O Estudante terminou o seu curso de nível superior, em uma instituição que atende aos requisitos da imigração, e chegou a hora de aplicar ao tão sonhado Post Graduation Work Permit (PGWP).

Vale lembrar que o PGWP é emitido apenas uma vez na vida, ou seja, o estudante realizando um outro curso, após o término do PGWP, ele já não mais terá novamente este direito.

A aplicação deve ser feita até 90 (noventa) dias após a conclusão do curso, enquanto o aplicante ainda possua o status de estudante válido.

Ultrapassados os noventa dias, o estudante PERDE o direito em aplicar ao PGWP.

Sendo assim, se o estudante recebeu uma permissão de estudo (Study Permit) com duração menor que todo o programa ou que não “alcançará” os 90 dias para a aplicação ao Post Graduation Work Permit, o indicado é solicitar a extensão do Study Permit, pelo menos, 6 meses antes do fim do curso.

Sobre os documentos necessários no momento da aplicação e mais informações, acesse: http://www.immi-canada.com/blog/pgwp-prazos-e-documentos-necessarios-entenda-melhor/

Mas como ficam as Permissões da minha família? Como eles poderão permanecer comigo durante o período do PGWP?

Exatamente esta é a proposta deste post, esclarecer a dúvida sempre presente com os estudantes internacionais presentes no Canadá.

Então vamos lá:

O aplicante principal, no caso o que possui a Permissão de Estudo e está aplicando ao PGWP, deverá possuir um contrato de trabalho firmado com uma empresa, dentro do NOC 0, A ou B.

Entenda como funciona a classificação profissional para a Imigração Canadense – Acesse o vídeo aqui:

 

Não é necessário um processo de contratação, envolvendo LMIA ou PNP para este caso, um contrato de trabalho firmado entre as partes e que atendas especificações acima já é válido para que no momento da aplicação do PGWP do estudante, os seus acompanhantes possam solicitar a extensão da estadia.

Esta obrigatoriedade é válida para extensão da permanência apenas do cônjuge. No caso dos filhos, que estão acompanhando o responsável estudante (Aplicante ao PGWP), basta realizar a extensão normal, junto à aplicação do PGWP do estudante.

Terminei o curso e não tenho o contrato assinado com uma empresa, o que acontece nesta situação?

Bom, se no momento da aplicação ao Post Graduation Work Permit você não possuir o contrato de trabalho, o Cônjuge terá de estender como estudante (neste caso contratando um curso) ou como Turista.

Uma vez que o possuinte do PGWP consiga um contrato de trabalho, o cônjuge poderá solicitar novamente o Open Work Permit, porém, dependendo do tipo de permissão/status atual da pessoa, será necessária a realização da mudança de status. Onde o processo será julgado fora do Canadá e a resposta pode ultrapassar os 100 dias.

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.