Grupo 1
Grupo 1
Cursando College: Primeiras impressões

Cursando College: Primeiras impressões

7 de janeiro de 2016

O College no Canadá é como a faculdade no Brasil? É mais fácil ou mais difícil? Quais as diferenças? Calma, calma....hoje vou responder à essas perguntas e contar um pouco sobre minhas impressões do primeiro ano de College em Vancouver.

Como eu já disse em algum texto anterior, estou estudando no Langara College, uma instituição bem conhecida em Vancouver e também uma das queridinhas dos estudantes brasileiros. Não entrarei muito no mérito de como é a instituição em si e o que ela oferece, pois sei que muito já se falou sobre isso. Meu foco nesse texto é contar a experiência de estudar em um College canadense, que certamente pode-se aplicar a muitas outras instituições de ensino por aqui.

imagem5

Vamos começar com algo que quase me deixou maluca antes mesmo de começar as aulas: a seleção das matérias. Diferente de muitas faculdades no Brasil onde você se inscreve em um curso e recebe seu cronograma de aulas de segunda a sexta-feira, com horários e aulas definidas, nos Colleges e Universidades por aqui, o aluno é responsável por montar sua grade curricular. Isso quer dizer, você vai escolher quais e quantas matérias vai fazer naquele período.

A primeira vez que tive que me inscrever nas matérias parecia que eu estava lidando com um bicho de sete cabeças: matérias obrigatórias, matérias eletivas, escolher entre professores...eu estava perdida! Se vocês se encontrarem nessa situação, uma rápida visita ao International Student Services resolve seu problema, e foi assim que resolvi o meu.

Você deve checar a grade curricular do seu curso e ficar atento aos requisitos para completar todas as exigências daquele diploma. Tirando as matérias obrigatórias, existem matérias eletivas, que não são diretamente relacionadas ao curso escolhido, das quais o aluno deve completar ao longo dos anos de estudo. Por exemplo, meu curso é um curso de escrita, que está no departamento de Ciências Humanas, de qualquer forma, como matérias eletivas eu devo incluir na minha grade curricular duas matérias do departamento de Ciências Exatas e um laboratório do departamento de Ciências Biológicas (Ah, como eu queria que alguém tivesse me falado isso antes!).

Uma vez compreendido como funciona sua grade curricular, tudo flui com mais naturalidade e então basta ter um bom planejamento de matérias que tudo vai dar certo! O estudante internacional não pode nunca selecionar menos de três matérias por período, e aqui vai um conselho: três matérias está de bom tamanho! Eu não iria muito além disso, talvez no máximo quatro, ainda mais se você está pensando em trabalhar part time. O tempo de estudo fora da sala de aula pode ser bem extensivo dependendo das matérias escolhidas.

book2

Então as aulas são muito difíceis? Depende! Depende da matéria e depende do professor. Normalmente matérias introdutórias de exatas não exigem tanta dedicação após a aula, mas já outras matérias como Filosofia já tiraram muito meu sono, com suas longas e complicadas leituras (mas que são muito boas também!) e ainda mais com um professor um tanto quanto detalhista em suas provas. Cursando essa matéria de Filosofia que eu descobri um site chamado Rate My Professors ideal para saber mais sobre determinado professor antes de se inscrever na matéria (válido para diversos Colleges e Universidades).

As aulas em si não possuem nada muito diferente do sistema de ensino nas faculdades brasileiras, com exceção da exigência de participação durante as aulas. Em muitas das matérias uma parte da nota final está ligada com a participação do aluno na aula, então raramente você vai presenciar uma cena de algum aluno cochilando ou conversas paralelas acontecendo na sala de aula (como já presenciei tantas vezes na minha faculdade no Brasil). Eu, particularmente, sinto que os alunos prestam grande respeito aos professores e estão sempre bem engajados em discussões durante as aulas. Então prepare-se para de fato se entregar às suas classes.

Reservar um tempo de estudo após as aulas foi, para mim, uma necessidade praticamente diária, pois eu tinha os famosos quizzes (pequenos testes) quase que todos os dias. A biblioteca do Langara College se tornou quase que uma extensão da minha própria casa, assim como é para muitos outros estudantes. Para se ter uma ideia, a biblioteca tem nada menos que três andares: com mesas de estudo individuais, mesas de grupos, salas privativas para estudo, lounges, enfim, inúmeros lugares, e mesmo assim ainda houve um dia (semana de provas) no qual eu não pude encontrar uma cadeira se quer para sentar e começar minhas leituras. Fiquei um pouco indignada, mas logo depois refleti o quão maravilhoso é ver uma biblioteca assim lotada – que venha um futuro brilhante para nós!

Cursar um College no Canadá está sendo bem menos “assustador” do que eu esperava e a cada conclusão de um período eu me sinto muito realizada, não só na vida acadêmica como também pessoalmente. É desafiador? Sim! Exige dedicação? Sem dúvidas! E vale a pena? Absolutamente!

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist