Trudeau faz história hasteando bandeira LGBTT no Parlamento

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, hasteou, nesta quarta-feira (01/06), a bandeira do orgulho LGBTT Parliament Hill pela primeira vez na história do país, em reconhecimento às pessoas que tem “lutado há muito tempo” para garantir a igualdade de direitos aos LGBTT canadenses.

A bandeira multicolorida, amplamente conhecida como o símbolo do orgulho LGBTT ficará exposta temporariamente na frente do Bloco Central para marcar o início do Mês do Orgulho (Pride Month), um momento de comemorar a diversidade sexual e de gênero.

Muitos membros da bancada liberal estiveram presentes no evento, incluindo os Ministros Randy Boissonnault, Seamus O’Regan, Rob Oliphant e Treasury Board Presidente Scott Brison, que são homossexuais assumidos.

Este é um grande dia para o Canadá e é parte de uma longa série de conquistas que país atingiu ao longo dos anos. Não tem sido fácil, não foi automática, várias pessoas lutaram durante muito tempo para este dia para acontecer “, disse Trudeau.

O Canadá está unido em defesa dos direitos e está levantando a bandeira LGBTT “, disse ele, observando que não haviam Ministros Liberais presentes, mas os políticos de todos os partidos parlamentares. “E, francamente … ainda temos mais trabalho a fazer“, completou Trudeau, acrescentando que seu governo está incentivando um projeto de lei de direitos transexuais para estender proteção aos canadenses trans.

 

O gesto do hasteamento da bandeira vem depois que o partido anunciou que Trudeau marcharia na Parada do Orgulho de Toronto, sendo ele um primeiro primeiro-ministro a participar das festividades. “Não vai ser a minha primeira vez“, disse Trudeau para risos da multidão.

Trudeau lançou sua eleição em agosto passado na parada de Vancouver, e marchou ao lado do Líder Tom Mulcair e os Bloc Quebecois do então líder Gilles Duceppe de Montreal.

Boissonnault disse que o hasteamento da bandeira no Parliament Hill é significativo tanto “simbolicamente e substantivamente”.

Ativista dos direitos do LGBTT – liberal e MP – Hedy Fry concordou com esse sentimento dizendo que a bandeira ali dá orgulhos aqueles que “permaneceram escondidos por muito tempo.”

Nós vimos esse tal progresso em nossa vida“, acrescentou Brison. “O fato é que há um amplo consenso entre as linhas partidárias hoje – que eu nunca vi existir antes. As pessoas sabem que os direitos LGBTT são direitos humanos e este é um forte senso de quem somos como os canadenses, e isso é um passo maravilhoso”, completou.

Eu nasci em 1967. A homossexualidade foi descriminalizada em 68 … Eu era parte de um gabinete que trouxe união igual para o Canadá em 2005, o que me permitiu casar em 2007. Tudo isso aconteceu na minha vida, e agora o governo quer avançar sobre os direitos trans. Isto é muito emocionante, e eu sinto muito feliz como um canadense por ter sido capaz de viver durante um tal período de notável progresso social “.

O governo liberal recentemente introduziu na legislação que iria alargar ainda mais a proteção dos direitos legais e humanos aos transgêneros canadenses.

Tradução e Adaptação: Immi Canada – Cópia e/ou Divulgação sem prévia autorização é totalmente proibido;

Fonte: http://www.cbc.ca/news/politics/trudeau-pride-flag-parliament-hill-1.3610866

Imagem de destaque: (Adrian Wyld/Canadian Press)

 

 

Comentários Facebook