Se você já está no Canadá e deseja fazer uma mudança de status ou, então, se está em outro país e deseja aplicar para um visto e uma permissão de estudos (study permit), é natural ter muitas dúvidas ao longo de qualquer um destes processos. 

Para te auxiliar com as principais questões que podem surgir, preparamos este texto com os aspectos mais comuns de cada situação. Além disso,  também estamos com um super desconto de 10% para todos os processos de aplicação para visto e permissão de estudo para quem está fora do Canadá. A promoção também é válida para quem já está em terras canadenses e deseja aplicar para uma mudança de status no país. Para mais informações envie um email para contact@immi-canada.com. A nossa promoção termina no dia 31/10/2019. 

Study permit

Quem vai estudar em qualquer curso com duração superior a seis meses, precisa ter um visto e permissão de estudos. De acordo com a imigração canadense, as exigências para o estudo são: possuir uma Letter of Acceptance (LOA) de instituição de ensino canadense reconhecida, apresentar prova de fundos com valores suficientes para arcar com custos do curso em questão, para viver no país por pelo menos um ano e retornar ao seu local de origem, cumprir o processo de biometria, estar em bom estado de saúde – é exigido exame médico comprobatório – e, também, comprovar vínculos com o país de origem.

study permit

*Saiba mais sobre a comprovação de vínculos clicando aqui

É importante ressaltar que, de maneira alguma o aluno que fará um programa educacional com duração superior a 24 semanas pode iniciar os estudos sem a Study Permit. Além disso, cada college estipula um prazo, dependendo do programa escolhido pelo aluno, mas de maneira geral é necessário apresentar a permissão de estudo para estudar na instituição 10 dias antes das aulas começarem. Como é o próprio aluno que monta sua grade de horários, só é possível escolher as matérias com a permissão em mãos. 

Outra questão importante é que, independentemente do programa de estudos que você pretende fazer no Canadá, é recomendado começar o processo o quanto antes. Mesmo as inscrições para alunos internacionais em colleges costumam se esgotar rapidamente, por isso também a necessidade de se antecipar. Planejamento é a palavra de ordem durante todo o processo. Veja o vídeo que explica mais detalhes:

Mudança de status

A gente sabe que é praticamente impossível não se apaixonar pelo Canadá. Raramente, quem chega ao país para passear quer retornar ao seu país de origem. A vontade sempre é de permanecer em terras canadenses. Porém, morar em solo estrangeiro deve ser feito de maneira regular e dentro das leis de fronteira e imigração daquele local. Quando se trata de Canadá não é diferente, também no que diz respeito a permissão de estudos.

A mudança de status ocorre quando você entra no país como turista ou como turista com permissão de estudo e deseja estudar por um período superior a 24 semanas (tempo máximo permitido pelos vistos de turista). Neste caso, será necessário solicitar uma permissão de estudo (Study Permit) e é possível sim fazer isso estando no Canadá – desde que você se enquadre nos pré-requisitos para fazer o procedimento no país. As comprovações são praticamente as mesmas que a imigração pede para quem está no seu país de origem no momento da aplicação. Desta forma, se você está no Canadá como visitante e deseja se tornar estudante para fazer um programa que supere 24 semanas de duração, existem duas possibilidades para realizar o processamento da sua mudança de status: o inside Canada e o outside Canada.

*Existem mais de 50 processos de imigração para o Canadá, saiba mais no link.

Para o envio dos documentos online, o candidato precisa entrar no site do governo, respondendo uma série de perguntas sobre o status atual no país, dados, se possui dependentes e cônjuge, dentre outras questões.

Para quem está no Canadá como visitante e resolveu fazer um curso pós-secundário em um college ou university, e foi aceito nesta instituição através da apresentação de um teste de proficiência na língua (que pode ser um exame oficial ou um prestado na própria escola), e demonstrando a nota exigida pela instituição escolhida, terá sua aplicação analisada e processada fora do país. A desvantagem é que se o candidato ainda não tiver colhido os dados biométricos (procedimento obrigatório para brasileiros desde 31 de dezembro de 2018)  ele terá que sair do país para fazer a biometria, visto que ainda não existem pontos de coleta em território canadense.

Aos que estão legalmente no país, cumprindo um pré-requisito do seu programa principal de estudos ainda dentro do prazo de permissão concedido na sua entrada no Canadá, no caso um pathway, o processo de solicitação de permissão será analisado dentro do país, desde que o candidato se classifique para este tipo de aplicação e tenha as comprovações necessárias. O que significa que a documentação precisa ser em inglês e que o aplicante e sua família não precisarão, por enquanto, realizar a biometria.

*Veja detalhes sobre as regras da biometria no artigo completo que fizemos a respeito neste link.

Todos os que precisam passar por qualquer um dos processos, seja para solicitação do visto e study permit ou para a mudança de status, podem contar com o auxílio e suporte de uma equipe especializada. A Immi Canadá está sempre disposta a te auxiliar com profissionais e da melhor maneira possível, juntamente com a nossa parceira em educação, a 3RA Intercâmbio. Entre em contato conosco pelo site www.immi-canada.com/loja-virtual/ ou mande um email para contact@immi-canada.com.

Fontes: 

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/temporary-residents/study-permits/letters-acceptance.html

https://www.canada.ca/content/dam/ircc/migration/ircc/english/pdf/pub/acclet-e.pdf

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/check-processing-times.html

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada.html

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook