Série “Immi apresenta”… Saskatchewan

E a viagem pelo Canadá continua! A nossa série “Immi apresenta” traz agora informações a respeito da província de Saskatchewan, que está localizada na parte oeste do país, fazendo fronteira com Manitoba, Alberta, Territórios do Noroeste e também com os Estados Unidos. A sua população é de 1,13 milhões de habitantes (dados de 2014), que residem neste território que conta com uma área total de pouco mais de 651 km².

Estamos diante de mais uma localidade canadense que também se destaca pela presença de povos de diversas culturas. Somente no quesito religioso, por exemplo, o lugar possui inúmeras igrejas e templos para a prática da fé de cristãos, muçulmanos, hindus, budistas, entre outros. A multiculturalidade está presente em vários aspectos.

Um pouco da história…

O nome Saskatchewan vem da “kisiskatchewan”, uma palavra que na língua dos povos nativos significa “o rio que flui rapidamente”, e remete ao rio que existe no local e leva o mesmo nome da província. A sua história está vinculada a chegada dos europeus na região, e um dos marcos importantes ocorreu no século 19 com a construção da ferrovia Trans-Canada. Esta obra facilitou a chegada de mais moradores especialmente da parte leste do país e da Europa.

Somente no ano de 1905 que essa área de tornou oficialmente uma província, sendo bastante conhecida pelas riquezas naturais e pradarias. E toda esta trajetória que teve início com as primeiras civilizações, pode ser conferida em uma das suas atrações de destaque: o “Wanuskewin Heritage Park”. Trata-se de um espaço cultural e museu localizado em Saskatoon.

Falando em Saskatoon, esta é a maior cidade com 222 mil habitantes (dados de 2011), porém a capital de Saskatchewan é a ensolarada Regina (com 193 mil habitantes/2011), que possui uma grande vocação comercial, sendo vizinha de Montana e Dakota do Norte, que são territórios dos Estados Unidos.

Em termos econômicos, Saskatchewan fornece um terço do potássio e um quinto do urânio do mundo, é a maior exportadora de lentilhas e ervilhas secas, além de se destacar ainda na exportação de trigo. Outro aspecto importante diante do mercado mundial, é o fato de estar na quinta colocação no ranking dos maiores produtores de petróleo de toda a América do Norte.

A força do turismo

Na cidade de Waskesiu Lake está localizado o “Prince Albert National Park”, um famoso destino turístico, pois une os segredos e encantos da floresta ao ambiente descontraído e aconchegante de um resort bem na beira do lago. Este é um lugar ideal para quem gosta de acampar, bem como ter acesso à práticas esportivas, como por exemplo, a canoagem. O “Grasslands National Park” também tem inúmeras belezas naturais e é um endereço muito visitado na região.

No “Cypress Hills”, cuja uma parte também pertence a província de Alberta, fica o convite para diversas atividades ao ar livre entre as pradarias, com programações diversas em qualquer estação do ano, desde o quente verão até no rigoroso inverno. Já as pessoas que buscam ter um contato mais próximo com as histórias do Canadá, inclusive as batalhas vividas, não podem deixar de conhecer o “Batoche National Historic Site”.

E para quem aprecia uma boa cerveja, saiba que em Saskatchewan existem muitas cervejarias tradicionais que podem ser visitadas, e inclusive algumas promovem tours para aqueles que querem entender melhor sobre a bebida. Entre elas estão a Bushwakker Brewpub (em Regina), a Paddock Wood Brewing Co. (em Saskatoon), a Nokomis Craft Ales (Nokomis) e a Black Bridge Brewery (Swift Current).

Festivais, concertos sinfônicos, celebrações históricas e até mesmo a pesca no gelo atraem cada vez mais turistas, bem como agrada a população local. E quando a temperatura cai, entra em cena as atividades de inverno como o snowboard e áreas para esquiar.

Temperatura

O verão é quente e a temperatura pode até passar dos 30 graus, mas a média durante o dia fica geralmente entre 20 e 25° C. Já no inverno é bem frio, com destaque para os meses de janeiro e fevereiro, que são gelados e secos, com a possibilidade de ultrapassar os -30° C. Quando chegam os meses de primavera, a variação do tempo fica entre nublado, chuvoso e frio e vai gradativamente passando para quente e ensolarado.

Curiosidades

  • O imposto sobre as vendas de produtos na província é de 5%, sendo assim considerado um dos mais baixos do país
  • Nesta província está localizado o “Last Mountain Lake”, o santuário de aves mais antigo da América do Norte (de 1887)
  • O lago “Little Manitou Lake”, em Saskatchewan, possui as mesmas propriedades minerais que o Mar Morto (Oriente Médio)
  • Os vales da parte sul da província possuem excelente rotas para se percorrer de bicicleta, atraindo inclusive profissionais de mountain bike
  • Nós da Immi Canadá também estamos sempre de olho nos processos de imigração desta província, veja a última matéria que publicamos sobre o assunto aqui e para acessar a página oficial clique aqui.

E não deixe de conhecer as demais províncias já apresentadas nesta série!

Newfoundland & Labrador

New Brunswick

Prince Edward Island

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.