O Canadá é com certeza cada vez mais o destino escolhido por muitos estudantes do mundo inteiro. Todos os anos milhares de brasileiros também estão nesta lista dos que optam pelos cursos das universidades canadenses. Essa realidade faz com que aumente a demanda de programas e áreas acadêmicas, desde aqueles que são voltados para a graduação até os níveis mais altos educacionais, como as oportunidades de doutorado, por exemplo.

De acordo com uma classificação divulgada pelo “QS Higher Education System Strengh Rankings”, o país possui o quinto melhor sistema de educação superior do mundo (veja mais detalhes numa matéria especial clicando aqui). Lembrando que essa avaliação levou em conta fatores como a eficiência do sistema ensino e o contexto econômico.

Para os estudantes do Brasil, especialmente fatores como a qualidade de vida, o dólar canadense ter a cotação mais baixa do que o americano, bem como o multiculturalismo de muitas cidades do Canadá, são importantes na hora de escolher uma instituição entre as várias opções desta parte da América do Norte.

Universidades em diferentes províncias

Desta forma, trouxemos um pouco mais de informação e o link dos sites oficiais para facilitar a pesquisa dos dados de algumas das universidades do país, considerando uma instituição de cada uma das províncias de Ontário, Nova Scotia, Saskatchewan, British Columbia, New Brunswick, Alberta, Quebec, e ainda Newfoundland e Labrador. Trata-se de uma pequena seleção de possibilidades dentro do rico universo acadêmico do Canadá.

University of Toronto (província de Ontário)

A Universidade de Toronto (famosa pela sigla UofT) está entre as melhores do mundo e seus cursos são divididos entre diferentes campus, sendo eles o St. George, além do que está localizado em Scarborough e outro em Mississauga. Ela foi fundada no ano de 1827 e conta com mais de 80 mil alunos. Na área de saúde, por exemplo, a instituição possui parceria com diversos hospitais, tanto para pesquisa quanto para estágio dos estudantes, o que ocorre em outros campos de estudo, sendo assim reconhecidamente referência no mundo acadêmico.

Site oficial – www.utoronto.ca

McGill University (província de Quebec)

Era o ano de 1821 quando a Universidade McGill foi fundada e hoje é um dos destaques na categoria “Medical Doctoral”, principalmente no campo de neurociência, sendo parceira de diversas outras universidades. A instituição possui dois campus, um localizado em Montreal e o outro em Sainte-Anne-de-Bellevue. Atualmente cerca de 40 mil estudantes estão inscritos em programas que são ministrados em distintas temáticas de ensino.

Site oficial – www.mcgill.ca

University of Alberta (província de Alberta)

Com mais de um século de história (foi fundada no ano de 1908), a Universidade de Alberta está localizada na cidade de Edmonton, mas existem campus adicionais em Camrose e Calgary também no mesmo território. Os números oficiais dizem que há 36 mil estudantes matriculados, sendo que a estrutura ao todo é composta por 69 departamentos e mais cerca de 100 centros de estudos e institutos.

Site oficial – ualberta.ca

University of New Brunswick (província de New Brunswick)

Com uma história de mais de 200 anos, a Universidade de New Brunswick possui cerca de 80 programas de ensino voltado para as áreas de Administração, Ciência da Computação, Educação, Engenharia, Direito, Enfermagem, Ciências, entre outras. As aulas ocorrem em dois campus diferentes, sendo um o denominado UNB de Fredericton e o outro UNB de Saint John.

Site oficial – www.unb.ca

Simon Fraser University (província de British Columbia)

Oficialmente inaugurada no dia 9 de setembro de 1965, a Universidade Simon Fraser hoje conta com aproximadamente 30 mil alunos matriculados em seus cursos. Há uma equipe formada por 6.500 profissionais, entre professores e funcionários. Existem unidades desta instituição nas cidades de Burnaby, Surrey e ainda em Vancouver.

Site oficial – www.sfu.ca

University of Regina (província de Saskatchewan)

A Universidade de Regina teve sua origem no Regina College, que foi fundado pela igreja Metodista no ano de 1911. A instituição cresceu tanto que em 1974 passou a ter cursos universitários. Atualmente, conta com um campus em Regina e outro na cidade de Saskatoo. Desta forma consegue oferecer um total de 120 programas de graduação e mais 78 de pós-graduação.

Site oficial – www.uregina.ca/

Saint Mary´s University (província de Nova Scotia)

A Universidade Saint Mary´s está localizada na cidade de Halifax e se orgulha de ser muito tradicional, pois afinal já comemora mais de 200 anos de história.  Contabiliza 7.250 estudantes divididos entre os períodos integral e parcial, sendo que 25% destes alunos são de países diferentes do Canadá.

Site oficial – www.smu.ca/

Memorial University (província de Newfoundland e Labrador)

Os mais de 18 mil estudantes da Universidade Memorial estão distribuídos nos cursos realizados em dois campus, sendo um na capital da província que é em St. John’s, e mais um em Corner Brook. São mais de 100 programas de graduação, inclusive na versão online, englobando as áreas de Humanas, Artes, Ciências, entre outras.

Site oficial – www.mun.ca

shutterstock_1720772301

Fique sabendo!

– Nas Universidades é possível fazer cursos mais voltados para o universo acadêmico, com programações extensas (de quatro anos em média) e obtendo títulos como de bacharel, mestrado e também de doutorado. Já nos Colleges o foco dos programas é mais voltado para a prática, geralmente com menor duração e características mais técnica, inclusive com uma vasta opção de programas de pós-graduação.

 

– As instituições de ensino públicas do Canadá são pagas e os estudantes canadenses precisam desembolsar em média 30% do valor que os alunos internacionais custeiam.  Esta diferença é subsidiada pelo governo.

 

– No Canadá, o estudante internacional de curso pós-secundário em Universidade ou College públicos podem ter o direito de receber uma autorização de trabalho (work permit) de até 20 horas por semana. Nesta situação, se o aluno tiver um cônjuge ou companheiro (casado ou comprovadamente vivendo em “União Estável”) poderá solicitar para o seu parceiro um visto de trabalho “aberto”, assim não haverá restrição de horas semanais para aquele que não irá estudar. Saiba mais sobre o tema neste link.

 

– Você acaba de se formar em uma Universidade ou em um College público no Canadá? Parabéns! Confira agora todas as regras, os prazos e os documentos que são necessários para solicitar o seu “Post Graduation Work Permit”, o famoso “PGWP”. Obtenha mais detalhes a respeito deste importante assunto nesta matéria especial.

 

Boa sorte!

Comentários Facebook