Saiba mais sobre o atendimento do “Service Ontario”

“Ontário Photo Card”, “Health Insurance Plan”… estes e outros nomes podem em algum momento fazer parte da vida de quem escolheu como destino especificamente uma das cidades canadenses da província de Ontário (como por exemplo, Toronto, Brampton Hamilton, Ottawa e Windsor). Por isso, é importante saber mais sobre cada um deles e também como podem ser acessados, certo? Assim, desta vez vamos explicar um pouco a respeito dos diversos serviços que são prestados pelo “Service Ontario”.

Trata-se de um órgão de atendimento do governo local voltado tanto para os cidadãos quanto para as empresas, com uma área ampla de atuação. Existem centenas de unidades e estes espaços são responsáveis pela emissão de vários documentos, renovações e registros. Confira agora grande parte do que é disponibilizado pelo “Service Ontario”, e quando precisar de um deles basta procurar algum dos endereços que estão neste link aqui

service-canada-1

OHIP – o cartão de saúde de Ontário

A província de Ontário possui o “Ontario Health Insurance Plan” (OHIP), que é o sistema público de saúde.  Para ter acesso ao plano existe a exigência de que a pessoa esteja dentro dos critérios de elegibilidade, e assim consegue solicitar o cartão de identificação, o “Health Card”. Com este documento que é emitido no “Service Ontario” é possível ter acesso a consultas, exames e demais procedimentos médicos que são custeados pelo governo provincial.

Em geral, ele é um direito dos cidadãos canadenses, residentes permanentes, refugiados, além de estrangeiros que vivem legalmente no país e possuem a devida permissão de trabalho, bem como cumpram determinadas condições. Além da emissão do cartão do OHIP propriamente dita, as pessoas conseguem ainda fazer a renovação, substituição e cancelamento do mesmo, assim como qualquer outra ação ligada a ele.

Confira ainda mais informações detalhadas a respeito deste benefício na matéria que tratamos especialmente sobre o assunto: “Ontario Health Insurance Plan (OHIP) – Como funciona?”.

Ontário Photo Card

Os residentes das cidades de Ontário que são maiores de 16 anos de idade, podem solicitar um “Photo Card” ou “Photo ID”. Trata-se de um documento que é emitido nas unidades do “Service Ontario”, inclusive para quem vive na cidade temporariamente. Ele tem uma função que é bem parecida com um RG brasileiro, no sentido de servir como identificação em situações diversas, como por exemplo, para comprovar a maioridade ou ainda no momento de abrir uma conta no banco.

Entre as informações incluídas neste documento estão o nome completo, o endereço, a data de nascimento e a estatura. Desta forma, durante a rotina diária o portador estrangeiro pode usá-lo e deixar o passaporte guardado: muito mais seguro e prático, não é mesmo? O “Ontario Photo Card” somente é substituído pela carteira de motorista emitida nesta província.

O custo para solicitá-lo é de $35 CAD (dado de nov/2016) e segundo o site oficial o cartão demora de quatro a seis semanas para ser enviado ao endereço cadastrado.

Mais alguns serviços prestados no “Service Ontario”

Para motoristas e futuros motoristas: emissão da Carteira de Habilitação (no Service Ontario College Park) renovação da Carteira de Habilitação, documento de compra ou venda de um veículo usado, histórico do veículo, registros de veículos, emissão de placa de carro personalizada, permissão de estacionamento acessível, entre outros. E a respeito deste tema, não deixe de conferir as matérias “Tire suas dúvidas sobre dirigir em Ontário – parte 1” e também a “Tire suas dúvidas sobre dirigir em Ontário – parte 2”.

Atividades permitidas: no atendimento do “Service Ontario” é possível solicitar uma permissão para caçar e pescar na província

Documentos para empresas: pesquisa, registro e alteração do nome de empresas e registro de instituições sem fins lucrativos

Demais documentos importantes de pessoas físicas: certidão de casamento, registro de nascimento e atestado de óbito.

Além das unidades físicas, alguns procedimentos já estão disponibilizados online. Confira a lista completa de tudo o que faz parte do atendimento do “Service Ontario” clicando aqui.

 

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.