Conforme amplamente divulgado, agora o Brasil já faz parte dos países beneficiados com o eTA (Electronic Travel Authorization ou a Autorização Eletrônica de Viagem). Desde o dia 1º de maio de 2017 os brasileiros que atendem aos critérios estipulados pela imigração canadense podem solicitar esse documento, que é uma autorização que isenta da necessidade do processo tradicional de “Visto de Turismo” para quem entra no país de avião.

Confira um vídeo feito por nossa consultora de Imigração, Celina Hui, com mais detalhes a respeito do eTA:

Dúvidas frequentes:

Como sei se posso solicitar o eTA?

A regra é: pode solicitar o eTA quem…

– Já possui um visto americano válido

ou

– Já teve um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos

Uma vez elegível, basta preencher o formulário online, pagar a taxa de $7,00 CAD (entre as formas estão cartão de crédito ou de débito internacional) e aguardar o email do departamento de imigração com a resposta positiva, negativa ou fazendo alguma solicitação adicional.

Desta forma, as pessoas que não atendem a estes critérios e queiram vir como turistas para o Canadá, devem continuar solicitando o “Visto de Turismo” da forma tradicional. Os demais procedimentos normais também continuam vigentes para os outros vistos e permissões, como de trabalho, por exemplo.

 

Quais as informações preciso fornecer ao preencher o formulário online?

No formulário para a solicitação do eTa pede-se diversas informações, entre elas:

– Se você está pedindo o documento para si ou outra pessoa, como por exemplo, o seu filho menor de idade; dados de seu passaporte; informações pessoais como estado civil e se já obteve algum visto ou permissão de entrada no Canadá; se tiver visto americano válido deve-se incluir as informações; a situação empregatícia; endereço atual; responder a perguntas como “você já teve um visto negado para o Canadá?”; etc.

 Quanto tempo demora para o eTA ser emitido?

Geralmente em poucos minutos o aplicante recebe a confirmação de que o eTA foi aprovado (ou não), mas o prazo oficial de resposta é de até 72 horas após a aplicação. Neste período, caso haja a necessidade de algum dado ou pedido de documento adicional, será enviado um email com as devidas orientações.

Qual o prazo de validade após a aprovação do eTA?

Uma vez aprovado, o eTA é válido por 5 anos, a menos que o seu passaporte vença antes, e se este for o caso, terá a validade de acordo com esta data de vencimento de seu documento.

Estou no Brasil e quero ir estudar no Canadá, posso solicitar o eTA?

O eTA é indicado para as pessoas que querem vir para o Canadá como “Turistas” (por via aérea) podendo ter o direito de permanecer até seis meses, ou que pretendam fazer um curso que dure no máximo as 24 semanas. Assim, se o objetivo é vir como estudante para um programa de ensino com um tempo maior de duração, deve-se solicitar o “Visto de Estudante”. Lembrando ainda que no momento da chegada ao país o oficial de imigração tem o poder de decidir a respeito do tempo de permanência.

Posso preencher um único formulário do eTA e incluir toda a minha família?

Cada pessoa precisa de um formulário preenchido, separadamente. Assim, não é possível fazer somente um documento para toda a família.

E você, atende aos critérios para solicitar o eTA? Se a resposta for “sim”, o link para fazer a solicitação é o http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-start-br.asp

Boa sorte!

Comentários Facebook