Série “Immi apresenta”… Territórios do Noroeste

A nossa série “Immi apresenta” chega agora a um dos três territórios que pertencem ao Canadá, denominado Territórios do Noroeste (Northwest Territories). Esta parte do país faz fronteira com as províncias de Alberta, British Columbia, Yukon e também Nunavut, e sua capital é a cidade de Yellowknife. A população local é de cerca de 44 mil habitantes, sendo aproximadamente a metade desse número composta pelo povo de origem indígena.

A sua história começa há milhares de anos com a origem ligada a era glacial, depois vem os registros das chegadas dos povos primitivos, e há pouco mais de um século houve o desembarque dos colonizadores europeus. Muito desta trajetória está ligada ainda pela presença de exploradores de recursos naturais como o petróleo e minérios.

 

 

O multiculturalismo está presente, assim como observamos fortemente em outras regiões canadenses, e existem 11 idiomas oficiais, sendo eles o Francês, Inglês, Chipewyan, Cree, Tłįchǫ, Gwich’in, North Slavey, South Slavey, Inuktitut, Inuvialuktun e Inuinnaqtun. Mas outras línguas são observadas devido a presença de pessoas de diferentes partes do mundo. A média de idade de quem vive em Territórios do Noroeste é de 32 anos, o que é considerado um povo jovem com relação a outras localidades do país.

Riquezas naturais e culturais

Trata-se se uma área muito rica em recursos naturais, especialmente com relação a quantidade de ouro, diamantes, além do gás natural, o que garante ainda se destacar por ter uma alta renda per capita. E também este é o endereço de morada de ursos polares, alces, diversas espécies de baleias, e é cercada por grandes lagos. É possível incluir no roteiro de verão pescar a qualquer hora do dia, ver o arco-íris nas cachoeiras ou escalar o topo das montanhas.

Especialmente durante a primavera ocorrem vários festivais em diferentes pontos deste território. Por exemplo, é possível conferir as atrações do castelo de gelo “Snowking Castle”, curtir um show de música ao vivo no “Folk on the Rocks” (que ocorre desde 1980) e apreciar as obras de arte no “The Great Northern Arts Festival” (realizado sempre durante duas semanas em Inuvik). Entre os parques nacionais estão o Aulavik National Park, Nahanni National Park Reserve, Náátsthchoh National Park, Tuktut Nogait National Park e Wood Buffalo National Park.

Como citamos, a capital de Territórios do Noroeste é Yellowknife e a cidade possui cerca de 20 mil habitantes. Numa caminhada por esta área pode ser ver o lago Great Slave que possui casas flutuantes, e várias obras que retratam muito da história, principalmente com relação aos primeiros povos. Mas também há restaurantes com uma variedade de cardápios, além de uma parte comercial que movimenta principalmente o centro da cidade. Há ainda as regiões de Western Arctic, Sahtu, Dehcho, North Slave e South Slave.

 

Temperatura

De acordo com o site “Spectacular NWT”, focado no turismo do local, nos meses de junho a agosto, as temperaturas nos Territórios do Noroeste podem chegar a 39°C, e o rigoroso inverno é bem seco. Para exemplificar, a tabela desta mesma fonte indica que a média é: no mês de julho em Fort Liard 23,3°C, Yellowknife 21.3˚C, Inuvik 19,5°C; em março em Fort Liard -3.0˚C, Yellowknife -10.8˚C e Inuvik -16,8°C.

Yellowknife é uma cidade muito ensolarada no período de primavera e verão, e neste quesito se fizer uma comparação entre os meses de abril e agosto, esta capital ganha com 60,4%, enquanto Toronto tem 53,6%, Vancouver 52,0% e Quebec Ciy apenas 48.6%. Nestes dias claros, esta parte de Territórios do Norte é considerada como um dos melhores lugares da Terra para desfrutar do fenômeno que ilumina o céu, a aurora boreal, e também o chamado sol da meia-noite.

Curiosidades

O salário mínimo neste território é de $ 12,50 dólares canadenses por hora.

O Território do Noroeste possui um site exclusivo para tratar de assuntos de imigração. Confira clicando aqui.

Aqueles que querem saber mais a respeito de como investir nesta parte do Canadá poderá obter mais dados neste link aqui.

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.