Neve? Frio? Casacos e botas? Nada disso, gente! Chegou a hora de falar do verão, estação preferida de 10 em cada 10 canadenses! Afinal, em que outra época é possível sair de bermuda e camiseta, fazer picnics com sol até dez da noite, curtir os parques da cidade e aproveitar o happy hour nas áreas externas dos bares e restaurantes?

2155 - 431

Aqui em Edmonton o inverno pode ser rigoroso, admito. Dura bem mais do que três meses e a neve chega a cansar. Mas quando chega junho, minha gente, é hora de esquecer tudo isso e tirar todos aqueles modelitos fresquinhos do armário e desfilar pela cidade de vestido e sandália. Aproveitar o efêmero verão da cidade é palavra de ordem!

São três meses de puro sol, calor e dias longos. Claro, aqui não é o Nordeste brasileiro, mas as temperaturas sobem bastante sim. Pode passar dos 30°C em alguns dias! E apesar da média ficar na casa dos 20 e tantos, a sensação térmica parece sempre maior. Acredite, é possível até pegar um bronzeado por aqui!

E naturalmente, é no verão que o calendário de Edmonton fica com a corda toda! Eventos são o que não faltam, a grande maioria concentrada em julho, o auge da estação. Eu já falei de alguns festivais da cidade neste texto aqui, mas agora vou dar umas dicas de como aproveitar a melhor época do ano!

Slidethecity_15-1024x683Uma das mais novas sensações da cidade é o Slide the City, um evento internacional que já faz sucesso em vários países e que agora vem também se expandindo pelo Canadá. Algumas cidades canadenses já estão no roteiro dos organizadores, e Edmonton teve sua estreia no ano passado.

Qual é a melhor coisa para se fazer debaixo do sol quente? Se jogar na água, certo? Pois é disso que se trata o Slide the City: um tobogã gigante montado em alguma parte da cidade, onde você vai lá munido de boia e roupa de banho e simplesmente… escorrega ladeira abaixo em uma lona cheia de água! Como isso pode não ser divertido? O evento é pago, e você escolhe se quer deslizar uma, três ou infinitas vezes. Só digo uma coisa: se pagar por apenas uma descida, vai ficar com gostinho de quero mais.

Já o clássico do clássico é o K-Days. Eu já falei dele antes, mas preciso reforçar a importância desse evento que é A CARA do verão de Edmonton. São diversos dias de festival, com muita comida, brinquedos e brincadeiras. Mas o K-Days é muito mais. Tem shows de música (todo dia, duas atrações musicais diferentes. Este ano tivemos até Simple Plan!), tem exposições, tem fogos de artifício…

O evento é um sucesso, principalmente entre as crianças. A brincadeira pode sair cara, pois você paga para entrar e também para ir nos brinquedos (além da comida, claro), mas vale a pena, nem que seja para conhecer uma vez só.

O verão é também uma ótima oportunidade para aproveitar os famosos patios, as varandas e áreas externas dos restaurantes. Vários estabelecimentos possuem patio, que, claro, fica inutilizado durante o inverno. Então quando o termômetro começa a subir, fica declarada aberta a patio season! Os espaços são bem concorrido: todo mundo quer aproveitar o Happy Hour no sol! Aliás, o Happy Hour por estas bandas não começa tarde como no Brasil. Por aqui, é comum que ele aconteça entre 15h e 18h (muitas empresas liberam seus funcionários por volta das 16h ou 16h30, ou seja, a tempo de curtir um bom drinque), com promoções exclusivas.

E se preferir, que tal um picnic ao ar livre? O River Valley está aí para isso! Além das mesinhas espalhadas pelo gramadão que contorna o rio, várias grelhas de barbecue ficam disponíveis gratuitamente para quem quiser fazer um churrasquinho com a galera. Claro, você só precisa respeitar o meio ambiente e não deixar lixo ou restos de comida pelo parque.

Feira (3)

Quer outra dica? Vá aproveitar o sábado para fazer feira na Farmer’s Market do centro, que durante o verão é realizada ao ar livre, no meio da 104 Street. Além das barraquinhas de carnes, legumes e frutas, você ainda pode curtir música ao vivo e fazer uma boquinha nos stands de comida (dica: o cachorro-quente do Fat Frank é uma delícia, e ainda tem na versão vegetariana!).

Para fechar, bora curtir o Rio North Saskatchewan? Você pode passear de canoa ou de balsa, ou até mesmo stand up paddle. Se não tiver o próprio equipamento, basta procurar uma das inúmeras empresas que alugam o material e até fazer algumas aulinhas. E olha, vale a pena, viu? A vista é fenomenal!

Claro, existem muito mais atrações no verão de Edmonton, e dá para ficar a vida toda falando deles por aqui. Mas que tal vir conhecer pessoalmente no ano que vem? Fica feito o convite!

 

Comentários Facebook