Grupo 1
Grupo 1
Saiba como comprovar renda para obter o visto de estudante

Saiba como comprovar renda para obter o visto de estudante

4 de janeiro de 2023

Ao decidir morar no Canadá (ou em outros países), algumas pessoas acabam se empolgando e, para viabilizar este sonho mais rapidamente, decidem pedir demissão do emprego, vender a casa, carro e outros bens. No entanto, muitos desconhecem uma etapa muito importante do processo para aplicação ao visto canadense: comprovar vínculos com o Brasil.

Importante ter em mente que o visto de estudante é temporário e tem data de início e fim. Ou seja: mesmo que você esteja indo para estudar, planeje tentar um visto de trabalho após o estudo e não tenha a intenção de voltar ao Brasil, você precisa comprovar que tem vínculos com o país de origem. Sem isso você corre o risco de ter o visto negado. 

Comprovação financeira ao governo canadense

Outra questão importante é a comprovação financeira. Você não vai pagar este dinheiro ao governo canadense, mas é necessário que você comprove ter o valor suficiente para viver no Canadá durante o período de vigência do seu visto, para os casos de visto temporário, ou para começar uma nova vida e se estabelecer no Canadá até conseguir uma oferta de emprego, por exemplo, nos casos de quem busca residência permanente. 

De acordo com o site oficial da imigração canadense, hoje, um casal precisa comprovar o valor de CAD $ 14.000. Esta quantia aumenta conforme o número de membros da família. Para comprovação, o montante deve estar em conta bancária, aplicações, poupança, etc. 

Para evitar fraudes, o aplicante deve ter este valor há, pelo menos, quatro meses. Caso a família tenha vendido algum bem para dispor da quantidade, é só anexar a cópia dos documentos que comprovem a veracidade da informação. 

Recomendação da Immi Canada

Porém, a Immi Canada sempre recomenda que o valor comprovado seja maior que o mínimo exigido e que, antes de viajar, o aplicante pesquise os custos de aluguel, alimentação e transporte na cidade em que vai viver, pois os preços podem variar bastante de região para região e é importante estar pronto financeiramente até se estabilizar. 

Falando especificamente de valores, a Immi Canada recomenda que cada pessoa comprove CAD $ 12.000. Ou seja, um casal teria que comprovar CAD $ 24.000 ao governo canadense.

Confira a tabela de comprovação de renda mais recente (2022)

Pessoas que vão para o Canadácomprovação de fundos necessário por ano (não inclui mensalidade)comprovação de fundos necessário por mês (adicional à mensalidade)
Você (o aluno)CAD $ 10.000CAD $ 833
Primeiro membro da famíliaCAD $ 4.000CAD $ 333
Cada membro adicional da família acompanhanteCAD $ 3.000CAD $ 255

Exemplo:

Se você e dois membros da família quiserem ir para uma província canadense (que não seja Quebec) por um ano, você precisará:

Comprovar o custo de vida: CAD $ 10.000 (para o estudante)

Comprovar custo de vida: CAD $ 4.000 (para o primeiro membro da família)

Comprovar custo de vida: CAD $ 3.000 (para o segundo membro da família)

Total: CAD $ 17.000

Os caminhos para comprovar a renda

Antes de tudo, vale explicar que você não necessita possuir toda comprovação financeira em um só lugar, como por exemplo, em uma conta bancária. O candidato ao visto de estudante poderá usar um custeador (ou patrocinador), de forma que esta pessoa, perante à imigração, se torna a responsável financeira sobre o solicitante do visto. Abaixo listamos algumas opções:

1)      Extrato Bancário oriundo de um Banco Canadense no nome do aplicante ou custeador, se a quantia for transferida diretamente para o Canadá;

2)      Comprovação de empréstimo “Educacional” oriundo de uma Instituição Financeira;

3)      Extratos bancário em nome do aplicante e/ou custeador dos últimos 3 ou 4 meses;

4)      Comprovação de pagamento do curso e acomodação (caso o aplicante fique em uma casa de família, por exemplo);

5)      Carta-custeio assinada pela pessoa que irá ser a responsável financeira do solicitante;

6)      Comprovação de pagamento do curso oriundo de dentro do Canadá, em casos em que o aplicante possui uma bolsa de estudo ou está inscrito em um programa de estudos canadense financiado.

Detalhe Importante: Os documentos que não sejam originalmente da língua inglesa ou francesa, precisam estar acompanhados de uma tradução em um dos idiomas oficiais do Canadá para serem aceitos pela imigração

As principais dúvidas de quem deseja um visto de estudante

Se você chegou até aqui e ainda não teve todas as suas dúvidas respondidas ao longo do post, nós vamos resumir tudinho e deixar aqui as principais dúvidas de quem deseja obter um visto de estudante no Canadá:

  1. Quanto necessito comprovar? Se você vai estudar, será necessário comprovar que você possui renda suficiente para pagar o curso e se manter no país durante a sua estadia. Para cursos com duração superior a um ano, será necessário comprovar, pelo menos, o valor referente ao primeiro ano do curso, além das despesas.
  1. Necessito ter toda a quantia em conta? Não, não é necessário que você tenha toda a quantia em conta. O valor necessário a ser comprovado pode ser feito por meio de uma combinação de contas e documentos, como: extratos bancários de uma conta corrente, saldos de um investimento e/ou poupança, imposto de renda, contracheques/holerites e afins.
  1. Documentos extras: A Imigração pode, a qualquer momento, solicitar documentação extra sobre a sua parte financeira, se julgar necessário. Para evitar isso, sempre leia com a intenção todas as coordenadas, não envie documentos falsos ou informações deturpadas, pois isso pode afetar o resultado da sua aplicação, além de correr o risco de não poder aplicar para nenhum tipo de visto ou processo dentro de um prazo de 5 anos ou mais.

Todas essas informações personalizadas para o seu sonho, sua situação financeira e os seus prazos, você pode conseguir entrando em contato conosco para dar início ao seu Plano Canadá! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

contact@immi-canada.com

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist