O primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, citou a imigração canadense, incluindo todo o seu organizado e complexo sistema, como uma vantagem do país sobre os Estados Unidos da América (EUA). Além disso, o premier vê a atração de novos moradores como um fator superpositivo quando se trata de reter talentos e negócios que movimentem a economia do território.

As declarações foram feitas durante a conferência Fortune’s Most Powerful Women International Summit, que ocorreu em Montreal no mês de novembro. “Nós somos um país que está aberto a imigração no momento, isso é uma vantagem competitiva imensa sobre os EUA e eu não vejo eles nos alcançando em um futuro próximo”, declarou Trudeau.

Ele discursou também no evento dizendo que os canadenses continuam tendo uma visão extremamente a favor da imigração, mencionando que o sistema do país permite que se emitam vistos em duas semanas para estrangeiros com talento excepcional e o fato de que o Canadá admite, anualmente, 1% do total da população em novos imigrantes. Isto é uma vantagem que, segundo o primeiro ministro, coloca o país à frente nos negócios internacionais.

*Não sabe qual é o visto que pode ser emitido em 10 dias para o Canadá? Clique aqui e confira todas as informações.

“Somos capazes de admitir cerca de 1% de toda a nossa população em imigrantes anualmente, isso dá cerca de 300 mil pessoas vindas dos mais diversos países. E podemos fazer isto pois nosso sistema de imigração passa confiança a população, pois ele é baseado em regras e controlado”, afirmou ele.

imigracao canadense

No ano passado, o Canadá divulgou, pela primeira vez na história, um plano de imigração plurianual, que comtemplava os anos de 2018, 2019 e 2020. Porém, recentemente, o governo liberal de Trudeau revelou um novo planejamento, revisando e aumentando as metas do plano anterior, atingindo também o ano de 2021 (clique aqui para ler mais detalhes sobre os novos números da imigração). Dos 350 mil imigrantes que o território planeja receber em 2021, 60% deles receberão a residência permanente através de um dos sistemas de imigração econômica, que têm como principal funil o processo federal do Express Entry (EE).

*Para saber como imigrar para um dos países com melhor qualidade de vida do mundo por meio do EE, acesse este link.

As declarações de Trudeau foram chanceladas por David Bier, que é analista de políticas para imigração do Cato Institute’s Centre for Global Liberty and Prosperity em Washington. Ele disse que o novo plano de níveis para imigração no Canadá, colocará os EUA em uma desvantagem ainda maior se as taxas de imigração se mantiverem como estão ou forem reduzidas. Em 2017, a taxa dos norte-americanos foi de 0,3, enquanto a canadense chegou a quase 0,9. No que diz respeito a vinda de imigrantes pelos programas econômicos, Bier relatou que o número canadense foi 11 vezes maior do que o dos EUA.

Depois de bater seu recorde em 2017 (veja aqui os números), o Canadá reajustou o número de imigrantes para mais em seu plano revisado: 330,8 mil no ano que vem, 341 mil em 2020 e, por fim, 350 mil em 2021. O ministro da imigração canadense, Ahmed Hussein, afirmou que o plano é fundamental para o crescimento da economia do país, que enfrenta escassez generalizada de mão-de-obra a medida que a população envelhece e um número maior de trabalhadores se aposenta.

imigracao canadense

*Confira aqui a demanda do país por profissionais de TI.

Canadenses veem imigração de forma positiva

Uma recente pesquisa (outubro deste ano) conduzida pelo Environics Institute, apontou que a maioria dos canadenses continua tendo uma visão positiva a respeito de imigração, mesmo com a crescente polêmica mundial em torno da questão. O estudo entrevistou dois mil canadenses nascidos no país e, quando solicitados para concordar ou discordar da afirmação: “no geral, há muita imigração para o Canadá”, cerca de 60% discordaram da sentença.

Segundo a mesma pesquisa, mais de três quartos dos que responderam, acreditam que a imigração tem um impacto extremamente positivo na economia do país. Além disso, os canadenses também reafirmaram que a chegada de mão-de-obra, investimentos e estudantes através dos processos de imigração já existentes no território, não é um problema nacional e sim uma vantagem, que torna o Canadá mais competitivo.

imigracao canadense

O estudo  questionou sobre quais seriam os valores que os recém-chegados devem aprender e adotar da cultura do país. A ordem de importância das respostas foi respeito pela história e cultura do Canadá, fluência em inglês ou francês, tolerância e respeito à lei. No geral, os questionamentos do instituto revelaram que a imigração está no fim da lista de preocupações da população do True North, sendo que as maiores delas são economia, meio ambiente e saúde.

Fonte: http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/trudeau-imigracao-e-a-vantagem-do-canada-sobre-os-eua.html.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet