Você pode encontrar o nosso texto da série anterior sobre Veterinária aqui

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional. 

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

Mentorship

Assim como comentamos no post sobre Odontologia (inserir link aqui), para Medicina Veterinária também existe a possibilidade de mentorship, ou seja, de trabalhar junto a um tutor, um profissional com mais experiência na profissão e também no mercado de trabalho canadense.

A Canadian Veterinary Medical Association fornece uma ferramenta chamada Mentor Roster para facilitar o processo de aplicação para mentorships. O serviço é destinado a membros da associação e a estudantes de veterinária.

veterinarians-739365_1280

Colúmbia Britânica

O College of Veterinarians of British Columbia fornece uma série de passos que devem ser seguidos para se obter o registro a fim de atuar nesta província.

O primeiro passo é obter um certificado de qualificação a partir da banca examinadora nacional (National Examining Board – NEB), que serve como um caminho alternativo no caso de o candidato ter se formado em uma escola de veterinária não acreditada.

Na Colúmbia Britânica existem três categorias mais prevalentes nas quais os médicos veterinários se encaixam, de acordo com sua prática:

1) Prática privada geral: essa categoria, mais generalista, permite que o profissional atue sem restrições quanto a atividades.

2) Prática privada de acordo com a especialidade: a prática dos profissionais nessa categoria é restrita à especialidade que praticam.

3) Prática pública: os candidatos que desejam aplicar para essa categoria de licença devem estar trabalhando junto ao governo do Canadá.

O órgão regulador da Colúmbia Britânica informa que, além de documentos que comprovam educação e experiência, status imigratório no país e proficiência em inglês, é necessário fornecer letters of good standing, ou cartas de referência quanto à boa prática profissional, escritas por cada jurisdição em que o profissional já atuou. Além disso, também é necessário obter no mínimo 2 cartas de referência de empregadores, professores e/ou colegas, atestando sobre quesitos tais como o tempo de experiência profissional, o caráter profissional, a conduta com clientes, e um resumo das atividades praticadas.

Por último, o CVBC oferece um checklist com os itens que devem ser submetidos ao órgão regulador para se obter a licença para a prática profissional. Esse documento também fornece informações adicionais sobre o processo do registro, incluindo os requerimentos para a prova de proficiência em inglês.

Alberta

De acordo com a Alberta Veterinary Medical Association (ABVMA), é possível esperar um crescimento na demanda por médicos veterinários na província. Isso porque os donos de animais de estimação demandam cada vez mais cuidados sofisticados para os seus bichinhos, e, do lado dos animais de grande porte, as fazendas estão expandindo suas produções, o que também gera uma maior demanda por serviços veterinários.

Para o registro nessa província é possível escolher uma entre três categorias para a prática profissional:

1) Licença para a prática geral: sem restrições quanto a atividades a serem praticadas;

2) Licença restrita (temporária ou de curto prazo): condicionada à supervisão de um profissional licenciado;

3) Licença limitada: a prática aqui estaria sujeita a limites quanto a atividades a serem exercidas.

O certificado de qualificação fornecido pela National Examining Board da Canadian Veterinary Medical Association é um requisito comum a todas as provínicas para o registro, e cartas de referência de empregadores, colegas ou professores são importantes para a comprovação da boa prática profissional.

Comum a todas as provínicas, é preciso pagar as taxas de aplicação, assim como valores específicos para a realização de provas e demais cursos complementares que forem necessários para cada caso.

Ontário

A província de Ontário disponibiliza um serviço de avaliação e auxílio para pessoas cuja educação e experiência profissionais se deram fora do Canadá. Através do Global Experience Ontario, o candidato pode obter informações sobre regulamentação, educação e trabalho.

Para praticar a medicina veterinária em Ontário é preciso ser licenciado pelo CVO, ou College of Veterinarians of Ontario. É necessário ter um diploma em medicina veterinária e ser aprovado nas provas específicas exigidas para a regulamentação.

Existem cerca de 4500 veterinários licenciados em Ontário, e existem 7 categorias nas quais é possível obter uma licença:

1) Licença geral: o candidato recebe autorização para praticar a profissão sem restrições quanto a atividades ou local da prática;

2) Licença restrita: parecida com a licença geral, mas aqui um comitê pode colocar restrições a respeito da prática;

3) Licença educacional: é preciso que o candidato esteja matriculado em um curso de pós-graduação em medicina veterinária no Ontario Veterinary College;

4) Licença para pós-graduação/residência: o candidato deve ser aceito como estagiário, residente ou estudante (Doctor of Veterinary Science) no Ontario Veterinary College;

5) Licença acadêmica: o candidato deve estar trabalhando em período integral como professor ou pesquisador no Ontario Veterinary College;

6) Licença para serviço público: o candidato deve estar trabalhando como veterinário junto ao governo do Canadá;

7) Licença de curto prazo: uma licença restrita com a duração de 30 dias, essa categoria requer supervisão e uma indicação ou convite.

Para o registro de candidatos cuja formação e experiência não é canadense, o CVO oferece uma série de passos muito bem explicados sobre o que é necessário fazer:

O primeiro passo é a aplicação para as provas da banca examinadora nacional (National Examining Board). Esse processo pode levar de 3 a 5 anos, pois pode ser necessária educação adicional. Também é necessário pagar taxas, como para todas as profissões. As taxas são diferentes para a aplicação em si, para cada prova necessária e para cada curso necessário. Além de uma série de testes e cursos preparatórios, também é necessário passar em um exame de jurisprudência, para comprovar o conhecimento do candidato quanto à legislação e às regras pertinentes à província.

Se você escolher praticar a profissão nesta província, existe um programa de estudos que pode ser muito útil, embora não seja obrigatório. Trata-se do Veterinary Skills Training and Enhancement Program, criado por ação conjunta do CVO, da Ontario Veterinary Medical Association e do Ontario Veterinary College da Universidade de Guelph. O programa é dirigido a candidatos que vêm de outros países.


Manitoba

Segundo a Manitoba Veterinary Medical Association, candidatos proveninentes de instituições não acreditadas devem aplicar para o registro profissional através da obtenção de uma licença temporária, condicionada à aprovação do candidato nos exames nacionais. Uma vez obedecidos os requisitos e aceita a aplicação, o candidato poderá praticar a profissão sob a supervisão de um membro licenciado da MVMA, até a conclusão do exame de proficiência clínica, que deve ser completado em um período de 2 anos. Após esse exame, será permitido que o candidato passe a praticar a profissão sob uma licença temporária restrita, que impõe certas condições quanto às atividades a serem praticadas.

Após percorrer esse caminho, será enfim possível aplicar para a licença completa na categoria de candidatos domésticos, ou graduados de uma instituição de ensino acreditada. Assim como para o registro nas demais provínicas, aqui também será necessário submeter uma série de documentos, pagar taxas e também verificar a necessidade de fazer cursos de extensão (de acordo com cada caso). Cartas de referência das jurisdições onde atuou, assim como cartas de referência escritas por professores e colegas são muito importantes para o sucesso da aplicação.

Para quem gosta de ter uma ideia real sobre o que pode ser esperado em termos de profissões e mercado de trabalho, a MVMA oferece uma página em seu site que contém publicações a respeito de vagas disponíveis.

Veterinário Assistente ou Técnico em Veterinária

Sem possuir uma licença não é possível atuar como médico veterinário no Canadá, mas existem outros caminhos. Estamos falando do trabalho junto a um médico veterinário licenciado, na posição de assistente ou técnico em veterinária.

É preciso deixar claro que mesmo para essas profissões é preciso obter licença, mas os procedimentos podem não ser tão complicados ou demorados quanto para a obtenção de uma licença para atuar como médico veterinário.

Na província de Alberta,  por exemplo, no caso de candidatos de fora do Canadá, é necessário apenas passar por uma avaliação própria do órgão regulador daquela província, além de ser aprovado no exame VTNE, ou Veterinary Technician National Exam. Também é necessário submeter cartas de referência de jurisdições onde atuou como técnico em veterinária ou equivalente, e cartas de colegas ou professores atestando quanto à boa prática profissional.

A seguir, na série Profissões Regulamentadas no Canadá: Fisioterapia!

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Canadian Veterinary Medical Association
339 Booth Street
Ottawa, ON  K1R 7K1
Tel: (613) 236-1162
Fax: (613) 236-9681
Email: [email protected]
Website: https://www.canadianveterinarians.net/

College of Veterinarians of British Columbia
#107 – 828 Harbourside Drive
North Vancouver, BC  V7P 3R9
Tel: 1-604-929-7090
Toll Free in BC: 1-800-463-5399
Fax: 1-604-929-7095
Email: [email protected]
Website: https://www.cvbc.ca

Alberta Veterinary Medical Association
Building #3, Elm Business Park
Suite 104, 9452 – 51 Avenue
Edmonton, Alberta, T6E 5A6
Tel: (780) 489-5007, Toll-Free: 1-800-404-2862
Fax: (780) 484-8311
Email: [email protected]
Website: http://www.abvma.ca/index.asp

College of Veterinarians of Ontario
2106 Gordon Street Guelph, Ontario N1L 1G6
Tel: (519) 824-5600 / 1 (800) 424-2856
Fax: (519) 824-6497 1 (888) 662-9479
Email: [email protected]
Website: http://cvo.org/Home.aspx

Manitoba Veterinary Medical Association
1590 Inkster Blvd.
Winnipeg, MB, R2X 2W4
Tel (toll free): 1 866 338 MVMA (6862)
Tel: (204) 832 1276
Fax: (204) 832 1382
Website: http://www.mvma.ca

Comentários Facebook