O número de brasileiros buscando um emprego fora do Brasil não para de crescer. Trabalhar no Canadá se tornou o objetivo de muita gente, afinal o país é reconhecido pela qualidade de vida, segurança e oportunidades. A grande dúvida dos brasileiros é como conseguir um trabalho no Canadá, confira as informações que separamos para você.

Como trabalhar no Canadá

Antes de começar a busca por um trabalho no Canadá, é preciso entender quais são os requisitos necessários para conseguir uma oferta de emprego por lá. O Canadá busca estrangeiros para atender a crescente demanda por profissionais qualificados, mas não é por isso que o seu emprego está garantido, você precisa se qualificar e estar preparado para enfrentar o processo imigratório. 

Para trabalhar no Canadá é preciso um Work Permit que significa uma permissão de trabalho. Existem várias formas de conseguir um Work Permit, pode ser através de um acordo de pesquisa no Canadá, conquistando um diploma em uma instituição credenciada ( que permitirá o aluno a aplicar para o PGWP – Post Graduation Work Permit após formado) ou através de uma oferta de trabalho de uma empresa canadense (LMIA).

Lembrando que no site oficial do governo canadense você encontra diversas informações sobre os programas de imigração e detalhes sobre cada um deles. Trabalhar no Canadá significa desfrutar de uma qualidade de vida excelente, acesso a educação de alto nível, infraestrutura exemplar e segurança impressionante. 

Estudando e trabalhando

Para estudar e trabalhar no Canadá o aluno precisa estar matriculado em cursos de nível pós-secundários em instituições de ensino conhecidas como “Colleges” ou em universidades canadenses. Para obter também a permissão de trabalho o estudante deve estar matriculado em um programa full time, com duração mínima de 8 meses. Nesses casos, o aluno poderá trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas.

Muitos brasileiros estão vendo os estudos no país como uma oportunidade de melhorar o inglês, investir na sua carreira e obter experiência profissional no Canadá através do PGWP – Post Graduation Work Permit . Esta experiência profissional, também poderá favorecer um futuro processo de residência permanente, se for do interesse do estudante.

Oferta de emprego

Receber uma oferta de trabalho de uma empresa canadense é outra forma de conseguir um visto de trabalho no país. Para contratar alguém de fora do Canadá a empresa deve provar ao governo que não encontrou nenhum canadense ou residente permanente apto para a vaga,  somente após a aprovação do governo a empresa poderá dar continuidade a contratação do estrangeiro.

Somente com esta oferta de trabalho em mãos, ou seja, o LMIA – Labor Market Impact Assessment, previamente aprovado pelo governo, o empregado poderá solicitar o seu visto ou permissão de trabalho.

  O governo do Canadá possui um site próprio onde é feito a divulgação de ofertas de trabalho, média salarial, dados do mercado de trabalho no Canadá entre outras informações, o Job Bank é um dos sites mais úteis para aquelas pessoas que buscam encontrar um emprego no país. Além disso, os empregadores canadenses divulgam vagas de emprego em outros sites como o Indeed, Glassdoor, e em grupos do Facebook e Linkedin. 

Residência permanente 

O programa de imigração mais conhecido para conseguir residência permanente no Canadá é o Express Entry, um programa criado pelo governo canadense em 2015. O  Express Entry permite que pessoas do mundo todo criem um perfil fornecendo informações pessoais como experiências profissionais, formação, idade e proficiência em um dos idiomas oficiais do Canadá (inglês e/ou francês). Essas informações cadastradas em uma plataforma online, irão ajudar o governo canadense a decidir se um candidato é elegível ou não ao programa. 

Resumindo, o Canadá escolhe candidatos qualificados para receber um ITA (Invitation to Apply) e entrarem no processo para se tornarem residentes permanentes no país. É importante lembrar que um teste de proficiência em inglês ou francês também é fundamental para o Express Entry, a fluência nos idiomas soma pontos no perfil do candidato.Se você tem o sonho de trabalhar no Canadá entre em contato com a nossa equipe para começar a traçar o seu plano Canadá. Acompanhe também nossos conteúdos no Facebook e Instagram.

Comentários Facebook