Grupo 1
Grupo 1
Saiba tudo sobre o mercado de trabalho canadense e como montar seu currículo

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho canadense e como montar seu currículo

21 de Janeiro de 2023

Não é novidade que o Canadá é um país super receptivo para receber imigrantes, principalmente aqueles que vão levar consigo uma bagagem profissional ao país. Esse é, aliás, um dos principais requisitos para brasileiros e pessoas de outras nacionalidades que querem fazer o processo para ser residente permanente ou conseguir um visto de trabalho. 

A colocação no mercado de trabalho é também uma das principais preocupações de quem decide se mudar para o Canadá. E quando comparamos com o processo de recolocação profissional em outros países, como o Brasil, por exemplo, notamos que existem diferenças em diversos aspectos como: estruturação do currículo ou resumé, a importância de anexar uma carta de apresentação, as ferramentas de pesquisa de vagas e até o jeito de se comportar durante uma entrevista, seja ela presencial ou online. 

Confira abaixo algumas das informações mais valiosas para você que sonha em ingressar neste mercado tão receptivo aos estrangeiros.

Pré-entrevista

Aliás, a primeira diferença que podemos ressaltar é sobre a pré-entrevista antes de um contato presencial.

Muitos recrutadores no Canadá costumam estabelecer contato com o candidato antes de um encontro presencial. É comum passar por algumas fases durante o recrutamento. Podendo ser a primeira uma entrevista inicial por telefone, ou até mesmo um pequeno questionário para que o setor de recursos humanos (RH) ou o responsável pelo processo seletivo, consiga fazer uma avaliação inicial dos candidatos e identificar os perfis que seguirão para a próxima etapa.

É preciso mostrar capacidade

Porém, antes de tudo, é necessário buscar uma vaga de emprego que se adeque às suas expectativas profissionais. 

E aqui, também é importante conhecer um aspecto relevante nos processos seletivos do Canadá: os recrutadores buscam expertises e não se concentram em avaliar somente o título da sua experiência profissional ou a sua profissão declarada no currículo.

O recrutador no Canadá quer saber se você é capaz de cumprir com os pré-requisitos determinantes para ocupar a vaga. Há uma valorização considerável da sua experiência prática em comparação aos títulos académicos que possui.

Para buscar uma vaga, é mais eficiente que o candidato procure por terminologias ou habilidades específicas à função que vai exercer e não somente pelo título do cargo.

Currículo/ Resumé: objetividade é fundamental

Os modelos de currículo canadense seguem uma forma mais simples e objetiva do que na maioria dos outros países, na maioria das vezes contém apenas uma página. Também é muito importante que você inclua a data de início e término da experiência profissional, desta forma o empregador pode avaliar o seu tempo de experiência em cada função exercida.

Com relação às informações pessoais, não é necessário colocar a data de nascimento ou idade, gênero, estado civil e informar se tem filhos ou não. Conforme relatamos acima, os recrutadores buscam por conhecimentos, habilidades e experiências. 

Talvez o mais importante a saber é que para cada vaga que você for aplicar, possivelmente você terá que editar o seu currículo para melhor adequar ao que está sendo solicitado pelo empregador.

É importante ler com bastante atenção o que está sendo pedido no anúncio da vaga, e revisar o currículo para garantir que você está demonstrando que o seu perfil é aderente aos requisitos da posição anunciada.  Outra dica importante na formatação do currículo ou resumé, é a utilização de palavras-chave. Fique atento a estas palavras no anúncio da vaga e avalie se o seu currículo contém as principais.

Carta de apresentação: a Immi Canada ensina você na montagem!

Outra diferença da cultura do mercado de trabalho vigente no Canadá, é a carta de apresentação, geralmente exigida e esperada pelos recrutadores.

Essa carta é única e direcionada aquela vaga e empresa que o candidato está pleiteando.
Nessa carta você pode se apresentar e dizer porque você é o candidato correto para preencher a vaga de trabalho.

Com a carta de apresentação anexada ao currículo, suas chances de seguir adiante no processo seletivo se tornam maiores, pois o responsável pelo RH da empresa vai poder selecionar os candidatos tendo mais informações compatíveis com a vaga.

Se você quer ajuda para montar sua cover letter (carta de apresentação) confira essa matéria que publicamos em nosso blog, apresentando três modelos para inspirar a criar a sua própria. Confira aqui!

Entrevista de emprego

Se você conseguiu chegar até a fase em que é convidado para uma entrevista de emprego, seja pessoalmente ou por videoconferência, é porque a empresa já o considera apto a ocupar aquela vaga.

Os canadenses levam muito a sério o horário marcado para os compromissos, portanto evite ao máximo o atraso. A pontualidade do candidato também é avaliada pelo recrutador.

É necessário entender também que os canadenses se comunicam de forma muito mais objetiva e direta do que os brasileiros. Portanto, “sem rodeios”.

Mercado de trabalho: desemprego baixo e boa diversidade

A taxa de desemprego no Canadá é bem mais baixa quando comparada com a de outros países, como o Brasil, por exemplo. E também se percebe com mais frequência a diversidade nos ambientes de trabalho. É comum ver equipes formadas por profissionais acima de 60 anos e jovens no seu primeiro emprego, exercendo a mesma função e atuando de forma equiparada na empresa. A equidade de gênero também é uma premissa forte no mercado de trabalho canadense, onde a maioria das grandes e médias empresas têm programas específicos para garantir a igualdade de direitos e oportunidades aos seus empregados.

E quando se pensa na experiência de trabalho como uma oportunidade de aumentar suas chances de imigrar para o Canadá, é importante ressaltar que toda experiência de trabalho adquirida  fora do Canadá, pode ser utilizada para somar pontos em diversos processos imigratórios, desde que seja de no mínimo um ano full-time (pelo menos 30 horas de trabalho por semana) ou equivalente, realizada nos últimos 10 anos (anteriores a submissão do processo), em uma função qualificável ao processo de residência permanente que está aplicando.

Com todas essas informações valiosas ficou mais fácil de entender o que precisa ser feito para ingressar no tão sonhado mercado de trabalho canadense, não é mesmo? Então aproveite e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

contact@immi-canada.com

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist