Grupo 1
Grupo 1
Como trabalhar no Canadá e se destacar no mercado de trabalho

Como trabalhar no Canadá e se destacar no mercado de trabalho

12 de Abril de 2022

Trabalhar no Canadá: Entrevista com a Gabriela da Maple Road Consulting

Um dos fatores de extrema importância ao começar a estruturar o “Plano Canadá”, é pensar em como será a portabilidade da experiência de trabalho adquirida no seu país de origem no Canadá.

Muitas pessoas utilizam o termo ‘subemprego’, de forma pejorativa, para se referir aos tipos de mão de obras que estão dispostos a exercer enquanto novos residentes no Canadá.Isso pode acontecer, por não haver uma pesquisa completa para se preparar para chegar no país conquistando uma oportunidade de emprego dentro da sua área de atuação. Nada impede também de começar do zero e criar uma nova carreira. Para todos os casos, buscar informações e contatos é fundamental.

Entender as diferenças culturais também é importante para se posicionar estrategicamente e conquistar boas oportunidades. No entanto, como fazer isso antes de estar presencialmente no país? 

Foi por ter vivido na pele essa dificuldade, e ter se sentindo despreparada para encarar o mercado de trabalho canadense, que a Gabriela Bevilacqua, profissional de RH, decidiu facilitar a vida de pessoas recém-chegadas ao Canadá, para que elas possam se preparar de modo efetivo. E foi assim que surgiu a empresa ‘Maple Road Consulting’ com objetivo de ajudar as pessoas a conquistarem uma carreira.

Confira abaixo uma excelente entrevista com a recrutadora, que vai contar como conquistou seu primeiro emprego no país, como foi a decisão de abrir uma empresa para ajudar brasileiros a conquistar uma carreira, quais são as dicas para se destacar no mercado de trabalho e como anda o mercado de trabalho no Canadá para os brasileiros.

Conheça a Gabriela Bevilacqua, profissional de RH e criadora da Maple Road Consulting

Trabalho em RH desde os meus 20 anos! Tive a oportunidade de crescer profissionalmente nesta carreira e meu último trabalho no Brasil foi como Consultora de RH. Sempre estive envolvida com a área de recrutamento, gerenciamento de equipes e carreiras dentro das organizações.  Ao chegar no Canadá, iniciei o processo para me certificar como profissional de RH e dentro de 1 ano, recebi a designação profissional chamada de CPHR, após passar por provas e comprovação de experiência. E isso me abriu muitas portas pois me envolvi diretamente com a Associação de Profissionais de RH do Canadá e participei do programa de mentoria deles, tendo a oportunidade de ser mentorada por uma profissional de RH muito experiente. Entrei no mercado de trabalho daqui como RH Generalista/ Recrutador em uma empresa multinacional de logística e assim, após adquirir experiência e conhecimento em como funciona os dois lados da mesa (Recrutador e Candidato) iniciei o processo de abrir a Maple Road Consulting.

O surgimento da Maple Road Consulting, uma empresa para auxiliar brasileiros a conquistar um trabalho no Canadá

A ideia de criar a Maple Road surgiu da dificuldade que passei como imigrante recém-chegada, pois antes de tirar a certificação e fazer alguns cursos, eu não conseguia entender o porque não estava sendo chamada para empregos dentro da minha área de atuação.

Após trabalhar como recrutadora, e entender como o processo seletivo canadense funciona, passei a pensar e acreditar firmemente que meus conhecimentos adquiridos poderiam ajudar muitos imigrantes brasileiros como eu, a conseguir o primeiro emprego de forma mais rápida e efetiva.

Em 2020 conheci o Chris, que na época desempenhava a mesma função que eu em uma empresa candense e convidei-o para se juntar a mim, e assim, abrimos a Maple Road.  Eu sabia que a experiência dele em recrutamento, comunicação ímpar e habilidade em criar conexões com pessoas, seriam fundamentais para ajudar imigrantes a entrarem no mercado de trabalho e/ ou avançarem em suas carreiras.

E passamos desde então a prover serviços de escrita de documentos profissionais e treinamento para entrevistas de emprego com a grande vantagem de eu ser brasileira e ele canadesene, pois ao compartilhar nossa expertise, trazemos muitos resultados positivos para aqueles que nos procuram.

Após pandemia, como está o mercado de trabalho no Canadá nesse momento?

O mercado de trabalho candense está extremamente aquecido e a tendência é se manter assim pelos próximos anos, segundo relatório da WorkBC. A questão é que há muitos candidatos se questionando sobre esses índices, pois ainda encontram dificuldade em ser chamados pelas empresas. A verdade é que candidatos a emprego, principalmente imigrantes, precisam entender as nuances culturais do mercado de trabalho canadense e se adaptar a elas.

Técnicas para conquistar um trabalho no Canadá

Antes de começar a procurar por vagas, é importante que esteja com seus documentos prontos (Resume e Carta de Apresentação) escritos de forma efetiva e dentro do modelo canadense.  O perfil de Linkedin também deve estar ativo e escrito em inglês. Após essa primeira fase, em que você está com todos os seus documentos de aplicação em mãos e sabe como adaptá-los para cada vaga, comece a usar o Linkedin para criar e aumentar conexões com outros profissionais que estão exercendo funções que se assemelham ao que você busca. Ao se conectar com eles, você pode perguntar sobre a indústria/ empresa em que trabalham ou sobre sua carreira e assim, ganhar mais informações sobre o mercado de trabalho dentro de sua área de atuação. Esta estratégia ajuda a aumentar suas chances de ser visto por outros profissionais, que podem no futuro te recomendar para uma vaga. O uso do LinkedIn como ferramenta de networking é extremamente importante pois além de poder aplicar para vagas, os recrutadores também entram em contato com os candidatos pela plataforma.  Além do LinkedIn, tem o Indeed que hoje é um dos maiores portais de vagas do Canadá.

Como um ‘novato’ conquista o primeiro emprego no país?

Comece primeiramente mapeando todas as tarefas que você desempenha muito bem e então trace os tipos de cargos e indústrias/setores que deseja trabalhar, pois quando se tem uma estratégia e um foco um pouco mais definido, fica mais fácil de comunicar para as pessoas ao redor o que se está buscando exatamente. Use seus primeiros contatos no país para estabelecer sua rede de networking, que pode variar desde o gerente de banco até vizinhos e amigos. Lembre- se de falar sobre sua principal expertise e objetivos profissionais (evite falar: “estou buscando qualquer coisa”) pois soa muito vago para quem ouve e provavelmente, a  pessoa que escutar, não vai conseguir te ajudar.

Vale também destacar que buscar trabalhos voluntários podem ser muito eficazes pois contam como experiência de trabalho candense, geram referências profissionais no país e facilitam a integração com a comunidade e cultura local.

As carências no mercado de trabalho do Canadá

Profissionais da área de saúde, tecnológica e do setor de serviços em geral, sempre são profissionais em alta demanda. Quanto às características de perfil, a adaptabilidade se destaca bastante, pois é um mercado de trabalho muito multicultural e ter disponibilidade em ouvir e se comunicar sem preconceitos com outras nacionalidades e diferentes opiniões, é sem dúvida um característica que as empresas buscam bastante. Mencionaria também a habilidade em aprender rápido e se comunicar com clareza.

Como construir um currículo de trabalho

No curriculo Canadense não tem foto, endereço completo (com CEP, nome de rua), não faz menção a nacionalidade, data de nascimento, sexo e/ou idade. O currículo também é bem compacto (máximo de 2 folhas) e deve ser completamente otimizado para a vaga na qual esteja aplicando e anexado juntamente com a Carta de Apresentação (Cover Letter).

Domínio na língua inglesa abre ou fecha portas?

Não existe inglês perfeito, portanto não deixe de aplicar para vagas por insegurança com o idioma. Lembre-se sempre que o Canadá é um país composto por imigrantes. Porém, cabe aqui ressaltar, que é preciso que estude o idioma, pois ao comparecer a uma entrevista de emprego é importante conseguir se comunicar com clareza sobre suas principais experiências profissionais, resultados alcançados, objetivos entre outros assuntos. Sem dúvida, quanto mais domínio você tiver no idioma, melhores oportunidades você terá.

A importância do networking na construção de uma carreira profissional no Canadá

É muito importante estabelecer networking! Assim que chegar ao Canadá e ao longo de toda sua carreira profissional. O “fazer” networking não termina quando você começa a trabalhar, pelo contrário, criar e manter relações profissionais com outras pessoas é a receita para o seu sucesso profissional. 

O networking é uma relação de troca. O maior erro cometido ao estabelecer conexões é quando uma das partes só fala sobre si. Por isso, sempre pergunte, demonstre interesse e procure ver no que você pode ajudar a pessoa que está se conectando com você, seja através de um evento presencial ou mensagens pelo LinkedIn. Procure manter o contato. Lembre-se que vivemos em uma sociedade relacional e no Canadá não é diferente!

Dicas para quem está a procura do primeiro emprego no Canadá

Amplie ao máximo que puder sua rede de contatos, saiba que tipos de vagas buscar, pois quanto mais você orientar sua busca, melhores e mais efetivos serão seus resultados. Escreva seus documentos profissionais - Currículo, Carta de Apresentação e perfil de LinkedIn de acordo com o mercado de trabalho canadense, sabendo sempre como adaptar estes documentos para as vagas e não deixe de aprimorar o inglês!

Mas eu diria mesmo é para ter determinação e não desistir de aplicar para as vagas, mesmo quando receber feedbacks negativos, continue aplicando e fazendo uma autoanálise sobre como pode melhorar. Não desista nunca de seus objetivos profissionais, pois o Canadá é um país de muitas oportunidades e a jornada do imigrante pode ser difícil no começo, mas ela é recompensadora! Acredite em você!

Maple Road

Para conhecer mais sobre a Maple Road Consulting, acesse o site: https://maple-road.ca/ e nas redes sociais pelo @mapleroadconsulting

E se você deseja obter uma permissão de trabalho para poder construir uma carreira no Canadá, entre em contato com a nossa equipe. O atendimento inicial é totalmente gratuito. Nosso email é: contact@immi-canada.com

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist