Grupo 1
Grupo 1
Trabalho no Canadá: você conhece o “Job Bank”?

Trabalho no Canadá: você conhece o “Job Bank”?

5 de Dezembro de 2016

O “Job Bank” é o site oficial do governo do Canadá que divulga uma lista de empregos no país, assim como os dados do mercado de trabalho, a média salarial por cargo nas diferentes províncias e demais ferramentas interessantes para quem está pesquisando oportunidades profissionais nesta porção da América do Norte. Este é um dos endereços online de busca mais populares, contando com a postagem de aproximadamente 1 milhão de novas posições por ano, feitas a partir da publicação dos próprios empregadores e outras fontes que atuam no segmento de recrutamento e seleção.

Segundo dados oficiais canadenses, diariamente são incluídos cerca de 3 mil novos postos de trabalho, sendo alguns bem detalhados com a localidade, o salário, o nome completo da empresa e todos os requisitos exigidos do candidato; outros não tanto. Para concorrer a uma das vagas basta realizar as seguintes etapas:

1) Elaborar um currículo (ou resume) de acordo com os padrões canadenses

2) Preparar uma carta de apresentação (ou cover letter)

3) Pesquisar as empresas e suas ofertas de trabalho no site e seguir as orientações descritas

Veja algumas dicas importantes que foram transmitidas durante o Hangout realizado pela empresa “3RA Intercâmbio” com a presença da especialista em carreiras, Brenda Crump, conforme link abaixo:

As 15 melhores perguntas do Hangout “Mercado Canadense – Currículos e Cover Letters”.

Ferramentas que ajudam os candidatos

O site fornece ferramentas e recursos para auxiliar na busca de emprego, a entender melhor a realidade da carreira no país, e demais informações úteis. Uma delas é o “Advanced search” em que se pode filtrar oportunidades de trabalho a partir da inclusão de dados como qual o idioma é requerido na vaga, se a posição é em tempo integral ou parcial, se é permanente ou temporária, além de selecionar vagas de empresas privadas ou órgãos públicos (ou ambos), o nível de escolaridade exigido, entre outros.

O “Job Alerts” é um serviço de envio de e-mail, que notifica os cadastrados quando ocorre novas postagens de interesse, sendo encaminhado duas vezes por dia. É possível se cadastrar ou cancelar a assinatura, que é gratuita, a qualquer momento. Já o ranking “Top Advertised Jobs” lista quais são os profissionais mais procurados naquele momento pelas empresas que divulgam no site. Apenas como exemplo, a pesquisa realizada recentemente apontava que de modo geral no país os primeiros lugares eram das vagas neste final de 2016 é de “Retail salespersons”, “Home child care provides”, “Cooks”, “Food service supervisors” e “Material handlers”.

Ao clicar em “Job search safety tips” há recomendações a respeito do que não deve ser questionado pelo recrutador durante uma entrevista de emprego, ou ainda não é preciso incluir no currículo, tais como: número do SIN Number, idade, estado civil, número da carteira de motorista, número do cartão de saúde, dados de conta bancária ou cartão de crédito, entre outros. Essas informações somente poderão ser tratadas com o empregador depois de ter realmente começado o processo de contratação. Caso haja alguma inconformidade ou fraude nestes procedimentos, existe a orientação de como proceder e denunciar neste link.

Hand writing job search on a white board - hiring concept for hire

Na aba “Explore Careers” tem a opção de acessar informações quanto a média salarial, requisitos específicos de uma área, perspectivas futuras, pesquisar por ocupação ou cidade canadense, e assim segue. Há um “Career Toll – High-payment programs” que destaca os cursos cujos rendimento são mais altos, considerando diferentes níveis de escolaridade. Em “Job market news” são destaques os eventos relevantes das últimas quatro semanas que podem afetar a oferta e a demanda na força de trabalho em todo o Canadá, assim como notícias.

No site do “Job Bank” estão listados também programas e serviços que são destinados a públicos específicos como os jovens, os novos imigrantes e as pessoas com necessidades especiais. Já aqueles que são empregadores no país podem postar as suas oportunidades de trabalho, assim como realizar as suas pesquisas na área denominada “Employers”.

O mercado de trabalho oculto

O “Job Bank” inclui ainda uma consideração interessante quanto ao o que chama de “Mercado de trabalho oculto”. O site afirma que devido ao tempo e ao custo de anunciar uma vaga de trabalho (por exemplo, publicar anúncios em jornais de grande circulação, fazer postagens em veículos on-line, etc.), muitas vagas são preenchidas informalmente. Isso significa que novos funcionários acessam as empresas a partir do contato com gestores, outros empregados, familiares e amigos. Portanto, a ferramenta principal nestes casos é o “networking”.

Fonte: http://www.jobbank.gc.ca/

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist