Série “Immi apresenta”… Nova Scotia

Com mais de 7.400 quilômetros de área costeira e uma população com cerca de 943 mil habitantes (dados de 2015), a nossa série “Immi apresenta” traz agora informações a respeito de Nova Scotia, ou ainda Nova Escócia. Trata-se de uma das províncias marítimas do Canadá, que está localizada na parte leste do país. Estamos diante de mais uma localidade multicultural, pois chega a abrigar aproximadamente 100 culturas e etnias diferentes de todo o mundo!

Antes da chegada dos primeiros europeus, a sua origem se deu a partir de povos aborígenes, mi’kmaq, celtas, africanos, entre outros. Muitos exploradores passaram por estas terras, mas somente no ano de 1867 o território tornou-se independente do Reino Unido, junto com New Brunswick, e o que hoje  pertence a Ontário e Quebec, no  movimento chamado “Confederação do Canadá”. Assim, estamos diante de uma das primeiras províncias canadenses originais.

Custo de vida e economia

Segundo o site oficial do governo de Nova Scotia, quem opta por morar neste destino terá a garantia de qualidade de vida, principalmente pela abundância de recursos naturais, aliada a um baixo custo de vida. De acordo com dados de 2011, o valor médio para adquirir uma casa nesta província, por exemplo, ficava em torno de $ 201.991 (dólares americanos), enquanto a média do país era de $ 345.182.

A economia local tem sua base no turismo, na pesca, na prestação de serviços financeiros e os cargos da iniciativa pública. Também se destaca por ter o maior número de mercados de agricultores per capita do Canadá. Ainda em termos econômicos, confira abaixo a vocação de algumas das cidades desta província:

Annapolis Valley – nesta localidade são destaques o setor agrícola e também o de construção.

Norte de Nova Scotia – é a região em que se encontra a maior parte do emprego na indústria de produção de serviços, sendo que um quarto dessas posições estão ligadas a indústria de bens de consumo.

Sul da Nova Scotia – há oportunidades na área de bens, petróleo e gás, mineração, construção, pesca e silvicultura.

IIha de Cape Breton – o local vem experimentando um crescimento nos últimos anos em setores como, por exemplo, ligados a administração pública, serviços sociais e em várias funções ligadas aos cuidados com a saúde.

Confira um site para pesquisa de carreiras em Nova Scotia clicando aqui.

A capital: Halifax

Halifax é a capital de Nova Scotia, e com seus quase 400 mil habitantes, é a maior metrópole urbana da província. Grande parte da empregabilidade na cidade está no setor de serviços, que representa 85% dos postos de trabalho, além de haver o registro do crescimento de oportunidades no segmento de saúde.

Entre as muitas atrações turísticas, existe uma vasta programação voltada para contar além da história local, até dados e detalhes de como foi o naufrágio do navio Titanic ocorrido nesta parte da América do Norte. Além disso, é possível um contato direto com a natureza no “Halifax Public Gardens”, conferir a moderna arquitetura que encanta pessoas de todo o mundo no “Halifax Central Library” e participar das divertidas atrações voltada para a família no “Halifax Waterfront Boardwalk”… essas são dicas de passeios imperdíveis. Já para quem está interessado em conhecer a vida noturna, os pubs são as boas opções de diversão.

Riquezas culturais

A Associação Multicultural de Nova Escócia (MANS) foi criada no ano de 1975, e tem o objetivo de promover diferentes atividades culturais, além de fomentar ações voltadas a educação e focadas no multiculturalismo. A província possui cinco patrimônios mundiais certificados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) sendo eles: o “The Landscape of Grand Pré”, “Old Town Lunenburg, Joggins Fossil Cliffs”, “Bras d’Or Lake Biosphere Reserve” e “Southwest Nova Biosphere Reserve”.

E há ainda mais 26 locais históricos nacionais canadenses, como por exemplo, o “Grand-Pré National Historic Site”, “Fort Anne National Historic Site”, “Grand-Pré National Historic Site” e o “Marconi National Historic Site”. Portanto, cada vez mais a cidade se consolida como importante fator de atração de turistas e consequentemente renda para a população.  Em termos de eventos, são aproximadamente 800 todos os anos, e se destacam os festivais “Nova Scotia International Tatoo”, “Halifax Pride Festival” e “Atlantic Jazz Festival”.

Extras!!!             

A variação de temperatura em Nova Scotia pode ultrapassar os 25°C no verão, mas chegar a – 30 °C no inverno, dependendo da cidade. Um dos belos cenários ocorre durante a primavera, quando parte da província se transforma em um imenso jardim.

 

Existem muitos militares (base naval) bem como estudantes nesta província, por ter faculdades e universidades. Se interessou? Então não deixe de conferir a matéria “Universidades do Canadá” que tem algumas informações sobre a Saint Mary´s University, uma dessas instituições de ensino que é localizada na cidade de Halifax.

 

Para saber as informações oficiais a respeito dos programas de imigração que existem em Nova Scotia basta clicar aqui. E se tiver alguma dúvida conte conosco!

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.