Grupo 1
Grupo 1
CAMINHOS PARA MANITOBA - PARTE 4: MANITOBA SUPPORT

CAMINHOS PARA MANITOBA - PARTE 4: MANITOBA SUPPORT

25 de julho de 2014

O Manitoba Provincial Nominee Program – MPNP – é um dos programas de imigração canadense que mais tem ganhado atenção nos últimos tempos. Dividido em algumas categorias, o MPNP tem atraído a atenção de muitos aspirantes à imigração por meio de uma província – nesse caso, a província de Manitoba. Não é para menos: atualmente o MPNP seleciona trabalhadores qualificados em todas as ocupações, o que facilita e até acelera consideravelmente o processo de obtenção da sonhada residência permanente no Canadá.

Manitoba Flag 2

Você que tem acompanhado nossa série especial dedicada ao programa de imigração de Manitoba, já pode conferir as categorias Manitoba Employment, Manitoba Experience e Manitoba Invitation, relacionadas à qualificação dos candidatos ao MPNP. Chegou a hora de conhecer o último meio pelo qual se qualificar para o MPNP: a categoria Manitoba Support.

Manitoba Support: o que conecta você à Província?

Um dos quatro caminhos para se classificar como potencial candidato ao MPNP é por meio da categoria Manitoba Support, pela qual os trabalhadores qualificados que não estejam empregados atualmente em Manitoba podem comprovar sua conexão com a Província por meio de um Manitoba Supporter.

O que é um Manitoba Supporter?

O Manitoba Supporter é um residente permanente ou imigrante estabilizado em Manitoba que seja amigo ou parente próximo do candidato ao MPNP. O Manitoba Supporter funciona como uma espécie de apoio ao candidato, e deve estar disposto e ser capaz de aprovar e analisar o planejamento de residência e empregabilidade do candidato em relação à localidade escolhida por este para se estabilizar na Província.

Só são aceitos como Manitoba Supporter de um candidato à imigração pelo MPNP aqueles que atendem os seguintes requisitos:

- Ser amigo ou parente, próximo ou distante, do candidato ao MPNP;
- Ser cidadão canadense ou residente permanente, comprovando sua situação por meio  do Permanent Resident Card;
- Ser capaz de comprovar laços suficientemente próximos/fortes do candidato ao MPNP;
- Ser capaz de avaliar/analisar e apoiar o Plano de Residência (Settlement Plan) do candidato;
- O Manitoba Supporter deve ainda comprovar que todas as aplicações que analisou e avaliou anteriormente foram bem sucedidas (quando houver);
-  Deve também providenciar documentos que comprovem sua residência e estabilidade em Manitoba, e ter vivido continuamente por pelo menos um ano na Província; o Manitoba Health Card (plano de saúde provincial) é um exemplo de documento aceito para este tipo de comprovação;

Vale lembrar o seguinte: os amigos ou parentes próximos ou distantes de um Manitoba Supporter que estiver atualmente apoiando um candidato à imigração, não poderão apoiar outro candidato simultaneamente enquanto o primeiro processo não for finalizado.

O Manitoba Supporter possibilita uma forma de conexão do candidato com a província. É a partir dessa conexão que o candidato pode ser elegível ao Manitoba Provincial Nominee Program. Por se tratar de uma categoria do MPNP que avalia o candidato através de pontos, para ser elegível é necessário alcançar uma pontuação mínima dentro do sistema de avaliação dessa categoria. Dessa forma, o candidato à imigração é analisado ainda em quesitos como: domínio da língua (inglês e/ou francês), empregabilidade, formação educacional, idade e adaptabilidade.

Quais laços familiares são aprovados pelo Manitoba Support?

Para ser considerado como parente próximo, o Manitoba Supporter deve comprovar seu grau de parentesco com o candidato ao MPNP nos seguintes níveis*:
- Irmãos;
- Sobrinhos;
- Tios;
- Primos de primeiro grau;
- Pais;
- Avós.
*Crianças não são aceitas como Manitoba Supporter.


IMPORTANTE:
O Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP) não é um programa de patrocínio à imigração (sponsorship program), mas sim um programa de imigração voltado a atender à demanda do mercado de trabalho da província. Todos os candidatos a esse programa devem ser trabalhadores qualificados aptos a desenvolver suas funções profissionais e estabelecer-se economicamente como residente permanente na Província.

NOTA: Atualmente os pedidos para a categoria Manitoba Support estão encerrados para o ano de 2014; novas aplicações somente serão aceitas a partir de 2015, em data ainda a ser divulgada pelo Governo da Província.

Para quem deseja mudar de país, Manitoba está de braços abertos para receber novos moradores e imigrantes que queiram se estabelecer no Canadá. As regras apresentadas acima contemplam apenas as classificações para trabalhadores qualificados que estejam fora do Canadá e da província de Manitoba, mas tenham laços suficientes para comprovar sua ligação com a província. Existem ainda outros caminhos para se alcançar a residência permanente por Manitoba, como o Manitoba Exmployment, o Manitoba Experience e o Manitoba Invitation, que podem ser ideais para os vários perfis de trabalhadores e estudantes que queiram imigrar para o Canadá.

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist