Grupo 1
Grupo 1
Profissões regulamentadas no Canadá: a série está de volta!

Profissões regulamentadas no Canadá: a série está de volta!

26 de outubro de 2015

Temos recebido muitas mensagens de nossos clientes e também do público em geral nos perguntando a respeito das profissões regulamentadas aqui no Canadá. Falamos um pouco sobre isso a partir deste post  que publicamos no começo do ano passado, e achamos importante retomar as discussões e passar para vocês algumas informações a mais a respeito dessas profissões, muitas das quais estão em alta por aqui.

Antes de mais nada, o que são profissões regulamentadas?

Captura de Tela 2015-10-26 às 16.18.50

Assim como no Brasil, aqui no Canadá alguns profissionais precisam ter uma licença especial para exercer determinadas profissões. Essa licença é conquistada por meio de educação direcionada para a área de atuação, experiência de trabalho e provas específicas, tudo isso de acordo com o órgão responsável pela regulamentação de cada profissão, em cada província ou território.

A regulamentação dessas profissões nada mais é do que uma medida de proteção ao público e à segurança em geral, tanto de quem pratica quanto de quem recebe os serviços, e também uma maneira de oferecer a garantia de que os profissionais que estão atuando nessas áreas são, de fato, qualificados para isso. São profissiões que exigem um alto grau de responsabilidade, como medicina e engenharia, por exemplo, e que correspondem a cerca de 20% das profissões existentes no Canadá.

O site do governo canadense explica de uma forma bem bacana os detalhes a respeito dessas profissões. Por exemplo, para trabalhar em uma delas, você precisa ter uma licença, um certificado ou se registrar junto ao órgão regulatório da profissão na província onde você pretende atuar.

É BOM SABER

O fato de você ter uma licença e poder atuar em determinada profissão em determinada província não significa que você pode automaticamente atuar em todas as províncias.

No Canadá, diferentemente do Brasil, cada província tem leis específicas, que afetam, dentre outras coisas, as profissões. Pode até mesmo acontecer de você precisar de mais alguns anos de estudos para atuar em uma província que exija um PhD, enquanto que você talvez já possa atuar em outra, com um mestrado.

Embora cada província e cada profissão tenham requisitos diferentes para a regulamentação, é possível esperar um mesmo conjunto de passos para todos:

  • books-924780_1920Avaliação da educação e da experiência de trabalho (aqui, algumas profissões irão exigir experiência de trabalho canadense, outras podem aceitar experiências internacionais. Da mesma forma, cada profissional pode ser mais ou menos qualificado para atuar no mercado canadense, de acordo com a bagagem de experiência que traz consigo);
  • Provas escritas e/ou entrevistas;
  • Avaliação de proficiência do idioma e communication skills (além de exigirem os famosos TOEFL ou IELTS, os órgãos regulatórios precisam ter certeza de que você consegue se comunicar com eficiência, para que possa, por exemplo, atender um paciente da melhor forma possível, compreendendo a queixa e explicando o diagnóstico e o tratamento, superando possíveis obstáculos como sotaques ou maneirismos da fala);
  • Para algumas profissões, um período específico de experiência de trabalho supervisionada, frequentemente sob a forma de estágio ou trabalho voluntário.

Quais são as profissões regulamentadas no Canadá?

Contamos 46 profissões diferentes somente em Ontário!

O Canadá possui 10 províncias e 3 territórios, cada um com particularidades quanto à legislação e também quanto à regulamentação das mais diversas profissões e trades (ocupações como carpintaria, encanamento, etc.)

Por essas razões vamos limitar nossa série às profissões que mais aparecem em nosso dia-a-dia, ou seja, as escolhidas pela maioria das pessoas que nos procuram para tirar dúvidas. Também vamos limitar as informações por aqui às 4 províncias mais procuradas por nossos clientes (e que também são as mais importantes do Canadá): Colúmbia Britânica, Alberta, Ontário e Manitoba.

Se por acaso a sua profissão ou a província para a qual você pretende ir não aparecer em nossos próximos posts, fique tranquilo: o site do governo canadense oferece um link para uma ferramenta muito interessante que permite que você digite a sua profissão e a província onde pretende atuar para verificar se há ou não regulamentação. Além disso, uma rápida pesquisa em sites de busca irá oferecer links valiosos para que você possa estudar suas opções com segurança.

QUEM JÁ PASSOU POR ISSO DIZ

Em vez de digitar frases inteiras em sites de busca, o que às vezes pode gerar resultados diferentes do que aquilo que você busca, procure digitar apenas palavras-chave, de preferência em inglês (ou francês, para Québec), e sem pontuação, para aumentar as chances de obter bons resultados.

Má ideia: “a psicologia é regulamentada em Manitoba?”

Boa ideia: “psychology manitoba”

Com a segunda opção, você poderá ter acesso a links que lhe darão uma ampla gama de informações, não somente sobre a regulamentação, mas sobre a profissão como um todo.

employees-885338_1920

Fiz a equivalência do meu diploma e tenho um ECA Report. Isso significa que já posso atuar em uma profissão regulamentada?

Não. O ECA, ou Educational Credential Assessment, como explicamos neste post , tem como objetivo analisar o seu histórico acadêmico para verificar o seu grau de instrução de acordo com o sistema canadense. No entanto, isso não significa que as suas credenciais são automaticamente reconhecidas no Canadá, já que o ECA é mais utilizado como um dos requisitos para os processos imigratórios.

Para atuar em uma profissão regulamentada não há outro jeito: é preciso entrar em contato com o órgão responsável pela regulamentação da profissão na província onde você pretende atuar e verificar quais são os requisitos para obter a licença.

A seguir, na série Profissões Regulamentadas: Enfermagem!

Links úteis (em inglês):

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist