A sétima maior cidade do Canadá é a capital da província de Manitoba e possui a oitava maior região metropolitana do país. Winnipeg tem cerca de 750 mil habitantes, segundo dados da Statistics Canada, e foi fundada em 1835, sendo seu nome com origem na língua nativa cree, significando “águas barrentas”. Localizada no centro geográfico do Canadá, ela é banhada pelos rios Assiniboine e Red.

Além de ser uma capital, a cidade tem sido cada vez mais procurada por imigrantes, primeiro pelo sistema provincial de imigração de Manitoba (Manitoba Provincial Nominee Program – MPNP), que oferece algumas vantagens para quem trabalha na cidade (para mais informações basta clicar aqui). Segundo pelo motivo que a cidade também é a base econômica da região e possui empregos em várias áreas: 15,2% nos setores de saúde e assistência social, 15,2% no comércio, 9,8% na área industrial, 7,7% na educação, dentre outros, segundo os dados do Statistics Canada.

Além de tudo, Winnipeg possui atrações imperdíveis e que valem a visita. Abaixo você encontra uma lista com 10 pontos turísticos e lugares que você não pode deixar de visitar ao passar um tempo na cidade.

1 – Canadian Museum for Human Rights

Um dos principais pontos turísticos, o Canadian Museum for Human Rights (CMHR) é um museu nacional que conta a história dos direitos humanos ao redor do mundo e através da história. Ele está instalado em uma obra arquitetônica incrível, com escadarias e passarelas internas, jardins e simbolismos que se estendem ao longo de sete andares e 11 galerias, possuindo exposições interativas e tours guiados.

Os horários de funcionamento podem variar em feriados, mas geralmente o museu fica aberto seis dias por semana (exceto às segundas-feiras), das 10 às 17h. Nas quartas-feiras o horário de fechamento é estendido para 21h. O valor da entrada para adultos é de $18 CAD e, na primeira quarta-feira de cada mês, todos podem ir ao CMHR sem pagar.

Informações e valores: https://humanrights.ca/

2 – Assiniboine Park + Zoo

Assiniboine Park and Zoo

É o parque mais famoso e antigo da cidade, trazendo atrações para todas as idades, como o Assiniboine Park Zoo, conservatório, área de entretenimento para crianças, jardins, espaços para piqueniques ao ar livre, passeios de trem, dentre outras atrações. No inverno o parque também oferece pista de patinação no gelo externa e gratuita para quem tem patins, oferecendo também a opção de alugar um no local.

O zoológico, anexo ao parque, é uma atração imperdível caso o visitante goste de animais. Existem mais de 200 espécies de bichos, incluindo ursos polares, espalhados pelos cerca de 80 acres do local. Os tickets para adultos custam $19,75 CAD (a entrada no parque é livre, este valor é somente aplicado ao zoo). Ele fica aberto em horários diferentes, dependendo das estações do ano.

Informações e preços: http://www.assiniboinepark.ca/zoo/

3 – The Forks

The Forks, Winnipeg

O encontro dos rios Assiniboine e Red é uma região conhecida como The Forks, sendo um marco na cidade de Winnipeg. O local era usado para escambo entre os antigos nativos da cidade e tem mais de seis mil anos de história. Hoje a área é um grande ponto de entretenimento, alimentação e compras. Lá o visitante encontra diversos restaurantes com comidas típicas, lojas com itens de fabricantes locais, museus, padarias, opções para cafés e lanches rápidos, mercados, dentre outros.

O lugar também é famoso por possuir vários atrativos e festivais, tanto no verão como no inverno. Na estação mais fria do ano, várias pistas de patinação ficam disponíveis à população, além de ser o principal ponto de acesso à maior pista de patinação no gelo do mundo (pode chegar a nove quilômetros de extensão), montada sobre as águas congeladas dos dois rios que cortam a cidade. Lá também ocorre a queima de fogos na comemoração do Ano Novo.

Informações: http://www.theforks.com/

4 – Manibota Legislative Building

Manitoba Legislative Building

O prédio legislativo de Manitoba é um espetáculo arquitetônico que se ergue em meio à jardins bem conservados, com uma estrutura imponente e charmosa. Ele foi projetado pelo arquiteto Frank Worthington Simon em 1920 e acomoda a assembleia legislativa, comitês e funcionários, além de ser o local onde ficam os escritórios de todos os ministros e departamentos governamentais. O interior do edifício tem um estilo único com cúpulas, mármores e esculturas que definitivamente valem a visita. O espaço é aberto a visitação gratuita e para entrar basta apresentar um documento.

Informações: http://www.gov.mb.ca/mit/legtour/legbld.html

5 – FortWhyte Alive

FortWhyte Alive

O espaço tem cerca de 600 acres de natureza e atrações para todas as idades e gostos. Lojas, fazenda, café, trilhas para esqui e pista de patinação no gelo (no inverno), jardins, aquários de pradarias, museu, estação de alimentação de aves, sete quilômetros de trilhas e cinco lagos são alguns dos atrativos do local.

A região pode ser visitada durante todo o ano das 9 às 17h, o preço é de $8CAD por adulto. Se o turista estiver a pé ou de bicicleta, a entrada é free. O FortWhyte também disponibiliza instalações para acampamentos individuais ou em grupos e locações para eventos em geral como aniversários e casamentos.

Informações: https://www.fortwhyte.org/

6 – Manitoba Museum + Science Gallery + Planetarium

Manitoba Museum

O Museu de Manitoba faz parte de um complexo com mais duas atrações: planetário e galeria de ciências. O local é uma viagem no tempo e no espaço e contém peças como uma rocha lunar, uma réplica de um navio do século XVII, nove galerias permanentes contando a história de animais, rochas, geologia, história natural e povos nativos ao longo dos anos.

A Science Gallery é um ótimo espaço para os pequenos criarem gosto pela ciência e experimentar novas sensações desde cedo, com legos, brincadeiras, curiosidades, experimentos tecnológicos interativos e outras atrações. O planetário é completo e traz diversas apresentações em horários diferentes de cada dia, que duram cerca de 40 minutos. Antes de cada exibição, há uma narração e imagens projetadas do céu da cidade naquele dia, com o aprendizado de como localizar constelações.

O complexo é aberto de terça a domingo e tem preços diferenciados para adultos, crianças, estudantes e sêniores. O ticket para as três atrações custa $26 CAD.

Informações e preços: https://manitobamuseum.ca/main/

7 – Royal Aviation Museum of Western Canada

Royal Aviation Museum

É o segundo maior museu de aviação do Canadá. A coleção é propriedade da Trans-Canada Airlines, hoje operada pela Air Canada, e conta a história da aviação canadense através de modelos de aeronaves, peças, artigos usados por militares, armamento e outros artefatos históricos importantes. No local também são ofertados tours guiados, com visitação aberta todos os dias em horários diferentes. O valor do ingresso para adulto é de $10 CAD.

Informações e valores: http://www.royalaviationmuseum.com/.

8 – Saint Boniface Cathedral

Saint Boniface Cathedral

Catedral de Saint Boniface é um oponente monumento construído no ano de 1818. Com uma fachada icônica, a catedral abriga um cemitério de mesmo nome ao lado, distribuído em uma grande extensão de verde e jardins. A igreja está localizada no bairro francês que também é muito charmoso e atrai diversos turistas devido aos restaurantes, bares e cafés da região.

A igreja é católica e aberta a visitação gratuita. Mais informações sobre tours guiados e horários podem ser acessados pelo site da catedral.

Informações: http://www.cathedralestboniface.ca.

9 – MTS Centre

MTS Centre

Se quem vem a Winnipeg é apaixonado por esportes e quer ver uma partida de hóquei no gelo, o MTS Centre é a casa do time da cidade: o Winnipeg Jets. A temporada do esporte ocorre de outubro a maio/junho de cada ano. A arena, localizada no centro da cidade, também apresenta eventos e shows ao longo do ano. Neste ano, personalidades e bandas como Weezer, Guns’n’Roses, os Harlem Globetrotters e espetáculos de patinação no gelo da Disney passarão pelo local.

Informações e tickets: http://www.mtscentre.ca/.

10 – Royal Canadian Mint

Royal Canadian Mint

O Royal Canadian Mint é a casa da moeda do Canadá. Eles produzem para todo o Canadá e também para diversos países, incluindo o Brasil. Além de Winnipeg, podemos encontrar o Mint em Vancouver e Ottawa. O tour guiado no local conta toda a história da fábrica e também mostra, em detalhes, todo o processo de fabricação de moedas, incluindo as comemorativas coloridas do Canadá. O passeio dentro das instalações custa $6 dólares canadenses por adulto.

O local possui um gift shop com as mais variadas moedas e lembranças da casa, incluindo itens comemorativos em prata e ouro, que são bastante populares entre os colecionadores.

Informações: http://www.mint.ca

A parte II deste texto trará informações imperdíveis sobre mais 10 atrações em Winnipeg, não perca!

Imagens: Divulgação/acervo/domínio público.

Comentários Facebook