post 2Essa é uma dúvida de grande parte das pessoas que vem para o Canadá. Sim, é possível dirigir com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do Brasil, porém algumas exigências devem ser levadas em consideração.

No caso de British Columbia, como visitante, você pode dirigir com a sua CNH Brasileira por um período máximo de seis meses. Com o visto de estudante é permitido dirigir com a habilitação brasileira, quando se está cursando um programa Full Time, e a permissão será pelo mesmo período de duração do visto, mas é necessário pesquisar se a instituição que você está matriculado é reconhecida pelo Governo Canadense.

Veja  AQUI se sua escola é reconhecida pelo Governo.

 

Convenção de Viena

Sua CNH é válida em todos os países (listados abaixo) que estão inscritos na Convenção de Viena (firmada em 08 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981), nos outros países é obrigatório o porte de uma CHI (Carteira de Habilitação Internacional).

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Iriã Ocidental, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia, Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega), Tadjiquistão, Tunísia, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

 

Carteira Internacional de Habilitação – CHI

A Carteira de Habilitação Internacional (CHI) é um documento de identificação que funciona como a nossa CNH. Este documento é válido em mais de 100 países, mas ele não substitui a habilitação brasileira.

 

Habilitação Canadense

Caso você queira solicitar uma habilitação canadense, saiba que cada província possui um requisito diferente. Em BC o processo é composto por duas etapas, assim como no Brasil, sendo uma prova teórica e outra prática.

Para saber como obter sua habilitação canadense, acesse: http://www.icbc.com/home

 

Alugar um carro pode ser uma boa ideia

Aproveite os benefícios de alugar um carro e conhecer essa maravilhosa cidade que é cercada pelas águas do Oceano Pacífico e montanhas cobertas de neve, entre os meses de dezembro e abril, e verde.

Além de desfrutar essas incríveis paisagens naturais, alugar um carro pode lhe proporcionar um conforto extra para explorar os diversos pontos turísticos da província.

 

Quais os documentos necessários para alugar um carro?

Os condutores com idade mínima de 25 anos conseguem alugar um carro tendo em mãos a habilitação dentro do prazo de validade (exigência das locadoras de carros), documento de identificação e cartão de crédito pessoal. Caso o condutor tenha menos de 25 anos, algumas taxas serão incluídas no orçamento da locadora.

As grandes empresas para locação de carros, como Hertz, AVIS, Europcar, Alamo, National, Dollar, Thrifty, entre outras, oferecem diversas opções de veículos, desde os mais econômicos aos mais luxuosos. Em sua maioria são veículos hidramáticos e contam com itens como ar-condicionado e rádio. Os carros adaptados para portadores de deficiências físicas também são encontrados com facilidade para locação.

Os preços variam de acordo com a época do ano, tipo do veículo e período de locação. No inverno, certifique-se sobre as condições do tempo, pois as pancadas de chuva repentinas ou até tempestades de neve podem acontecer e será preciso mais atenção ao dirigir. Já no verão, a atenção é voltada aos animais que podem cruzar as estradas.

 

Você sabia?

A PID (Permissão Internacional para Dirigir), lançada pelo DETRAN em 2006, que segue o modelo estabelecido pela Convenção de Viena, não é considerada uma habilitação internacional aceita no Canadá.

Confira no link abaixo os países que aceitam a PID como habilitação internacional:

http://www.dirigindoseguro.com.br/?p=120&cpage=2

 

 

 

 

Fontes:  http://www.icbc.com/home

http://www.rentcars.com.br/blog/2011/08/19/dirigir-no-exterior-carteira-de-motorista-internacional/

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.