Série “Immi apresenta”... Prince Edward Island

Prosseguindo a série “Immi apresenta”, em que trouxemos na primeira matéria informações sobre Newfoundland & Labrador, agora o destaque é a província de Prince Edward Island (PEI)! Esta bela ilha fica na costa leste do Canadá, tem como capital a cidade de Charlottetown e está localizada numa região de floresta bem próxima às províncias de Nova Scotia e de New Brunswick.

As praias, os diferentes movimentos culturais e também os edifícios históricos são apenas alguns dos pontos que atraem turistas e novos moradores para esta parte do território canadense. Conheça então um pouco mais sobre esta província que conta com aproximadamente 147 mil habitantes (dados de 2014) e que faz parte das chamadas “províncias marítimas”.

Uma ilha cheia de encantos

Prince Edward Island (PEI) é a menor província do Canadá, e segundo os visitantes tem uma população multicultural e hospitaleira. A sua trajetória histórica teve início já no ano de 1534 quando foi descoberta pelo francês Jacques Cartier. Depois passou a pertencer aos britânicos, quando finalmente ganhou este nome para homenagear o Príncipe Eduardo Augusto, o pai da Rainha Vitória. Lembrando que nesta trajetória outros povos chegaram ao local com suas culturas e influências.

O turismo, a pesca e a agricultura formam a base da economia local. A parte de floresta cobre pouco mais de 40% de sua área (segundo dados de 2010) e uma das curiosidades naturais é que o seu solo é vermelho. As áreas verdes são atrações, sendo que somente o Parque Nacional Prince Edward Island possui 60 quilômetros de extensão e fica na parte norte da ilha.

Quanto a temperatura, no verão tem média de 23 graus e no inverno -3 graus, não sendo assim um local de frio rigoroso ou verão extremamente quente. Portanto, é possível curtir nas diferentes estações do ano as várias atividades dos 1.600 quilômetros de costa. Os visitantes movimentam as cidades da província e por lá encontram ainda colinas, espaços para a prática de golfe e andar de bicicleta, além de uma agenda cultural agitada que inclui diversos festivais.

Se o assunto é a culinária, as opções são imensas, principalmente os cardápios cuja a base são os pratos feitos com os pescados da ilha, sempre frescos e de muita qualidade. E vale lembrar que embora citamos que é mais uma província considerada multicultural, o idioma inglês é a língua oficial.

A capital Charlottetown

 

Charlottetown é a capital e maior cidade da província, possui pouco mais de 34 mil habitantes e está localizada na costa sul de Prince Edward Island. O local também contribuiu para que a área seja conhecida como o berço da Confederação, pois no ano de 1864 seu território recebeu a primeira reunião dos governantes das províncias de New Brunswick, Nova Escócia, Ontário e Québec para discutir questões voltadas a “formar a nova nação”.

O Charlottetown City Hall foi construído no ano de 1888 e é um dos famosos pontos de turismo, dentre outros prédios históricos. Há diferentes festivais que ocorrem ao longo do ano, entre eles o que destaca os diversos sabores (Fall Flavours Culinary Festival) e o tradicional evento dedicado à cerveja (Beer Festival). Estes são apenas alguns exemplos que fazem parte da agenda oficial e que garantem diversão para pessoas de todas as idades.

Ainda dentro das opções turísticas estão as praias, sendo um dos destaques a “Tea Hill Beach”, que tem a areia vermelha e a sua água é morna. Outros pontos de visitação da cidade são a Basílica de St. Dunstan, Farmer’s Market (Mercado do Agricultor) que fica bem pertinho do centro da cidade, “West Point Lighthouse” e os espaços de programações musicais que reúnem diversos artistas, como no evento “Jazz & Blues”.

Mais curiosidades 

– Em maio de 1997 houve um acontecimento muito importante nesta parte canadense: a abertura oficial da Ponte Confederation (Bridge Pont de la Confédération). A obra que possui 12,9 km2 está sobre a passagem do Estreito de Northumberland, oferecendo assim o acesso da parte continental (Nova Brunswick) e a ilha.

 

– O livro “Anne of Green Gables”, um clássico escrito pela canadense L. M. Montgomery, que também virou filme, retrata a história de uma garota órfã que é enviada para uma fazenda em Prince Edward Island. A saga foi publicada em 1908 e desde então tem inspirado pessoas no mundo inteiro, bem como levado muitas delas a tomarem a decisão de ir conhecer esta parte do Canadá. Em Charlottetown há o espaço “Confederation Centre of The Arts” em que ocorre o musical em que esta obra é a temática.

 

– Todos os anos ocorre o “Festival de Charlottetown” que é uma celebração das artes do espetáculo do Canadá, e reúne atores, dançarinos e músicos de diversas partes do país, de junho a outubro. Existem quatro espaços para a realização das performances, sendo eles: “Homburg Theatre” (que comporta 1100 expectadores), “The Mack” (com 200 lugares), “The Studio Theatre” (100 lugares) e mais um anfiteatro que fica ao ar livre e é palco de belas apresentações principalmente no verão.

Extra!

Conferiu as informações e os vídeos? Agora se tiver interesse em conhecer a página oficial da província de Prince Edward Island em que constam as informações sobre os processos de imigração basta clicar aqui. E estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas, basta mandar um e-mail para [email protected].

Fontes – Gov PEI official, Prince Edward Island official e Tourism PEI.

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.