PERGUNTAS FREQUENTES

icon-perguntas-1

VISTOS E DOCUMENTAÇÃO

DEPOIS DE O MEU VISTO EXPIRAR, EM QUANTO TEMPO TENHO QUE SAIR DO PAÍS?

No mesmo dia. A partir do dia seguinte, a sua estadia passa a ser ilegal no Canadá.

MINHA PROFISSÃO NÃO FAZ PARTE DA LISTA DE PROFISSÕES EM DEMANDA NO CANADÁ, POSSO CADASTRAR MEU PERFIL NO EXPRESS ENTRY?

Sim. Não existe mais uma lista de profissões em demanda para cadastro da expressão de interesse no Express Entry, basta se qualificar para um dos programas federais gerenciados pelo sistema: Federal Skilled Worker, Canadian Experience Class ou Federal Skilled Trades.

QUAL TIPO DE VISTO DEVO SOLICITAR PARA ESTUDAR POR 3 MESES?

Visto de turismo com permissão de estudo. Esse visto permite que a pessoa estude por até 24 semanas, e depende do envio da carta de aceitação da instituição de ensino.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA CHEGAR O VISTO DE TRABALHO?

Depende da época do ano e do volume de processos que o governo canadense tem no momento. O governo atualiza os prazos semanalmente em seu site.

icon-perguntas-3

IMIGRAR

A IMMI CANADA CONSEGUE ARRANJAR EMPREGOS PARA IMIGRANTES NO CANADÁ?

Não. Nós trabalhamos com consultoria para vistos e imigração para o Canadá, mas não oferecemos serviços de colocação no mercado de trabalho.

COMO FAÇO PARA ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ?

Estando matriculado em uma instituição de ensino superior credenciada (designated learning institution), em um programa de carreiras – não vale cursos de idiomas – o aluno tem direito a 20 horas de trabalho por semana durante o curso e 40 horas de trabalho por semana durante as férias escolares. Para saber mais sobre cursos e intercâmbio, entre em contato com a nossa parceira 3RA Intercâmbio!

COMO POSSO MORAR PERMANENTEMENTE NO CANADÁ?

Para conseguir a residência permanente é preciso primeiro se qualificar para um programa de imigração.

É NECESSÁRIO TER UMA OFERTA DE EMPREGO PARA IMIGRAR PARA O CANADÁ ATRAVÉS DE PROGRAMAS PROFISSIONAIS?

Depende do programa. Se for via LMIA (Labour Market Impact Assessment), sim.
No entanto, se for via programas de qualificação, o candidato deverá atender aos requisitos do governo, e nesse caso não será necessário oferta de trabalho, embora conte pontos para o Express Entry.

icon-perguntas-2

VISTOS E DOCUMENTAÇÃO

EU RECEBO A CIDADANIA AO ME CASAR COM UM(A) CIDADÃ(O) CANADENSE?

Não. No entanto, o cônjuge que é cidadão canadense ou residente permanente poderá entrar com um pedido de residência permanente para o cônjuge estrangeiro através do programa Family Sponsorship.

INDO ESTUDAR NO CANADÁ, MEU FILHO TEM ACESSO AO ENSINO PÚBLICO?

Se ao menos um dos pais estiver matriculado em uma instituição de ensino superior em tempo integral, independentemente de ser pública ou privada, o filho em idade escolar terá sim acesso ao ensino público. O critério de idade escolar varia de acordo com a província.

POSSO MUDAR DE EMPREGADOR COM A MESMA PERMISSÃO DE TRABALHO?

Se a sua permissão for adquirida via LMIA não será possível mudar de empregador, pois a permissão está vinculada ao empregador. No entanto, se você vier para o Canadá através de programas que concedem permissão de trabalho aberta, aí sim é possível mudar de empregador.

POSSO MUDAR MEU STATUS DE VISITANTE PARA ESTUDANTE ESTANDO DENTRO DO CANADÁ?

Sim. Estando no Canadá com um visto de turismo válido, é possível solicitar um visto de estudos. Você não precisará sair do país, mas seus documentos deverão ser enviados ao consulado canadense mais próximo fora do Canadá, ou ao país de origem.

POSSO TRABALHAR DURANTE CURSOS DE INGLÊS OU FRANCÊS?

Não. Cursos de idiomas não dão direito à permissão de trabalho.

POSSO USAR CUSTEADOR PARA COMPROVAÇÃO FINANCEIRA DO VISTO DE ESTUDOS?

Caso você não tenha como comprovar por meios próprios os fundos necessários, você poderá sim indicar uma pessoa que será totalmente ou parcialmente responsável pelas suas despesas, na questão financeira. Essa pessoa deverá enviar toda a documentação financeira que for solicitada, além da cópia de um documento de identificação e uma carta de próprio punho atestando que será a custeadora.

PRECISO FAZER A EQUIVALÊNCIA DO MEU DIPLOMA MESMO SE MINHA PROFISSÃO NÃO FOR REGULAMENTADA NO CANADÁ?

A equivalência do diploma por entidade canadense credenciada irá equivaler os estudos realizados fora do Canadá com a grade escolar do país e não tem relação alguma com profissões regulamentadas. Esse procedimento é exigido para atender aos critérios de alguns dos programas de imigração para avaliação do nível de escolaridade.

SE MINHA PROFISSÃO FOR REGULAMENTADA, COMO POSSO VALIDAR MEU DIPLOMA?

A validação das credenciais para profissões regulamentadas varia de acordo com a província, portanto é importante entrar em contato com os órgãos reguladores da sua profissão na província onde deseja atuar para saber quais os quesitos.

CONTEÚDO DE APOIO

shutterstock_166154783-380x252

Ebook – Express Entry – ImmiCanada

Material PDF | 1 MB

ABRIR

GOSTARIA DE AGENDAR SUA CONSULTA INICIAL? SAIBA MAIS.