Como reduzir os desconfortos da viagem de avião

Quem viaja de avião sabe que mesmo estando muito bem acomodado na aeronave, alguns desconfortos persistem em aparecer, principalmente em viagens mais longas. Inchaço nas pernas, barriga estufada, pressão no ouvido, ressecamento dos olhos e da pele, estes são alguns dos incômodos que a maioria das pessoas que viajam de avião sentem durante o voo.

Tentar relaxar pode ser a melhor forma para prevenir os desconfortos causados na viagem de avião

Tentar relaxar pode ser a melhor forma para prevenir os desconfortos causados na viagem de avião

Mas o que fazer para evitar ou ao menos reduzir esses desconfortos? Alguns cuidados podem ser tomados até mesmo antes de decolar para que a vigem não se transforme em um verdadeira pesadelo. Veja algumas dicas:

Alimentação

Desde o dia anterior ao embarque, evite bebidas gasosas, comidas ricas em fibras e que fermentem, pois elas tendem a piorar a sensação de inchaço na barriga. Evite, também, bebidas alcoólicas, pois o álcool diminui a capacidade das células cerebrais utilizarem o oxigênio, que naturalmente já está diminuído a bordo da aeronave.

Dê preferência às massas e beba bastante água e sucos de frutas. O ideal é beber um copo de água ou suco a cada duas horas de voo.

Enjoos

No caso dos passageiros que tem o costume de enjoar durante as viagens, a recomendação é que evite a ingerir muito líquido, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes.

Uma boa dica é sentar na janela, de preferência perto da asa.

Inchaço nas pernas

Movimente a batata da perna e faça exercícios de rotação com os pés. Quem costuma sentir mais desconforto pode também usar meias elásticas em viagens acima de quatro horas.

Alergia

Para os alérgicos é bom levar soro ou hidratante nasal, além de medicamentos específicos. Antes do pouso, use o descongestionante nasal para evitar a dor causada pelo aumento da pressão no interior da orelha média.

Ressecamento dos olhos e pele

Uma boa opção para quem sofre com o ressecamento, é levar um hidratante na bagagem de mão para passar no rosto e mãos durante o voo.

Para os olhos, leve um colírio próprio para ressecamento também na bagagem de mão e evite lentes de contato. Se não puder evitar, lembre-se de levar a solução para umedecê-las.

Incômodo no ouvido

Mascar chicletes ou apertar o nariz e depois soprar são alguns truques para reduzir a sensação de ouvido entupido.

No caso de bebês ou crianças pequenas, dê mamadeira ou chupeta um pouco antes do pouso. Isso também ajuda a reduzir essa pressão.

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.