ajudar os empregadores na busca de trabalhadores qualificados, que possam preencher as suas vagas em aberto, medida que foi intensificada a partir de 2012. E quem precisar ter mais informações de como abrir um negócio próprio nesta parte do Canadá, deve acessar as informações sobre o programa específico para esta finalidade clicando aqui.

Dica: em 2014 fizemos a matéria “Morden’s Community Driven Immigration Initiative – Como imigrar para Morden, Manitoba” e na época apareciam outras áreas de demanda nesta cidade, por isso, vale a pena ficar sempre de olho nas profissões que Morden procura!

Veja todos os programas de imigração que estão no site oficial de Morden aqui.

E você, quer saber se tem o perfil para imigrar para Morden (Manitoba) ou outra cidade do Canadá? Nós podemos lhe ajudar… entre em contato! Immi Canada

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.