Trabalhei no Canadá: como receber as taxas de volta?

Mesmo que você esteja no Canadá em caráter temporário, em muitos casos você é considerado residente para fins fiscais. Todos que trabalham legalmente têm impostos descontados na fonte, ou seja, direto no seu cheque, que são os seguintes:

• CPP (Canadian Pension Plan): Plano de pensão, seria semelhante ao INSS que é recolhido no Brasil.

• EI (Employment Insurance): Imposto pago para garantir auxílio em caso de demissão sem justa causa ou impossibilidade de trabalhar. O dinheiro arrecadado através do EI também destina-se a programas de qualificação profissional e reintegração ao mercado de trabalho.

• Federal e Provincial Taxes: São os impostos pagos ao Governo Federal e à Província.shutterstock_167696474

Você não precisa se preocupar em pagar esses impostos ao governo, pois o empregador irá deduzí-los do seu pagamente e remeter, junto com sua parcela, para o Canada Revenue Agency, órgão responsável pela arrecadação de impostos. Sim, o empregador também pagará impostos sobre o salário que paga aos seus empregados!

O valor de impostos a ser descontado dependerá sempre de sua renda. Quanto mais você ganhar, mais imposto será deduzido. Outros fatores afetam o valor dos impostos, como a província em que a pessoa trabalha, a periodicidade de pagamento (semanal, quinzenal, mensal), etc., para mencionar apenas alguns casos.

Veja quais são os impostos pagos na compra de produtos e serviços em BC

Trabalhei no Canadá, preciso fazer a declaração de imposto?

É importante fazer a declaração, principalmente se você pagou mais impostos do que devia. É a única forma de receber a restituição, o chamado “tax refund”, reembolso dos valores pagos a mais. O ano fiscal para pessoas físicas é o mesmo do ano calendário, de Janeiro a Dezembro. A declaração referente ao ano fiscal será sempre feita no ano seguinte. Em palavras mais simples, se você trabalha ou trabalhou em 2013, nao importa por quanto tempo, sua declaração de imposto de renda será feita em 2014.

O empregador deverá enviar um formulário chamado T4 até o final de fevereiro para cada empregado que tenha recebido pagamentos, mesmo que não trabalhe mais na empresa. É de sua responsabilidade deixar o endereço atualizado com seu ex-empregador, caso você não trabalhe mais na empresa. O T4 é um resumo de todos os seus rendimentos e impostos pagos no ano anterior, para que você possa preparar sua declaracão de imposto de renda. O prazo para envio da declaração é até 30 de Abril.

Como pode ser um pouco complicado para quem nunca fez uma declaração de renda, ainda mais em outro país, você pode utilizar serviços de escritórios especializados em impostos, como HR Block ou procurar um contador. Existem também clínicas gratuitas oferecidas pelo CRA, onde voluntários preparam sua declaração, caso você atenda aos requisitos para utilizar o serviço gratuito (em 2013, o requisito era renda de até 40 mil por ano para pessoas solteiras, um valor maior para casados ou solteiros com filhos).

Apenas estudei no Canadá, ainda preciso fazer a declaração de imposto?

Geralmente cursos feitos em Faculdades e Universidades geram crédito de imposto, mesmo que você não tenha renda alguma. Novamente, você só terá direito ao crédito se fizer a declaração. Nesse caso, o formulário que você precisa é o T2202, fornecido pela instituição onde você estuda, também com prazo máximo até o final de fevereiro para ser entregue, para que você possa entregar sua declaração até o final de abril.

Passes de ônibus

Se você compra o passe mensal, não jogue fora quando o mês acabar! Guarde! Por quê? Eles são “tax deductible”, ou seja, você pode usar o valor para abater a quantidade de impostos que você tem que pagar. Vale lembrar que os passes possuem um número de série, então nem adianta querer usar o do amigo, além do que o seu nome e telefone devem estar escritos no verso. Essa dedução só é válida para quem compra o passé valido para o mês.

Créditos de GST/HST

O governo concede um auxílio para residentes de baixa renda. Esse auxílio é o GST Credit, pago a cada trimestre. Se você não tem renda, ou possui baixa renda e é considerado residente para fins fiscais, você pode ter direito a receber esse crédito. Para saber, é necessário fazer a declaração de imposto, pois lá é o único meio de solicitar o crédito. Não importa se você não sabe se pode ou não receber, pois o governo analizará sua declaração e definirá se você recebe ou não o auxílio. Para declarações enviadas em 2013, o primeiro pagamento é em Julho de 2013, depois Outubro 2013, Janeiro 2014 e Abril 2014.

Websites uteis

Fonte oficial de todos os assuntos relacionados a impostos

Para se ter uma ideia de quanto será deduzido de imposto em seu salário

Payroll online calculator (Dica: deixe sempre Claim Code 1 quando chegar a TD1 tela)

Tabelas de deduções de impostos sobre salário

 

Se você quer imigrar para o Canadá e não sabe como, conte com a nossa consultoria!

Comentários Facebook